O Ministério da Agricultura húngaro anunciou que o grupo alemão FAKT investirá um bilhão de euros em um centro de jardinagem para produção, processamento e logística em Hedieshalom, no oeste da Hungria.
O local cobrirá uma área de 330 hectares, tornando-o um dos maiores centros hortícolas da Europa Central. Além das instalações de produção e logística, o centro incluirá uma fazenda de peixes, estufas, contêineres refrigerados, uma sala de conferências e salas de estar.
"Esse investimento é o maior e mais complexo projeto industrial agrícola e de alimentos das últimas décadas", disse o ministro da Agricultura da Hungria, Istvan Nagy. a empresa escolheu a Hungria ocidental porque está localizada no triângulo de Budapeste-Viena-Bratislava e possui "excelente infraestrutura em todas as direções". O CEO acrescentou que o investimento criará 5.000 empregos a longo prazo.O projeto FAKT é o terceiro maior investimento estrangeiro na economia húngara nos últimos anos, que superou apenas a fábrica da Mercedes-Benz em Kecskemét e a fábrica da BMW em construção em Miskolc, no leste da Hungria.