O Conselho Agrário da Ucrânia inicia a exploração de terras veche nas regiões da Ucrânia. Agrários, camponeses, ativistas públicos irão à área de centros regionais para expressar sua discordância com o modelo de mercado de terras que o governo deseja impor à sociedade.
De fato, até o momento nenhum dos modelos de reforma agrária propostos pelo governo e deputados é desvantajoso para a Ucrânia, pois permite que estrangeiros e oligarcas tomem posse de grandes extensões de terra - até 210 mil hectares.
Na quinta-feira, 7 de novembro, o primeiro veche terrestre será realizado em Lviv e Kharkov. Às 10:00, os participantes do veche se reunirão perto das Administrações Regionais do Estado de Lviv e Kharkiv (RSA).
Os organizadores da ação exortam todos os que não são indiferentes ao destino da terra ucraniana a participar do evento em suas regiões.
Enquanto isso, especialistas apontam a principal razão pela qual a grande maioria dos pequenos e médios agricultores ucranianos resistem ao mercado de terras. Quase todos eles trabalham "na sombra".
A introdução do mercado de terras na Ucrânia os forçará a legalizar seus negócios. Os agricultores temem que a entrada no campo legal reduza significativamente seus lucros, pois parte do dinheiro será gasto no pagamento de impostos.