Em 2019, os exportadores ucranianos estão se preparando para trazer mirtilos orgânicos para o mercado mundial, disse o diretor do organismo de certificação Organic Standard Sergey Galashevsky, que ele fez no Congresso Internacional da Ucrânia Orgânica 2019 em 14 de março deste ano em Odessa.
Se julgarmos os volumes de frutas orgânicas que crescem na Ucrânia, as framboesas virão primeiro. O segundo lugar em termos de cultivo é ocupado por mirtilos, a área sob a qual cresce constantemente. Em terceiro lugar, em termos de produção, estão os morangos de jardim. Menos populares em fazendas orgânicas são madressilva, groselha e groselha.
A Ucrânia ainda não exportou mirtilos orgânicos frescos. Mas este ano, os fabricantes pretendem abordar o assunto com seriedade. Atualmente, grandes lotes de frutas estão sendo preparados para redes de supermercados em países estrangeiros.O mercado de produtos orgânicos na Ucrânia é constantemente reabastecido com uma quantidade significativa de abóbora cultivada. Basicamente, essa cultura é cultivada para produzir sementes. Sementes de abóbora são um prazer para comprar de outros países, como a Áustria. A melancia orgânica também é exportada, mas em pequenos volumes, diz Sergey Galashevsky.