Muitos criadores iniciantes de coelho e amantes desses animais têm certeza de que comem qualquer alimento vegetal. Além disso, repolho, que está sempre associado a este coelho. De fato, nem todas as suas espécies podem ser alimentadas a coelhos. Além disso, a massa do produto deve ser estritamente doseada. Leia sobre que tipos e volumes de repolho podem ser dados aos coelhos.
Coelhos podem receber repolho?
Existem vários tipos de repolho. Está disponível para nós frescos e congelados. Antes de alimentá-lo com coelhos, você precisa entender o que é possível e em que quantidade. O repolho é um alimento suculento, rico em vitaminas, minerais e fibras. Considere por que algumas de suas espécies não podem ser alimentadas como coelho, especialmente decorativas.
Cor
Couve-flor é mais de noventa por cento de água. Além disso, possui fibras, proteínas, potássio e vitamina C. O primeiro componente afeta favoravelmente o sistema digestivo dos coelhos. Eles podem comer todas as partes do repolho: folhas, caules, cabeças.
Você pode dar uma pequena quantidade desses alimentos e observar a reação do animal. Se comer com prazer, a dose pode ser aumentada para 100 gramas de animais jovens e até 300 adultos.
Coelhos percebem este vegetal como um deleite. Couve-flor é dada fresca, na forma congelada, não trará benefícios.Coelhos gostam de comer couve-flor cozida. Nesta forma, é útil para o seu sistema digestivo. Graças à glucorafanina que ela contém, a mucosa gástrica estará em ordem e o desenvolvimento de bactérias patogênicas diminuirá no trato gastrointestinal.
Importante! Os coelhos não devem receber folhas de couve molhadas, grama. Isso pode causar inchaço, pois a água promove a fermentação.
Pequim
O repolho de Pequim tem um sabor agradável e textura delicada. Coelhos comem bem. Muitas vezes oferecidos como animais decorativos. Mas a alimentação com esse produto deve ser abordada com cautela. Apesar do repolho de Pequim conter glicose, é impossível fornecer muitos componentes medicinais que aumentam a imunidade dos animais.Em grandes quantidades, atua no organismo semelhante ao coelho como um laxante. É melhor introduzi-lo na dieta pouco a pouco, observando a reação e as fezes do animal. Apenas algumas folhas por dia.
Quanto aos animais jovens, é possível introduzir esse alimento na dieta somente após os quatro meses de idade.
Coelhos decorativos comem este vegetal com prazer por causa do sabor doce que a glicose nele contida. Eles recebem a parte mais difícil da folha, não mais que uma a cada poucos dias.
De cabeça branca
O repolho branco é popular e acessível. Desde tempos imemoriais, as lebres foram alimentadas tanto pelo próprio vegetal quanto por seus resíduos. A maioria das pessoas pensa que a melhor coisa para elas será o coto duro. De fato, isso é um mito, e o tronco de animais não é apenas útil, mas até prejudicial.Contém muitos minerais, substâncias agressivas, fibras sólidas que o trato digestivo não é capaz de digerir. Como resultado, diarréia e inchaço ocorrem em animais depois de comer a cabeça de uma cabeça de repolho.
Portanto, o lugar dos talos de repolho branco no poço de compostagem, e não na dieta dos coelhos. O mesmo se aplica à perna branca da folha, localizada perto do núcleo. Tem um efeito semelhante no corpo do animal.
Como resultado, apenas folhas de vegetais podem ser alimentadas com uma forma de lebre, tendo previamente cortado as pernas brancas. Esse produto pode ser consumido por jovens de até trezentos gramas no verão e cem no inverno, e para adultos - até uma libra no verão e metade do que no inverno. As folhas de couve devem estar limpas, sem sinais de podridão.
Ruivo
Apenas uma coisa pode ser dita sobre o repolho roxo - os coelhos não podem comê-lo. As enzimas que ele contém são prejudiciais aos animais. Legumes causam problemas digestivos. A flatulência é garantida, possivelmente uma doença como estase do estômago e intestinos.
Couve-rábano
Os criadores de coelhos observam que os animais comem couve-rábano com o maior prazer. Ele contém fibras úteis, vitamina C, glicose, oligoelementos. Em muitos aspectos, seu valor nutricional é maior que o branco. Além disso, você pode dar o próprio vegetal e suas folhas.
O último pode ser seco para o inverno e depois alimentado como um silo. Os animais jovens também adoram essa variedade de repolho, útil para seu desenvolvimento. A couve-rábano pode receber até 300 gramas de animais jovens e até 600 animais adultos.
Em conserva
Coelhos estão felizes em comer chucrute. No verão, não é necessário, e no inverno se tornará uma fonte indispensável de vitaminas para os animais. Há mais vitamina C do que limão. Não é recomendável fornecer tal alimento todos os dias, aceitável em dias alternados.Devido ao alto teor de sal, o consumo de chucrute deve ser dosado. Os adultos administram de cem a duzentos gramas por dia. Os animais jovens são a metade. Deve ser introduzido gradualmente, observando a reação do organismo animal.
Importante! Ao alimentar coelhos com chucrute, você precisa deixá-los com mais água do que o habitual. O produto causa sede intensa.
