Na quarta-feira, 5 de junho, o Ministério da Agricultura da China anunciou a disseminação do verme do exército no outono, que "ameaça seriamente a agricultura e a segurança da produção de grãos na China".
O verme do exército de outono, uma praga multifágica comumente encontrada nas Américas do Norte e do Sul, foi descoberta pela primeira vez na província de Yunnan, no sudoeste, no início de janeiro e agora se espalhou para 18 províncias, distritos e municípios da China, segundo o Ministério da Agricultura e Rural. áreas da China.
A praga foi descoberta em pelo menos 92.000 hectares de terras agrícolas na China, principalmente em lavouras e algumas culturas de cana-de-açúcar.
O Ministério, por meio de seu site oficial, aconselha o uso de 25 pesticidas recomendados para o controle de pragas e solicita às autoridades locais que ajudem os agricultores a usar esses medicamentos, bem como clorfenapir e acetato.
Além disso, o Ministério da Agricultura da China informou que o uso emergencial desses pesticidas no combate aos vermes do exército durará até o final do próximo ano.
Os vermes do exército de outono, em grandes quantidades bebendo sucos das folhas e caules de muitas espécies de plantas, incluindo sorgo, milho e cana-de-açúcar, podem destruir centenas de hectares de culturas da noite para o dia.
Especialistas de um grupo de especialistas do governo esperam que a praga atinja a faixa de milho no nordeste do país este mês ou julho.