Sabe-se que desde o início do verão de 2019, mais de duas mil e quatrocentas colônias de abelhas morreram nos apiários da região de Lipetsk.
Este indicador representa sete por cento do número total de enxames de abelhas na região. Essa informação foi compartilhada com o público pelo vice-chefe da administração da região de Lipetsk, Nikolay Tagintsev.
O vice-governador acrescentou ainda que a morte das abelhas na maioria dos casos foi provocada pelo fato de produtores agrícolas e representantes de instalações agrícolas cultivarem suas terras com pesticidas perigosos para as abelhas, sem pensar que havia apiários perto dos campos.
Os pesticidas tiveram um efeito negativo nas colônias de abelhas, que não suspeitavam que os campos familiares a eles se tornassem perigosos devido a pesticidas.
Como resultado da praga em massa das abelhas, o chefe interino da administração regional, Igor Artamonov, emitiu um decreto sobre o assunto aos apicultores da região de compensações monetárias para cada família de abelhas mortas.
Como resultado, cada apicultor deve receber uma compensação monetária pelos danos que variam de três mil cento e cinquenta rublos a três mil e quinhentos rublos por cada família de abelhas perdida.
É relatado que o dinheiro para compensar os danos aos apicultores será alocado a partir do fundo de reserva da administração da região de Lipetsk.
Nikolay Tagintsev também enfatizou que a compensação era concedida a todos os apicultores feridos, independentemente de possuírem passaporte oficial para a apicultura ou não.