Congelado
Os coelhos, é claro, comerão o vegetal na forma congelada, mas isso não lhes trará nenhum benefício. Isso se aplica a todas as variedades de repolho. Assumimos erroneamente que no inverno você pode descongelar brócolis, couve-flor e alimentá-lo. Os animais não receberão nada além da água em que este vegetal é rico.
Além disso, a partir de um produto congelado, são possíveis distúrbios do sistema digestivo.
Folhas de repolho
Coelhos com prazer comem não apenas frutas de repolho, mas também folhas de vegetais. Na temporada, eles podem ser oferecidos frescos na mesma quantidade que o repolho. Criadores experientes não jogam este produto fora, mas o secam durante o inverno.
No tempo frio, dê folhas secas em vez de silagem. No inverno, os animais recebem vitaminas e minerais adicionais das folhas secas de repolho.
Como se alimentar?
Coelhos comem três vezes ao dia. A comida em cada refeição é diferente. Repolho não é recomendado como uma refeição independente. É melhor oferecê-lo em combinação com outros vegetais, ervas não mais do que uma vez por dia.
Crescimento jovem
O repolho é útil para coelhos em qualquer idade. No entanto, deve ser administrado não antes de um mês, mas de preferência com dois meses. O trato digestivo do coelho durante esse período apenas aprende a funcionar corretamente.
Até um mês de idade, os bebês comem apenas leite. Os demais produtos são introduzidos em sua dieta em pequenas quantidades e gradualmente.
Não é necessário começar a alimentar o repolho com coelhos mais cedo. É mais correto começar um pouco adicionando cenouras, alimentos compostos umedecidos, grama ou feno de alta qualidade. Se as crianças absorvem bem novos alimentos, você pode dar um pouco de folha de couve.
Você precisa começar com trinta gramas por dia, aumentando gradualmente a dose. Aos seis meses, a dose chega a trezentos a quatrocentos gramas por dia.
Você sabe As orelhas de coelho mais longas tinham quase oitenta centímetros de comprimento. Este registro foi gravado no Kansas em 2003.
É melhor misturar repolho com outros alimentos suculentos. Então será bem absorvido. Deve-se lembrar que o vegetal contribui para a formação excessiva de gases no intestino, principalmente em indivíduos jovens.
Adultos
Coelhos adultos recebem 600 gramas de repolho por dia. É administrado separadamente e como parte da alimentação suculenta. Recomenda-se não exceder as doses prescritas. Você pode substituir o repolho por uma refeição.
Tanto os animais jovens quanto os adultos recebem apenas vegetais de alta qualidade: frescos, sem mofo e podridão. O mesmo vale para a silagem das folhas de repolho, que alimentam os animais no inverno.
Alimentando outros produtos
Um coelho não pode comer apenas repolho. Para uma vida cheia, ele precisa de outro alimento. E alguns alimentos são inaceitáveis na dieta de coelhos. Mais sobre isso mais tarde.
Quais são úteis?
Criadores de coelho tentam diversificar o cardápio de suas cobranças.
Eles observam o que gostam e, com base nisso, formam uma dieta que deve consistir em verde, suculento e volumoso e deve incluir:
- cereais, por exemplo, aveia, ervilha;
- feno ou trevo fresco, alfafa, ervilhaca, tremoço;
- legumes como beterraba forrageira, abóbora, abobrinha;
- frutas, por exemplo maçãs, peras;
- alimentos compostos.
Se a alimentação for a parte principal do menu, minerais e vitaminas adicionais não serão adicionados. Se o animal é alimentado com alimentos naturais, eles devem ser adicionados. Isto é especialmente importante no inverno.Às vezes, os coelhos em amamentação e os coelhos recebem leite de cabra ou uma mistura para comida de bebê.
O que não pode ser alimentado?
Existem produtos que não podem ser alimentados, a saber:
- produtos lácteos;
- Tomates
- cebolas;
- berinjela;
- pepinos
- batatas novas;
- beterraba sacarina;
- arroz
- feijão preto e vermelho;
- ervilhas jovens;
- frutas exóticas;
- doces;
- doces;
- plantas venenosas.
Você sabe No coelho – útero bifurcado, para que possa carregar simultaneamente dois filhos de machos diferentes.
Dicas úteis sobre alimentação de coelhos
A saúde animal, a longevidade e a capacidade de gerar muitos filhos saudáveis dependem de nutrição adequada.Existem várias recomendações para uma alimentação adequada, a saber:
- você precisa escolher uma dieta adequada especificamente para seus animais;
- o menu não pode ser alterado com frequência, os coelhos não o toleram;
- a dieta deve ser variada;
- os alimentos proibidos desses animais não devem ser consumidos;
- coelhos não devem ser superalimentados;
- todos os produtos que você dá aos coelhos devem ser de alta qualidade, sem sujeira, mofo;
- os animais devem sempre ter água limpa em quantidades suficientes;
- você sempre deve remover os restos de comida para evitar sua podridão (isso contribui para o desenvolvimento de bactérias patogênicas e, consequentemente, a incidência de animais).
Coelhos sempre devem ter vegetais em suas dietas. Quanto ao repolho, podem ser oferecidas todas as suas variedades, exceto o repolho roxo. Se você administrar corretamente e não exagerar na quantidade, problemas de digestão em seus coelhos não surgirão.