Cedar é um representante da família Pine. A planta em questão, como outras coníferas, possui requisitos especiais de solo e precisa de cobertura especial. Se o cedro possui todos os nutrientes necessários, suas agulhas são grossas e verdes brilhantes, os cones são grandes e a casca é cinza-escura. Uma planta saudável é caracterizada por uma coroa que se espalha e a altura da amostra adulta é de pelo menos 25 m.
Que composição do solo é necessária para o crescimento do cedro
Uma opção ideal para o cedro é o barro arenoso umedecido e o solo argiloso. Na natureza, esta planta se desenvolve bem em florestas de coníferas e mistas. Se a conífera em questão for plantada nos solos cinzentos férteis de uma área florestal, isso ativará significativamente seu crescimento. Ao plantar cedro, você deve evitar o terreno, cuja terra possui um alto teor de nitrogênio. Esse solo inibe o desenvolvimento do sistema radicular.
Os especialistas também recomendam o plantio de cedro em solos drenados, que se distinguem por uma profunda ocorrência de águas subterrâneas. Terra negra ou terra arenosa não é a melhor opção para esta árvore conífera. Argila pesada e solos pantanosos são absolutamente inadequados para o plantio de cedro.
No ambiente natural, o considerado representante da família Pine pode ser encontrado em terrenos com as seguintes características:
- pântanos altos e baixos ou terras secas;
- vários níveis de acidez: de neutro a ligeiramente ácido;
- níveis médios e baixos de nutrientes.
Muitas vezes, você pode encontrar cedro crescendo em solos cobertos de cascalho e placers rochosos.
Importante! Se a planta for plantada em encostas calcárias secas, a árvore será constantemente exposta à clorose, os cedros do Himalaia, Atlas e libanês serão especialmente afetados.
Se você planta cedro no país, deve-se ter em mente que o solo não era muito compactado nas camadas superiores e apresentava um alto grau de permeabilidade à água.
Como entender o que uma planta precisa no momento
Se uma planta sofre de falta de nutrientes, sinaliza esse problema com sua aparência. Cedar, como a maioria dos representantes da família Pine, fala de sua própria doença pelo estado das agulhas.
Os principais sinais de falta de cedro podem ser reconhecidos desta maneira:
- Falta de nitrogênio. As agulhas da planta exibem-se cedo e têm um tom amarelo-creme, tanto a agulha inteira quanto a ponta podem ser pintadas. A árvore é caracterizada por crescimento lento, brotamento tardio.
- Falta de fósforo. Há uma parada brusca no crescimento, e as agulhas são repintadas na cor azulada com manchas vermelhas.
- Deficiência de potássio. A planta está frequentemente doente e não se sente bem durante o inverno. As agulhas são caracterizadas por manchas marrons e também começam a torcer muito.
- Falta de boro e cálcio. Cedar diminui o crescimento. As agulhas começam a clarear.
- Falta de enxofre. A cor das agulhas é caracterizada por amarelecimento com impregnação azul.
- Deficiência de manganês e ferro. As agulhas de cedro desintegram-se cedo e adquirem uma tonalidade marrom.
Como alimentar o cedro
Para que a planta tenha uma aparência saudável, é recomendável usar fertilizantes. Eles serão especialmente importantes se a planta não for plantada em solos muito ricos. Antes de alimentar o cedro, é necessário familiarizar-se com os tipos de fertilizantes e suas características, selecionar a nutrição para as mudas e para a planta após o transplante. Uma questão importante é também a seleção e o uso da nutrição necessária no tempo certo (por estação).
Tipos de fertilizantes
Toda nutrição vegetal pode ser classificada em orgânica, mineral e bacteriana. Cada espécie tem suas próprias características e funções.
Os fertilizantes podem ser descritos da seguinte forma:
- Orgânico O tipo considerado de cobertura é de origem natural. Esta categoria inclui: serragem, estrume, húmus, fezes de pássaros, turfa e outros produtos orgânicos. Este fertilizante pode saturar a cultura com vários micro e macro elementos úteis.
- Mineral Este tipo de cobertura é um composto inorgânico de origem química com um teor de sais minerais. Esses fertilizantes (tuks) também estimulam o crescimento e o desenvolvimento da cultura. Eles podem ser de componente único (por exemplo, superfosfato ou sulfato de potássio) ou complexo (nitroammophoska ou nitrato de potássio).
- Bacteriano O tipo considerado de cobertura é saturado com vários microrganismos úteis do solo. Eles estimulam a aceleração de processos bioquímicos no solo e a nutrição do sistema radicular. Entre os medicamentos pertencentes a essa categoria, podemos citar azotobacterina, nitragina e outros fertilizantes. Tais substâncias devem ser usadas seguindo instruções exatas.
Que fertilizantes são necessários para uma muda
Antes de plantar uma árvore, muitos jardineiros e paisagistas pensam na necessidade de fertilizar durante o plantio. Muitos especialistas não recomendam o uso de fertilizantes para mudas; é melhor criar lixo conífero na primavera.
Não é considerado prejudicial para a planta usar sapropel granular no processo de plantio de cedro. Este produto possui funções nutricionais e repelentes à água. Se as mudas forem vendidas com um sistema de raiz aberta, recomenda-se o uso de agentes de enraizamento especiais (“Kornerost”, “Heteroauxin” ou solução de limão).
Importante! Micorriza é considerada o melhor substituto para fertilizantes de uma muda da planta em questão. Esta ferramenta é aplicada ao solo sob as mudas e também adicionada à água para irrigação. Pode ser preparado de forma independente, embebendo cogumelos maduros ou comprados em lojas especializadas.
