Hoje, a questão de como perder peso de forma rápida e eficaz é de interesse não apenas para o sexo mais justo, mas também para a metade forte da humanidade. Segundo as estatísticas, mais de 30% das pessoas no planeta estão acima do peso, o que, por sua vez, não apenas causa desconforto, mas também provoca várias doenças. A nutrição dietética na questão da perda de peso desempenha um papel de liderança, mas é muito importante escolher o produto certo, que se tornará a base da dieta. Um deles é o trigo sarraceno. Usá-lo não só ajudará a eliminar quilos extras, mas também trará benefícios consideráveis ao organismo.
É possível perder peso com uma dieta de trigo sarraceno em 10 dias
Obviamente, se falamos de mono-dieta com o uso apenas de mingau de trigo sarraceno, vale a pena notar que ele fornece um bom resultado. Além disso, uma característica dessa inanição é o fato de que não há absolutamente nenhuma necessidade de se incomodar com exaustivos esforços físicos.
Não é segredo que, se a humanidade não sofresse de preguiça em relação à prática de esportes, talvez não houvesse sentido nas dietas. Além de perder peso, o menu de trigo sarraceno traz muitos benefícios para o corpo, mas também existem algumas desvantagens que você também precisa conhecer.
Você sabe Trigo sarraceno — produto ecológico, uma vez que durante o processo de cultivo não é fertilizado e não é tratado com herbicidas.
Vantagens e desvantagens de uma dieta
A dieta do trigo mourisco destaca-se da linha geral, não apenas pela capacidade de perder peso em um tempo incrivelmente curto, mas também por seus benefícios. O conteúdo de calorias do produto é de apenas 104 kcal por 100 g. A maioria dos carboidratos é encontrada aqui - cerca de 21 g, 4,2 g de proteína e apenas 1 g de gordura.
- Groats tem uma composição química volumosa, o que explica a massa das vantagens do trigo mourisco:
- entre outros cereais, o trigo sarraceno ocupa uma posição de liderança no teor de proteínas, podendo substituir muitos produtos à base de carne;
- a fibra alimentar contida no produto não apenas satura o corpo, mas também ajuda a purificá-lo do excesso de colesterol e de outras substâncias nocivas;
- devido à sua origem vegetal, os cereais são absorvidos pelo organismo muito mais facilmente que os produtos à base de carne pesada;
- a concentração de minerais é várias vezes maior do que em outros cereais. Esses elementos biologicamente ativos contribuem para a aceleração do metabolismo, que, por sua vez, leva à perda de peso. Eles também afetam positivamente o crescimento dos tecidos celulares, o que melhora o crescimento dos cabelos, unhas, condição da pele;
- as vitaminas dos grupos PP fortalecem os vasos sanguíneos, melhoram sua elasticidade;
- os aminoácidos contidos nos cereais normalizam os processos ácido-base no sistema digestivo, devido aos quais os sais são bem removidos do corpo;
- no trigo mourisco, existem substâncias lipotrópicas especiais que melhoram a função hepática e impedem a ocorrência de cirrose.
Se falarmos sobre as deficiências, deve-se notar que existem muito poucas. Antes de tudo, vale a pena considerar que a dieta do trigo sarraceno é considerada bastante cansativa para o organismo, podendo provocar uma exacerbação de doenças crônicas. Além disso, a fome, embora tenha vida curta, contribui para diminuir a pressão e a perda de força.
Menu de dieta de trigo sarraceno para perda de peso por 10 dias
O método de consumo de trigo sarraceno implica, antes de tudo, sua preparação adequada. Se estamos falando de nutrição dietética, devemos levar em consideração que os cereais não são cozidos, mas cozidos no vapor. Você precisa começar a cozinhar com antecedência: o trigo sarraceno é derramado em uma panela (jar) e derramado com água fervente, enquanto a água deve ser 2 vezes mais. Então mingau deve ser infundido por 10 horas. É melhor cozinhar à noite e depois pela manhã você pode tomar o café da manhã.
Importante! Sal e açúcar são completamente eliminados durante a dieta. — Esta é a principal condição para perder peso.
