A infecção por doenças bacterianas de uma plantação de pepino pode ocorrer a qualquer momento. O que fazer se as plantas forem afetadas pela bacteriose dos pepinos, leia o artigo.
Você sabe Pepinos são capazes de baixar a temperatura do sangue. Portanto, eles são usados para reduzir o inchaço em máscaras cosméticas.
O que contribui para o aparecimento da doença?
A infecção por doenças de natureza bacteriana ocorre de diferentes maneiras: através do contato com animais transportadores de bactérias, partes de plantas infectadas, solo, água ou ferramentas usadas para trabalhar com plantas doentes. Os restos em decomposição da matéria orgânica no local são uma fonte constante e de longo prazo da disseminação de bactérias.
A bacteriose dos pepinos ocorre devido ao aumento da umidade e da alta temperatura do ar. Camas sombreadas, culturas espessadas também contribuem para a disseminação de bactérias.
Como a doença se desenvolve?
A bacteriose do pepino também é chamada de detecção angular. É causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. Lachrymans, afetando não apenas pepinos, mas também todos os melões. Os sintomas da doença começam a aparecer na forma de manchas escuras nas folhas. Se você olhar de perto, eles podem ficar levemente aguados. Gradualmente, as manchas crescem, mas param o crescimento, encontrando as veias das folhas. E isso lhes dá uma aparência angular, daí o segundo nome da doença.Durante as chuvas, esses pontos podem ser cobertos com revestimento branco.
Seca com uma crosta branca, o que leva à ruptura do tecido da folha. Como resultado, as folhas ficam cobertas de buracos. Posteriormente, eles desmoronam e a planta desaparece. A bactéria se multiplica apenas no tempo chuvoso. Se o solo da plantação de pepino estiver seco, interrompe seu desenvolvimento. Algumas semanas de clima quente lidarão perfeitamente com o agente causador da doença.Frutas infectadas têm pequenas manchas quase redondas.. São superficiais, mas quando o tecido afetado morre, essas manchas ficam brancas e todo o feto começa a apodrecer por podridão suave. Como resultado, os frutos infectados caem em massa.
Como proteger os pepinos da bacteriose
A ocorrência do agente causador da doença e seu desenvolvimento ativo dependem da presença de um ambiente favorável para ela. Assim, em estufas, a doença ocorre apenas se houver gotas de líquido nas folhas a uma temperatura do ar de +19 ... + 24 ° C. Se você organizar a ventilação e criar calor, as bactérias morrerão.
Portanto, no combate às doenças, vários métodos de proteção são diferenciados:Importante! Meio de cultura para bactérias pseudomonas syringae — nitratos. Ao reduzir a alimentação de nitrogênio, você os privará de um meio nutritivo, o que levará à morte das bactérias.
- cultivo de variedades resistentes;
- conformidade com os requisitos agrotécnicos para o cuidado das culturas;
- controle químico;
- controle biológico.
Maneiras de combater a doença remédios populares
A prevenção e o controle da morbidade visam minimizar os danos causados pela infecção bacteriana. Preparações à base de cobre são usadas como o principal meio de processamento de plantações de pepino antes da infecção. Este é um líquido Bordeaux de 1% e uma solução de sulfato de cobre a 0,5%.
A pulverização é mais eficaz quando a temperatura do ar está acima de + 23 ° C e a folhagem está molhada. Em um dia quente, não é recomendado borrifar pepinos para não danificar as folhas. Os íons de cobre criam uma película protetora na superfície do tecido da planta. Quando o orvalho hidrata as folhas pela manhã, os íons são ativados e destroem patógenos. Mas se as bactérias já infectaram pepinos, então elas usam o tratamento com Fitoflavina, Gamair, Kuproksat ou outras drogas.A partir dos remédios populares, é usada a pulverização de pepinos com uma decocção de casca de cebola, que antes era insistida por 15 horas.
Importante! Siga cuidadosamente as instruções na embalagem ao usar fungicidas. Mantenha as substâncias não utilizadas na embalagem original fora do alcance das crianças.
Medidas preventivas
A melhor maneira de lidar com a doença é a prevenção. Como as manchas desaparecem após algumas semanas de tempo seco, basta remover todos os resíduos orgânicos do local em tempo hábil, o que pode se tornar um habitat permanente para bactérias.Também é necessário regar para que as folhas e videiras das plantas de pepino não sejam molhadas. É melhor organizar a irrigação por gotejamento. Além disso, não processe plantas em clima úmido e não colhe. Então, você ajudará a bactéria pseudomonas syringae a se espalhar para pepinos saudáveis e outros vegetais.
Obtenha variedades resistentes a doenças. Limite o fertilizante nitrogenado e não cultive os mesmos vegetais no mesmo local por mais de alguns anos. Você também pode aplicar o bactericida recomendado quando notar os primeiros sintomas de bacteriose nas folhas.
Dicas de jardineiros experientes
Como parte da luta contra infecções bacterianas, os jardineiros experientes observam vários recursos que os ajudam a resistir com sucesso a doenças e a obter bons rendimentos.
Dicas principais:Você sabe Se você estiver cansado após um dia agitado ou sob estresse, inalar colocando o pepino picado em água fervente. Ele secretará volátil. Inale-os por 15 minutos para obter um efeito calmante e relaxante.
- Escolha com cuidado um local de desembarque. O agente causador da bacteriose morre ao sol em uma hora.
- Amarre as videiras a uma treliça vertical. Isso proporciona melhor iluminação e circulação de ar ao redor das videiras.
- Use água à temperatura ambiente ao regar.
- Se no local foram observados sinais da doença na temporada anterior, então é necessário plantar pepinos apenas seguindo as regras de rotação de culturas. Também é necessário adquirir variedades resistentes à doença detectada.
As doenças bacterianas são bastante perigosas para a colheita. Portanto, você deve abordar cuidadosamente a escolha do local e material para o plantio e também observar medidas preventivas.