Por algum tempo, os jardineiros vêm experimentando o cultivo de morango em várias estruturas verticais. Este método é perfeito para os residentes de verão que possuem áreas pequenas. Nosso artigo apresenta idéias simples sobre como fazer uma cama de várias camadas original em sua própria área e sem despesas financeiras especiais.
Vantagens e desvantagens de camas verticais
- O cultivo de morangos de jardim acima do solo tem as seguintes vantagens:
- uso econômico do território da cabana de verão;
- facilidade de atendimento para arbustos de bagas;
- falta de risco de transbordamento do solo;
- reduzindo a ameaça de plantar doenças;
- modelos de cume realizam uma função decorativa adicional;
- os arbustos recebem mais luz do sol;
- raramente maconha.
- No entanto, camas altas também têm desvantagens. Estes incluem:
- a necessidade de irrigação e alimentação freqüentes de plantas;
- quantidade limitada de solo;
- por causa do risco de congelar o solo, os arbustos devem ser cobertos durante o período de inverno frio;
- muito esforço é gasto na montagem e desmontagem da estrutura.
Camas verticais de plástico
Para dominar o método de jardinagem vertical, você precisa saber com o que e como construir corretamente a construção das cristas. Um material bastante rentável é o plástico.
Das garrafas
Nas paredes da garagem e o bloco de utilidades podem ser decorados com uma cama alta de garrafas. Para a composição, você precisará de várias garrafas com um volume de 1,5–2 litros, uma corda forte e 2 arruelas.
Cada garrafa de plástico tem um orifício na lateral. Em seguida, os orifícios passantes no pescoço e no fundo são feitos através dos orifícios e uma corda é enfiada. Sob cada lacuna no pescoço, você precisa amarrar um nó, e no fundo - vários. Após a montagem completa do produto, ele é fixado na parede. Para organizar a drenagem no fundo, vários buracos são feitos e pequenas pedras ou argila expandida são derramadas. Cada garrafa é preenchida com terra aproximadamente 3/4 do volume e, em seguida, as plantas são plantadas.
De latas
Outra opção simples é feita a partir de caixas fixas em vários níveis. (um ao lado do outro) em um plano localizado verticalmente.
Vasilhas de plástico são torcidas com uma tampa. Um lúmen é cortado na parede lateral, através da qual, posteriormente, no recipiente, a mistura do solo é desimpedida e as plantas são plantadas.
Ao mesmo tempo, são feitos orifícios de drenagem no fundo. Prenda as latas de cabeça para baixo. Para tornar o edifício mais agradável esteticamente, você pode cobrir as latas com tinta. Além da função decorativa, a tinta protege o rizoma do superaquecimento.
Importante! Para que os morangos não absorvam compostos tóxicos, o plástico do qual as latas são feitas deve ser adequado para armazenar produtos alimentares.
De contêineres
O método a seguir é considerado o mais conveniente e simples de executar. Recipientes fabricam placas ou compram contrapartes de plástico. Eles são fixados, por exemplo, em uma cerca ou poste.
Dos potes
O esquema de montagem de um canteiro de flores também é bastante simples e econômico. Tudo o que é necessário é estocar o número certo de potes de plástico com um volume de 7 a 9 litros. Depois de fazer vários furos em uma panela nas laterais, encha-a com terra. Na parte superior, corrija o próximo contêiner, executando as mesmas etapas com ele.
Para estabilidade de todo o modelo, você pode primeiro enfiar uma barra de aço no chão e depois amarrar todos os vasos.
Tubo de PVC
Para implementar esta opção, use 2 tubos de PVC de diferentes seções: 120 e 20 mm.
O primeiro tubo atuará como uma armação - é necessário fazer intervalos com um diâmetro de 10 a 12 cm. Também é importante observar uma distância mínima de 30 cm entre as fendas.
