No processo de realização do Terceiro Fórum das Pescas, iniciado em São Petersburgo há dois dias, o chefe do Ministério da Agricultura da Federação Russa Dmitry Patrushev anunciou planos bastante ambiciosos, que o governo do país coloca hoje na prioridade da direção agrícola.
Assim, de acordo com o ministro, hoje a Federação Russa pretende fazer todos os esforços para garantir que nos próximos anos ganhe liderança mundial na produção e exportação de alimentos de matérias-primas de peixe para a arena mundial.
Além disso, hoje a Rússia enfrenta outro objetivo significativo - avançar na pesca global de recursos hídricos, diz o ministro.
Com base nas informações que Dmitry Patrushev compartilhou com o público, hoje a produção doméstica de produtos de peixe é a quarta em termos de produtividade e eficiência em todo o mundo.
Não será supérfluo notar que um ano antes, os pescadores russos conseguiram "colher" cinco milhões de toneladas de vários recursos biológicos aquáticos. E devo dizer que, para a Federação Russa, esse indicador foi recorde, se levarmos em conta as estatísticas dos últimos vinte e cinco anos.
Hoje, de acordo com o chefe do Ministério da Agricultura da Rússia, a pesca é justamente considerada uma das áreas prioritárias do complexo agroindustrial do país e tem um status estratégico para garantir a segurança alimentar do estado.