O amora-preta é um arbusto perene do gênero Rubus da família Rosaceae. Suas propriedades medicinais são conhecidas desde os tempos antigos, mas tem sido amplamente utilizada na jardinagem privada há relativamente pouco tempo. No artigo, você encontrará respostas para perguntas sobre quando esta colheita começa e com que frequência ela dá frutos.
Em que ano dá frutos após o plantio
Diferentemente das groselhas, madressilva, viburno ou groselha, amoras e framboesas - plantas com brotos "substituíveis" com um ciclo de desenvolvimento de dois anos. Como as brotações são responsáveis pela frutificação, seu início ocorre no segundo ano de crescimento e não depende do tempo de plantio de uma muda ou da idade do próprio arbusto.
No primeiro ano de desenvolvimento, os galhos de amora crescem e ganham força; no segundo, frutificam; no terceiro, secam, dando lugar aos seguintes galhos sob o sol.
Quantas vezes na vida alguém dá fruto
A raiz da planta é perene e é capaz de reproduzir brotos por 15 anos, em boas condições e por mais de anos. E durante esse período, a planta produzirá de forma estável.
Você sabe Os irlandeses que vivem na Ilha de Man ainda acreditam que o primeiro e o último amoras devem ser deixados para as fadas (duendes). Se isso não for feito, o povo fabuloso estragará o restante da colheita com larvas de insetos.
A frequência de frutificação em um ano depende da variedade. Assim, reparar variedades produz duas colheitas de uma só vez. Pela primeira vez em agosto ou início de setembro, as videiras que apareceram no ano atual dão frutos - as bagas são formadas na parte superior. No segundo ano de desenvolvimento, os brotos darão frutos na parte central. Bagas de variedades precoces amadurecem em junho, médias em julho e tardias em agosto.
Na natureza, durante todo o período de crescimento, o sistema radicular esgota o solo abaixo de si, como resultado do qual os brotos se tornam mais fracos e o mato morre. Mas os galhos da amora podem se enraizar em qualquer lugar onde o solo toque. Portanto, por todo o período da vida, uma planta consegue criar muitos arbustos novos, tanto pelo enraizamento das vinhas quanto pelo desenvolvimento do sistema radicular e pelo surgimento de novos brotos para longe do mato principal.
Importante! Bagas de amora possuem propriedades antipiréticas e são recomendadas para resfriados e doenças do trato respiratório superior. Mas há muitos deles impossíveis por causa das propriedades diuréticas pronunciadas.
Frutificação máxima
O rendimento das variedades listadas no Registro Estadual está na faixa de 20 kg / ha a 99 kg / ha. Os jardineiros relatam que, em média, colhem 2 a 4 kg de frutas por 1 m² de área. Com excelente irrigação e adubação regular, esse valor pode chegar a 8 kg / m², mas não será possível obtê-lo em todas as áreas, mesmo com variedades altamente produtivas. Quanto ao peso das bagas, pesam cerca de 4-5 g, distinguem-se pela unidimensionalidade e pelo excelente sabor agridoce.
Em quais ramos dá fruto
A frutificação de amora ocorre nos ramos laterais do arbusto. O amadurecimento da baga dura de duas a três semanas. Primeiro, os superiores começam a amadurecer e, em seguida, os níveis médios e inferiores das bagas amadurecem.
Um arbusto saudável e forte é a chave para uma boa colheita. A conformidade com as regras básicas da tecnologia agrícola ao cultivar amoras garante que você a receba. Escolha uma variedade despretensiosa de alto rendimento e cresça na horta, se houver espaço suficiente lá. Suas bagas saudáveis ocuparão um lugar digno no seu cardápio.