Um tubo de menor diâmetro é necessário para a irrigação das plantações. Depois de fazer pequenas brechas para que a água saia, enrole o tubo na estopa e insira-o dentro do tubo grande. Encha o último com solo fértil. Transplante diretamente as mudas para os orifícios no tubo.
Camas verticais de madeira
Os residentes de verão encontram uso racional de tábuas ou produtos de madeira que caíram em desuso. Com um pequeno conjunto de ferramentas, você pode montar facilmente um alto canteiro de madeira.
Fora das caixas
Esse modelo é feito na forma de uma pirâmide, instalando caixas umas sobre as outras. As caixas podem ser retiradas na forma de um triângulo ou quadrado: cada uma delas deve ser menor que a anterior. As camadas são cobertas com solo fertilizado e prosseguem para o pouso imediato.
De paletes
O palete é fechado em três lados e um lado grande com um material impermeável denso. Depois de consertar o material, a caixa é virada de cabeça para baixo. Nos intervalos entre as tábuas, o solo é derramado. Os arbustos são plantados na parte superior e entre as placas no lado aberto.
A caixa é levantada verticalmente, instalada ao longo da cerca, contra a parede da casa ou contra a parede da varanda.
Dos quadros
A peculiaridade do modelo nas pranchas é que ele pode ter qualquer forma. É feito sob a forma de uma escada com gavetas, whatnots ou pirâmides.
Você mesmo pode fazer várias caixas e colocá-las umas sobre as outras. Para que as placas não se separem, é desejável conectá-las com aros.
Importante! Antes do uso, a árvore deve ser tratada com impregnação protetora.
Das gavetas
Sob as camas, você pode usar a cômoda antiga, simplesmente puxando as gavetasque originalmente decorará qualquer chalé de verão. Antes do uso, a madeira deve ser pintada com verniz, para que a cômoda melhore adicionalmente a aparência decorativa do território próximo à casa de campo.
Camas verticais de ferro
A seguir, são apresentadas opções para camas altas de ferro.
De uma grade de construção
Você precisará de uma malha de metal, palha, substrato. A malha deve ser dobrada na forma de um tubo com um diâmetro aproximado de 90 cm e depois fixada. Coloque palha de cada lado. Encha o tubo com composto.
O primeiro nível de mudas é colocado a uma distância de 0,5 m do solo. A distância entre os arbustos deve ser de aproximadamente 10 cm. Depois de umedecer a primeira camada, coloque 50 cm do substrato e plante os arbustos novamente. A altura da torre pode ser selecionada individualmente.
Do barril
Um barril de ferro comum pode servir de base para um jardim alto. Para fazer isso, faça ranhuras longitudinais em um barril antigo de 200 litros. Então o metal se dobra para dentro. O barril deve ser preenchido com terra fertilizada e, no centro, instale um tubo com orifícios para regar e alimentar os arbustos por dentro.
Camas verticais de malas
Os sacos podem ser de polietileno ou de tecido denso. Recomenda-se que os lados e o fundo de cada bolsa sejam costurados várias vezes com um fio forte. Os sacos precisam ser preenchidos com o solo e, em seguida, fazer brechas de 15 cm - então as plantas serão plantadas neles. Na parte superior de cada bolsa, é costurado um laço forte, ao qual será anexado ao suporte.
Camas verticais de pneus velhos
Para esta opção, você precisa preparar pneus velhos, terra fertilizada e um cinzel.Usando o cinzel, corte o número desejado de furos no pneu com um diâmetro de 7 a 10 cm em incrementos de 15 a 20 cm.
O mesmo procedimento é realizado para cada pneu. Os pneus preparados são fabricados em vários níveis. Como resultado, quando a torre atinge a altura desejada, o substrato é derramado e também são plantados arbustos de bagas.
Importante! Os pneus usados são um material com um baixo indicador de respeito ao meio ambiente - a borracha libera substâncias tóxicas no solo.
Pirâmides de tábuas ou pneus
Pirâmides podem ser feitas de tábuas ou pneus.
