Em apenas um ano, a implementação de um projeto único começará no território da península da Crimeia, o que levará a agricultura local a um nível qualitativamente novo.
O fato é que, em 2020, a primeira instalação começará a operar na república, que produz água do ar para irrigação de jardins e campos locais.
É relatado que esta instalação foi desenvolvida pelos principais especialistas do Instituto All-Russian, cujo perfil está focado no desenvolvimento de máquinas para vários setores do setor agrícola.
Sabe-se que a capacidade de novos equipamentos a princípio não será tão impressionante quanto os agricultores locais gostariam. No entanto, mesmo mil litros por dia serão suficientes para reduzir a escassez de água para irrigação que a península sofreu nos últimos cinco anos devido à privação de acesso à água do rio Dnieper.
A instalação será colocada em um local experimental na vila de Foros, que é supervisionada por funcionários do Instituto Federal da Criméia em homenagem a Vernadsky.
Segundo especialistas, a instalação produzirá água através da liberação de umidade do ar atmosférico. Esse processo não requer eletricidade, o que aumenta a eficiência do método de produção de água, enfatiza Sergey Dorzhiev, chefe do laboratório científico do Instituto Russo de Mecanização Agrícola.