No primeiro trimestre deste ano, a Ucrânia aumentou as entregas de exportação de ovos de mesa para o mercado externo em 40%. A tendência de alta nas exportações desses produtos continua a persistir, de acordo com o Serviço Estatístico da Ucrânia.
Em 1º de abril de 2019, os produtores ucranianos enviaram 39 mil toneladas de ovos em casca para o mercado externo, 1,4 vezes maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 24 mil toneladas de produto.
Em termos de dinheiro, as vendas de ovos da Ucrânia aumentaram ainda mais notavelmente - quase 1,6 vezes. Assim, no ano passado, o lado ucraniano vendeu ovos para outros estados no valor de US $ 22,9 milhões e, neste ano, a receita deste produto foi de US $ 35,8 milhões.
No primeiro trimestre deste ano, os Emirados Árabes Unidos se tornaram o principal mercado para o produto ucraniano, que comprou ovos por US $ 10,1 milhões, enquanto o Iraque e a Letônia tornaram-se compradores ativos de ovos de galinha da Ucrânia, o que representou 25% e 10% da receita total da exportação do produto, respectivamente. .
Anteriormente, foi relatado que a Ucrânia havia chegado a um acordo sobre entregas de exportação de ovos de mesa para a Bósnia e Herzegovina. Ambas as partes já concordaram com a forma de um certificado veterinário internacional para o fornecimento do produto.