Para construir a primeira versão da pirâmide, siga a técnica comprovada:
- Faça uma caixa de tamanho conveniente, encha-a com um substrato, tampe.
- Dentro, instale outra caixa menor, lembrando-se de preenchê-la com terra.
- Da mesma forma, instale 3-5 camadas em sequência.
- Deixe 15–20 cm de espaço não alocado ao redor do perímetro de cada nível. Nestas zonas francas e mudas de plantas.
Construtor de blocos de blocos
Os blocos de construção disponíveis para muitos no país podem ser usados com vantagem para organizar um tipo alternativo de camas. Como os elementos do designer, estruturas de diferentes modelos são construídas a partir de blocos vazados. Os vazios dos blocos são preenchidos com mudas de bagas.
Desembarque vertical em caixas
Plantar morangos de jardim verticalmente em caixas, fixado em postes especiais, semelhantes a vasos decorativos com flores, realizada da seguinte forma:
- O fundo do primeiro nível é coberto com serragem, pequenos galhos e grama seca.
- Uma camada de terra fertilizada com húmus é derramada por cima.
- O solo é regado com água assentada e a camada que falta é adicionada.
- O próximo passo é formar depressões nas quais você precisa plantar arbustos. A distância entre eles deve ser de até 10 cm.
Cada nível subseqüente é coletado de maneira semelhante. Não é recomendável construir mais de 3-4 camadas.
Você sabe Os primeiros registros documentados de morangos remontam a 230 anos aC. e., quando os italianos começaram a cultivar essa baga.
Camas verticais suspensas
Você pode fazer um canteiro de flores pendurado com os materiais discutidos acima - por exemplo, a partir de um tubo de plástico: cortando-o e fechando as extremidades com tampões, você receberá uma rampa onde poderá encher a mistura do solo e plantar morangos de jardim. A calha pode ser montada em uma árvore ou no telhado da varanda. Seu comprimento pode ser selecionado a seu critério. Também é possível uma variante de várias camadas dessas calhas.
Camas quentes
O princípio de funcionamento de um jardim quente é simples: produtos orgânicos em decomposição produzem calor e metano, o que contribui para um melhor crescimento de arbustos de bagas.
Todos os modelos de cordões quentes devem incluir as seguintes camadas:
- Drenagem dos galhos.
- Camada de geração de calor natural cuidadosamente compactada (grama, folhagem, serragem, húmus vegetal e outros resíduos).
- Água quente ou morna.
- Solo fertilizado superior.
- Mudas.
Seleção de canal
Depois de abordar seriamente a escolha do local de instalação de uma estrutura incomum, você obterá uma rica colheita da baga em questão.
Tamanho ideal
A altura ideal dos lados da estrutura varia de 15 a 50 cm e a largura ideal das camas é considerada uma distância de 90 a 120 cm.Você pode escolher as dimensões do futuro canteiro, já que não há tamanhos claramente definidos.
Quanto ao comprimento, modelos compactos e elegantes de 1,5 a 3 metros são mais comuns.
Você sabe O líder na produção de morangos no mundo é o estado da Califórnia (EUA), onde a cada ano eles recebem até 1 bilhão de toneladas desse fruto. A baga vermelha de melhor qualidade é cultivada no Reino Unido.
Landform
É preferível que a área onde a cama será exposta seja lisa, sem buracos profundos, declives acentuados ou inchaços. Essa questão é muito importante porque, na presença de chanfros, a água será distribuída de maneira desigual: algumas raízes das plantas receberão excesso de umidade, outras secarão mais rapidamente.
Proteção contra o vento
Ao escolher um local, deve-se levar em consideração o fato de que os morangos não toleram ventos frios e correntes de ar. Além disso, o vento no inverno pode soprar a cobertura de neve que protege os arbustos do congelamento. Portanto, é importante considerar a proteção contra um forte fluxo de ar. Se não houver proteção natural, você pode organizar plantios artificiais de girassol ou milho.