Além do mingau de trigo sarraceno preparado por vapor, outros produtos não são consumidos. Mas o prato em si pode ser consumido em qualquer quantidade. Entre as refeições, você precisa beber mais água pura ou água mineral sem gás. É melhor comer frequentemente, mas em pequenas porções. O corpo de cada pessoa pode reagir de maneira diferente. Às vezes, devido à falta de açúcar, fraqueza, uma leve tontura pode aparecer. Nesse caso, é permitido "abusar" de uma colher de sopa de mel, mas não mais.
Além disso, durante uma dieta com trigo sarraceno, algumas pessoas interrompem os processos de digestão, o que geralmente leva à constipação. Se você encontrar esse problema, entre na dieta algumas frutas secas e 1% de kefir. Nesse caso, você precisa reduzir a quantidade de trigo sarraceno - agora você pode vaporizar apenas 1 xícara de cereal seco por dia. Também existem receitas que incluem maçãs, ameixas e outras frutas no menu, mas essa variedade reduzirá a eficácia.
Quais poderiam ser os resultados
A dieta do trigo sarraceno é uma das dietas mais severas, mas oferece resultados surpreendentes. Por 10 dias você pode perder 10 kg! Mas lembre-se de que esse número só agradará se você seguir rigorosamente a dieta. Você também precisa levar em consideração qual era o peso inicial. Se exceder o peso corporal normal em 20 a 30 kg, depois de uma dieta, o resultado poderá não ser tão inspirador.
Por exemplo, uma pessoa completa pode se livrar de apenas 6-8 kg. Mas não fique chateado - o jejum repetido necessariamente mudará esse número para melhor. Mais uma vez, o corpo pode ser exposto a uma dieta de trigo sarraceno não antes de três meses. Todo esse tempo você precisa aderir a uma dieta restrita.
Como sair de uma dieta
Após o término da dieta, é importante continuar a aderir a uma cultura de nutrição. Obviamente, em 10 dias de intensa fome, o corpo sentirá falta de muitos produtos, incluindo os mais prejudiciais: assados, doces, pratos gordurosos. No entanto, você precisa tentar se manter no controle, caso contrário, existe o risco de que as libras perdidas retornem a você muito rapidamente. O principal é introduzir produtos na dieta gradualmente. Atenção especial deve ser dada à sua dieta na primeira semana após o jejum.
Nos primeiros dias, é aconselhável comer frutas, legumes cozidos. Então você precisa diversificar a dieta com sopas em purê, cereais líquidos. Gradualmente, em pequenas porções (não mais de 50 g por dia), você pode comer carne cozida ou cozida, peixe.
Você sabe Na Índia e na China, eles praticam andar descalços com trigo sarraceno, acreditando que o garupa afeta favoravelmente os pontos biológicos do corpo, enchendo-o de energia vital.
Não provoque apetite "desenfreado" com picles afiados e alimentos em conserva. Naturalmente, o álcool também é contra-indicado. Toda semana após a dieta, é aconselhável fazer um dia de “descarga”, novamente usando exclusivamente trigo sarraceno cozido no vapor. Portanto, o corpo não esquecerá esse produto, e o segundo curso da dieta já será muito mais fácil.
Contra-indicações
Como qualquer dieta, o trigo sarraceno tem contra-indicações. Antes de tudo, elas se relacionam com as gestantes, que devem receber todos os nutrientes necessários durante todo o período da gravidez. A dieta pode enfraquecer significativamente o estado do corpo, diminuir a pressão arterial, o que prejudicará não apenas a condição da mulher, mas também o desenvolvimento do feto.
Além disso, a dieta é proibida durante a lactação.Além disso, existem doenças nas quais você não pode se envolver em jejum, mesmo que a base da dieta seja um produto útil como o trigo sarraceno.
- Tais doenças incluem:
- doenças do trato gastrointestinal;
- diabetes mellitus de qualquer forma;
- distúrbios do sistema nervoso, depressão.
Importante! A dieta é contra-indicada para pessoas que levam um estilo de vida esportivo ou cujo trabalho está associado a um grande esforço físico.
Perder peso com uma dieta de trigo sarraceno é difícil, mas ao mesmo tempo eficaz e benéfico. Esta não é apenas uma oportunidade para perder peso rapidamente, mas também para limpar o corpo, preenchê-lo com oligoelementos úteis.