Segundo representantes da Comissão Europeia, o início da nova temporada foi marcado para os países da UE por um forte aumento nas importações de vários óleos vegetais e matérias-primas para sua fabricação.
Por exemplo, com base na mensagem, podemos dizer com segurança que a importação para a UE de soja atingiu proporções sem precedentes - oitocentas e noventa e seis mil e oitocentas toneladas. Cabe ressaltar que esse indicador é oitenta e um por cento superior aos números registrados na última temporada.
Vale ressaltar que as importações de colza também cresceram. E hoje, os países da UE importam 49% a mais dessa safra do que na temporada passada - cerca de sessenta mil toneladas.
Quanto ao girassol, um aumento de 45% é óbvio aqui - até seis mil e duzentas toneladas. Não será supérfluo notar que a tendência de alta também mudou nas importações de farelo de soja (mais 49%).
Os volumes de importação de farelo de girassol (mais setenta e três por cento e um indicador de cento e noventa e sete mil e trezentas toneladas) e óleo de girassol (mais setenta e oito por cento e o indicador atual de cento e sessenta e duas mil e meia de toneladas) estão crescendo.
O crescimento dos indicadores importados de óleo de soja - mais trinta e oito por cento e o volume real de quinze mil e seiscentas toneladas.