Composição e estrutura do solo
Um componente obrigatório do solo para camas de várias camadas são pequenos pedaços de espuma. Eles permanecem praticamente inalterados por muitos anos e não permitem compactação e endurecimento do solo. Você pode usar um substrato especial marcado como "para bagas" ou uma mistura universal.
Disposição de drenagem e aterragem oportuna
Na organização do jardim vertical, um papel importante é desempenhado pela drenagem de alta qualidade. A melhor opção é o hidrogel - uma substância polimérica cujos grânulos acumulam e retêm umidade. Nesse caso, os arbustos são capazes de usar constantemente a umidade.
É preferível plantar morangos de agosto a meados de setembro, mas o plantio de primavera também é aceitável - de meados de abril a início de maio.
Importante! No final de setembro, o plantio não é recomendado - os arbustos de frutos silvestres não terão tempo para se preparar para o inverno, o que afetará negativamente seu desenvolvimento. Mesmo a morte das plantas não está descartada.
Preparação do solo
A mistura do solo para o cultivo de morangos em canteiros com várias camadas é preparada com antecedência.
Desinfecção
Para as terras coletadas no local, a desinfecção é uma etapa importante da preparação.: o solo do jardim geralmente armazena sementes de ervas daninhas, larvas de insetos nocivos, esporos de fungos e outros patógenos característicos dos morangos. Para o processamento, use a ferramenta "Roundup" ou água de amônia (1 litro por 5 m² de área).
Controle de acidez
A cultura considerada prefere solos com reação levemente ácida ou neutra. Para ajustar o nível de acidez, o solo deve ser enriquecido com cal. A cinza também é um agente desoxidante eficaz. Além do fato de a cinza da madeira reduzir a acidez, ela atua como fonte de valiosos elementos químicos.
Fertilizantes
Adubar o solo com nutrientes previamente (em 2 semanas). Para crescer e dar frutos normalmente, os morangos de jardim precisam de todo um complexo de fertilizantes, que inclui orgânicos e minerais. O estrume é introduzido na quantidade de 5-6 kg por m² durante o processo de escavação do solo. Um fertilizante complexo universal é derramado sobre a terra desenterrada.
Mulching
A principal vantagem da cobertura morta inorgânica é sua durabilidade. A cobertura com filme preto e agrofibra é realizada durante o período de plantio. Tendo colocado o material sobre a cama, a terra está coberta de terra por cima. Então você precisa fazer um corte cruciforme e através dele para formar um buraco no chão para plantar uma planta lá. Cada número de slots é determinado individualmente.
A cobertura orgânica ajuda a aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduz o tempo gasto com os cuidados com o morango. Os materiais orgânicos mais populares são palha, grama lenta e serragem podre. Despeje a matéria orgânica com uma camada de 4-8 cm.
O composto pode ser uma boa cobertura - nutre e satura perfeitamente o solo, protege-o de forma confiável do ressecamento, impede o crescimento de ervas daninhas e reduz a probabilidade de danos à baga por doenças. No entanto, o composto requer atualizações frequentes.
Você sabe Os morangos são uma das poucas culturas em que as sementes não estão dentro da fruta, mas fora. Cada baga tem cerca de 200 sementes.
Cuidados com a cama vertical
O cultivo de morangos acima do solo envolve a observância de várias medidas simples:
- tanto para irrigação quanto para alimentação, use um sistema de gotejamento;
- conforme necessário, capine o solo protegido;
- Não se esqueça das inspeções preventivas dos plantios quanto à presença de insetos parasitas.
Concluindo, vale a pena notar que quase todos os modelos de cristas acima são fáceis de implementar e permitem plantar mais mudas na mesma área. Tendo em conta o fato de que os morangos dão frutos várias vezes por temporada, mais de 5 kg de bagas doces podem ser coletados de um leito alto, o que não pode ser alcançado em contrapartida horizontal.