O que fertilizar em diferentes estações do ano
A composição da nutrição das plantas é diferente. Em muitos aspectos, depende do tempo de sua introdução no solo. Você pode usar alimentação complexa e de componente único. Normalmente, o cedro precisa ser fertilizado três vezes: nos períodos de primavera, verão e outono. Existem vários requisitos para o procedimento considerado, de acordo com um determinado período de aplicação de nutrientes.
Na primavera
Cedro, como outras coníferas, é necessário alimentar no início de março - quando a neve já derreteu e a camada superior da terra está um pouco seca. Se a planta for alimentada com composto, não será necessário repetir esse procedimento. Isso se deve ao fato de a matéria orgânica ser considerada um fertilizante de ação lenta. Se você aplicar fertilizantes minerais e vermicomposto, a cobertura é realizada duas vezes: em março (depois da geada) e no verão.
Aos primeiros sinais de amarelecimento das agulhas, recomenda-se regar com a adição de zircão (1 ml da substância por balde de dez litros de água) e também pulverize “Ferovit”. A duração do procedimento é de 4 vezes, com intervalos de 10 dias.
No verão
Como mencionado acima se preferir fertilizantes minerais e bio-húmus, a “alimentação” repetida é realizada no verão. O tempo favorável é junho-início de julho e agosto.
Se você usar fertilizantes complexos para coníferas, recomenda-se que sejam utilizados até o dia 10 de agosto. Isso se deve ao fato de que um dos elementos constituintes dessa cobertura é o nitrogênio, que afeta significativamente o rápido crescimento de novos rebentos, que, com formação tardia, podem congelar durante o inverno.
No segundo mês do verão, é permitido o uso de fertilizantes, que incluem fósforo e potássio. No verão, o cedro adora pequenas coberturas líquidas, além de pulverizar agulhas. Agrícola, Bona Forte e Fertika Summer são considerados um dos meios mais famosos para esse fim.
Outono
A alimentação de cedro no outono também é muito importante. Destina-se a preparar a planta para o inverno, fornecendo todos os nutrientes necessários para um determinado período. É necessário aplicar esses fertilizantes antes do início da geada (20 a 30 dias).
Você sabe Um cedro saudável em estado selvagem pode durar mais de 500 anos.
No outono, você pode usar apenas superfosfatos ou preparações projetadas para alimentar coníferas no outono ("Florovit"). O fósforo nesses tipos de fertilizantes começa a atuar nas raízes do cedro apenas em março.
Após o transplante
Quando uma muda de cedro é transplantada para o campo aberto, ela precisa não apenas de água, mas também de nutrição. No início do verão, recomenda-se o uso de fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo.. Também é permitido o uso de tipos de coberturas como nitrato calcinado e superfosfato granular. Para preparar a solução, é necessário diluir 90 g da substância em 10 l de água. Aproximadamente 5 l dessa cobertura líquida serão suficientes para uma muda.
O procedimento é realizado três vezes em junho, com pausas de 7 dias. Após o transplante no primeiro mês de verão, a planta de coníferas deve receber fertilizantes com fósforo. Dilua a substância em água de acordo com as instruções, esperando que 1 litro de solução precise de 5 litros de solução. Os fertilizantes de potássio devem ser adicionados na mesma quantidade em agosto e no início do outono.
Como escolher o fertilizante certo ao comprar
Antes de comprar um produto, é recomendável que você se familiarize com sua composição. Complementos nutricionais complexos para representantes da família Pine devem conter todos os macro e microelementos necessários, necessários para as funções vitais da árvore. Em caso de inanição, o cedro pode ficar doente com clorose, que é acompanhada por raios ou perfuração de agulhas.
Auto-preparação de fertilizantes
Se não for possível comprar "alimentos" para as plantas da loja, você poderá cozinhá-lo. Uma das variedades mais simples e acessíveis de fertilizantes para o cedro é o composto.
O composto mais popular é produzido por:
- de urtiga;
- à base de cinzas de madeira;
- da grama bonita.
A receita para o primeiro fertilizante é bastante simples. Para cozinhar, você precisa tomar urtiga recém colhida sem sementes. Em seguida, você deve executar as seguintes ações:
- Coloque 1 kg de urtiga fresca em um recipiente de plástico.
- Despeje a grama com 7–8 l de água assentada e exponha ao sol.
- Mantenha a mistura por 1 a 1,5 semanas, mexendo diariamente várias vezes ao dia.
- Use após o processo de fermentação. A mistura deve ser diluída com água (1: 9) e regada sob a raiz.
Você sabe Os cientistas provaram que o cedro possui biorritmos especiais que diferem dos representantes de seu gênero e da maioria das plantas como um todo: em tempo nublado, a árvore é ativada e no inverno não entra em estado de repouso.
O fertilizante líquido da cinza de madeira pode ser preparado da seguinte maneira:
- 150 g de produto misturado com 10 l de água.
- Deixe a solução infundir por cerca de um quarto de hora.
Para uma árvore adulta, basta um balde de tal cobertura líquida (10 a 15 l).
O fertilizante da grama pré-cultivada é preparado sem muito esforço, pois para isso basta colocar verduras recém cortadas sob uma árvore e todos os processos biológicos necessários ocorrerão sem intervenção humana. Este método é considerado muito eficaz no outono, pois fornece um bom inverno para o sistema radicular do cedro.
Assim, o cedro, como representante da família Pine, precisa de fertilizantes especiais adequados para plantas coníferas. A árvore pode fornecer nutrição de componente único e nutrição complexa. Se você conhece a frequência da alimentação, sua quantidade, composição e também observa o estado da planta, sinalizando uma possível deficiência de qualquer substância, pode facilmente cultivar um cedro saudável e bonito.