Uma lagarta gulosa ataca a região de Khmelnitsky.
Como se costuma dizer na Diretoria Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Khmelnitsky, esse problema é observado em algumas outras áreas. Em particular, os habitantes do distrito de Gorodok escrevem nas redes sociais que a vegetação sofre com uma praga perigosa
“Nós impomos restrições de quarentena a toda a cidade de Starokonstantinov. Em Gorodok também atrairemos especialistas para exames. É importante que as pessoas notifiquem o serviço assim que detectam uma praga, porque ela se multiplica rapidamente.
E na maioria das vezes é encontrado em residências particulares ”, disse Vera Motashko, chefe do departamento de quarentena de plantas da Direcção Principal do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da região de Khmelnitsky.
Uma lagarta gulosa, como observa o especialista, é uma borboleta branca americana. Danifica mais de 300 espécies de plantas, incluindo macieiras, peras, ameixas, folhas e a formação de ninhos a partir da web. Gosta especialmente de nozes e bordos de lagarta.
“Você pode superar a lagarta por meios químicos. No entanto, na aldeia onde esse fenômeno é observado em massa, tratar tudo com "química" é perigoso para a saúde humana. Portanto, é recomendável cortar e queimar galhos afetados por ninhos de lagarta em locais especialmente designados. De qualquer forma, isso não deve ser feito no pátio ", explicam os especialistas do departamento.
Vera Motashko também observa que a propagação da praga na região se deve às mudanças climáticas. Foi gravado pela primeira vez nos anos 90 do século passado, no sul do distrito de Kamenetz-Podolsky.
Borboleta branca americana
Mas o fenômeno não era maciço e os focos de pragas locais foram destruídos. Agora, devido às altas temperaturas no verão e aos invernos não muito gelados, a borboleta se espalha livremente por toda a Ucrânia.