Em 15 de outubro deste ano, ocorreu uma reunião do Comitê de Empreendedorismo no campo da agricultura, onde discutiram as dificuldades enfrentadas pela jardinagem industrial na região central da Terra Negra.
Participaram da reunião representantes animados do comitê e proprietários de empresas hortícolas da região.
Na área, 55 mil são ocupados por pomares e devem ser arrancados como inúteis. Segundo especialistas, agora na região de Voronezh, restam apenas uma dúzia e meia de fazendas de jardinagem. Desse número, 9 famílias operam no modo de quarentena.
90% das plantações de frutas da região têm idade avançada. Vale ressaltar que, nessa situação, não há novas terras para a criação de novos jardins, e o desenraizamento é caro.
Outro problema dos jardineiros locais é a quantidade insuficiente de material de plantio: quase não existe russo, e as mudas polonesas ou espanholas nem sempre são capazes de suportar as condições climáticas locais.
Diante do exposto, os especialistas são da opinião de que a jardinagem industrial na região da Terra Negra sobreviverá a uma profunda crise.
Os participantes da reunião decidiram pedir ajuda ao governador, ao departamento de política agrícola da SE, ao Rosselkhoznadzor da região de Voronezh e à comunidade científica, para resolver problemas problemáticos de jardinagem.