Na região de Kherson, o segundo caso de ASF foi registrado neste verão. Um fazendeiro de Novaya Kakhovka anunciou a morte de 39 porcos de diferentes idades em uma fazenda particular. As amostras de tecido obtidas de animais mortos foram para os veterinários do Dnieper para pesquisa, que foram diagnosticadas com ASF.
Os especialistas não conseguiram identificar de onde veio a doença na fazenda do fazendeiro Kherson.
Os corpos dos porcos infectados foram queimados, assim como os macacões dos trabalhadores que coletaram amostras para análise. A fazenda declarou quarentena. A vila vizinha de Korsunka caiu na zona de quarentena de três quilômetros.
Um censo de porcos de fazendas camponesas individuais foi realizado lá. Seu estado de saúde é cuidadosamente monitorado. Uma comissão antiepizoótica de emergência se reunirá em uma reunião em que serão tomadas medidas para combater a propagação da doença, disse o presidente da comissão regional de segurança industrial e situações de emergência, Vadim Chaban.
Antes do surto da peste suína africana em Novaya Kakhovka, um leitão infectado com a mesma doença morreu em Kherson. O proprietário o manteve na trama. Ele disse que havia comprado um leitão de um comerciante na aldeia de Novaya Mayachka.
Mesmo assim, especialistas suspeitavam que o animal doente tivesse sido trazido para venda de uma aldeia perto de New Kakhovka. E agora o medo do surto foi confirmado.