O Ministério da Agricultura do Território de Stavropol anuncia a chegada de 1.750 novilhas da raça Jersey da Dinamarca. Os recém-chegados estão alojados em uma das fazendas leiteiras avançadas locais.
A fazenda que recebeu as vacas estrangeiras está envolvida na implementação do projeto de investimento, que é melhorar o complexo leiteiro. Agora que a fase de investimento terminou, os fundos foram desembolsados e a própria fazenda estará em plena capacidade até o final deste ano.
A fazenda já possui instalações auxiliares, foram adquiridos equipamentos para a preparação e distribuição de ração, remoção de esterco e ventilação. O equipamento foi atualizado, novas tecnologias foram integradas para manter um rebanho de animais e bezerros adultos, uma frota de máquinas e tratores foi criada para preparar a ração e manter o complexo, informou a agência.
Raça Jersey
Segundo Aleksey Rudenko, Primeiro Vice-Ministro da Agricultura do Território de Stavropol, o principal fator na modernização da fazenda é a importação de gado dinamarquês. As vacas Jersey são valorizadas por sua capacidade de produzir leite Extra com um teor de gordura de 5-6%. Espera-se que 10.200 toneladas de leite sejam produzidas aqui anualmente.
Enquanto a fazenda emprega 80 pessoas. Quando atingir sua capacidade de projeto, seu número aumentará para 110. A maior parte dos trabalhadores são residentes da vila Kalinovskoye, no distrito de Aleksandrovsky, no território de Stavropol e nos assentamentos vizinhos.
O complexo deseja obter o status de linhagem e cultivar novilhas. Atualmente, existem poucas fazendas na Rússia que vendem vacas da raça Jersey; essa área é considerada promissora.
O Estado apóia essa economia pagando subsídios aos produtos vendidos em 2019 e o Ministério da Agricultura também vai alocar subsídios para compensar parte do custo da atualização do complexo.