O gengibre é uma erva perene asiática com um rizoma bem desenvolvido. É esse rizoma que é amplamente utilizado como tempero em muitas cozinhas do mundo. Como é, o que é semelhante em sabor e aroma, diremos mais adiante.
Gengibre: especiaria picante
O rizoma é uma fuga subterrânea modificada. De acordo com a descrição, ela se parece com a raiz de uma planta; portanto, elas são frequentemente confusas (embora ambos os nomes sejam usados). O rizoma é usado fresco ou processado.
Você sabe Conhecido como tempero para sushi e pãezinhos, o gengibre jovem em conserva (gary) deve sua cor rosa ao corrimão vermelho (planta herbácea). A cor natural da raiz em conserva — cinza amarelo.
Principais características químicas
A especiaria tem um sabor e aroma bastante específicos. Isso se deve ao óleo essencial contido na planta (1,5 a 3%), que inclui:
- cibiberenos a e p;
- canfeno;
- cineol;
- bisaboleno;
- borneol;
- citral;
- linalol.
Esses componentes são responsáveis pelo aroma dos rizomas. Um sabor ardente e picante é obtido devido ao gingerol.
Além disso, a planta contém as seguintes substâncias benéficas:
- Vitamina C - 5 mg;
- Vitamina E - 0,3 mg;
- vitamina K - 0,1 mg;
- Vitamina B3 - 0,2 mg;
- Vitamina B6 - 0,2 mg;
- Vitamina B9 - 11 mg;
- Vitamina B5 - 0,2 mg;
- ácidos ômega 3 - 34 mg;
- ômega 6 - 120 mg;
- cálcio - 16 mg;
- ferro - 0,6 mg;
- magnésio - 43 mg;
- fósforo - 34 mg;
- potássio - 415 mg;
- sódio - 13 mg;
- zinco - 0,3 mg;
- cobre - 0,2 mg;
- magnésio - 0,2 mg;
- aldeias - 0,7 mcg.
Qualidades de sabor
O gengibre tem um gosto muito pronunciado, ardente. Ele contém notas de pimenta preta, raspas de limão, tomilho seco. É difícil comparar esse sabor com outro, pois é muito multifacetado e cada um o pega à sua maneira.
Importante! Vale ressaltar que o gengibre melhora o sabor da pimenta preta, proporcionando uma frescura incomum.
Fragrância: o que parece
O gengibre fresco tem um aroma agradável, um pouco cítrico, com notas de folhas de sálvia raladas. O cheiro é leve, fresco, não acentuado, agradável e dura muito tempo, graças a uma grande quantidade de óleos essenciais.
Raiz fresca e pó seco: as principais diferenças
A raiz de gengibre fresco é muito diferente em sabor e aroma do pó moído. Essas diferenças são tão óbvias que é difícil confundir os dois tipos de raiz. No processo de secagem, a nitidez do paladar e a nitidez do aroma são bastante aprimoradas.
Gengibre em conserva: o que determina a intensidade do sabor
Antes de marinar a raiz de gengibre, é cortada em fatias finas e embebida em água por várias horas. Portanto, remova a amargura extra e o tempero ardente. Se isso não fosse feito, o tempero não poderia ser colocado na boca por mais de 1-2 peças. Tempo de imersão e é responsável pela intensidade do sabor. Marinada de vinagre, sal, açúcar e corante alimentar dá um sabor especial ao gengibre em conserva.
Você sabe O gengibre é uma das primeiras plantas trazidas para a América.
Como adicionar ao chá e outras bebidas
Você pode fazer chá à base de gengibre ou adicionar pedaços de raiz ao chá comum e outras bebidas. O chá da raiz de gengibre fresco é preparado em um bule ou garrafa térmica. As matérias-primas são trituradas, colocadas no tanque, cheias de água e infundidas por pelo menos 5 minutos. Se não houver raiz fresca à mão, o pó poderá ser usado. Precisa da metade do que é fresco. A qualidade da bebida não muda. Seu gosto será o mesmo e ele sentirá o mesmo, mas a turbidez aparecerá.
Se você estiver fazendo uma bebida com gengibre, então:
- Ferva o chá medicinal de gengibre (contra resfriados) por 10 minutos em um recipiente aberto.
- Ao usar o pó, ferva a bebida em fogo baixo por 20 a 25 minutos.
- O rizoma não precisa ser descascado. Basta lavá-lo bem e esfregar a pele com uma esponja ou pincel.
- 3-5 gramas de tempero são suficientes para um copo de bebida. O caso não funciona aqui, quanto mais, melhor.
- Melhor dar preferência a uma raiz fresca, em vez de moída. Antes de tudo, seu aroma é mais rico e rico, o sabor é mais agradável, além disso, algumas outras plantas são frequentemente escorregadas sob a raiz do solo.
Importante! Quanto mais uma bebida de gengibre é infundida, mais rico é o sabor e menos apimentado.
Uso de cozinha
A versatilidade do sabor e o aroma rico possibilitam o uso de especiarias em qualquer forma na preparação de vários pratos, desde o primeiro até sobremesas e bebidas. Especiaria vai bem com especiarias, cravo e canela. Se for adicionado à salada de legumes picada finamente, o prato adquirirá frescor de limão.O suco da raiz é adicionado aos molhos para salada, marinadas de pratos de carne e peixe na culinária européia. Nos países asiáticos, a geleia é preparada a partir da planta simplesmente adoçando o rizoma ou acrescentando raspas de laranja. Na Índia, existem 4 variedades de farinha de gengibre, caracterizadas pela porcentagem da raiz do solo de uma planta tropical.
O sabor do gengibre permite que você cozinhe doces com ele: doces, biscoitos, bolos, biscoitos, pudins. Excelentes compotas, cerveja e licores preparados com a adição de especiarias são excelentes. O gengibre é um tempero original e original, com um sabor multifacetado. Ela é uma das poucas que combina bem com salgados, pratos apimentados e doces.