Os avicultores modernos contam com cruzamentos de frangos de crescimento rápido e altamente produtivos; no entanto, essas aves geralmente são exclusivamente espécies de efeito estufa. Devido às peculiaridades de sua origem, eles não são capazes de suportar todos os tipos de infecções, portanto, requerem grande atenção e a quantidade de antibióticos durante a reprodução. Por esse motivo, muitos agricultores procuram uma alternativa mais segura e lucrativa que as framboesas geralmente se tornam. Este artigo descreve em detalhes todos os recursos dessa raça e também lista suas principais vantagens e desvantagens.
Um pouco de história
Framboesa (ou cuco Mechelen) - refere-se a uma das raças mais populares de galinhas do mundo. Surgiu há muito tempo, os primeiros híbridos de sucesso surgiram no século 19, nas proximidades da cidade belga de Mechelen (daí o nome da raça).
Criadores amadores locais criaram galinhas Mechelen com base nas melhores raças da época, graças às quais o híbrido resultante excedeu o progenitor várias vezes.
Você sabe Cuco Mechelinskaya criado ativamente na Rússia — Antes da revolução de 1917, era uma das raças mais comuns no estado. Vale ressaltar que a população local o chamou de nome exótico “cucum de raspberry”, do qual sua versão moderna se originou.
Hoje, não se sabe completamente quais espécies de frango participaram da formação de frango de framboesa, mas é sabido que os genes das galinhas Flandres, Xangai, Chinês, Flamengo, Falcão e Mechel, bem como das galinhas Bramsk, foram detectados no sangue desta ave.
Esta raça ainda é considerada um tesouro nacional da Bélgica, e os pratos das galinhas Malin são considerados uma iguaria belga especial. Apesar de mais de um século de história, essas galinhas são bastante populares hoje em dia, pois diferem não apenas na produtividade, mas também no sabor refinado da carne.
Característica geral
Esta raça tem características típicas que o resto das raças de carne de galinhas. Seu corpo é bastante denso e carnudo, mas isso não afeta sua graça.
Desde que os cucos Mechelen foram criados para criação sob condições livres, seu corpo grande não afeta a atividade da vida de maneira alguma, devido à qual o sabor característico da carne de frango com framboesa é saturado.
Aparência e padrão
A raça do cuco Mechelen tem as seguintes características:
Parte do corpo | Descrição do produto |
Cabeça | Tamanho médio. |
Pente | Estrutura pequena, simples e em forma de folha, com 4-6 dentes de um tom vermelho saturado. Sua borda posterior está sempre localizada estritamente horizontalmente ao corpo. |
Bico | Forte, curvado, comprimento médio. |
Neck | Comprimento médio, denso e poderoso. |
Peito | Ampla, redonda e densa, incha para fora. |
Barriga | Arredondado, carnudo, mas não pronunciado. |
Asas | Pequeno, geralmente encurtado, firmemente pressionado ao corpo. Sempre paralelo ao corpo. |
Cauda | Curto, definido em um ângulo de 40-45 ° com o corpo. |
Patas | Poderoso, denso e carnudo. Seu lado interno é coberto com plumagem densa. |
Plumagem e cor | É bem desenvolvido, sob uma pena principal densa há uma camada bastante densa de cotão. A cor da plumagem adquire um ornamento listrado ou manchado. Na maioria das vezes, as cores branca e preta são combinadas. Às vezes, pode haver híbridos com branco, azul, prata ou colombiano. |
Importante! A criação compulsória está sujeita a espécimes com pernas longas, peito liso e cor corporal excessivamente leve, sem um ornamento distinto.
Temperamento
Este frango é atraente não apenas em produtividade e aparência brilhante, mas também em caráter. Os representantes da raça se distinguem pelo comportamento afetuoso, pacificado e calmo. Eles não são caracterizados por barulho e barulho excessivo, portanto, manter em casa até algumas dezenas de indivíduos não causará problemas adicionais.O galo no galinheiro mantém uma hierarquia e ordem estritas, para que as fêmeas estejam sempre cheias e calmas por segurança. Quando atacado por roedores ou pequenos predadores, ele pode estar decisivamente atrás do rebanho, mas sua agressão a uma pessoa não se manifesta de forma alguma.
Você sabe O cuco Mechelen ganhou suas únicas "pernas desgrenhadas" devido ao cruzamento dos primeiros híbridos com falcões. Após o cruzamento, a característica se tornou tão estável que o acasalamento subsequente com outras raças não afetou sua presença no genótipo.
Vantagens e desvantagens
- As principais qualidades positivas das galinhas de framboesa:
- corpo grande e carnudo;
- excelente sabor e características nutricionais da carne;
- ganho de peso rápido;
- alta resistência a várias infecções e mudanças repentinas nas condições climáticas;
- despretensão às condições de detenção;
- aparência única e estética.
- Os lados negativos da raça incluem:
- alta gula;
- capricho na dieta e qualidade da alimentação;
- instinto subdesenvolvido de incubação;
- baixa produtividade de ovos.
Regras de Conteúdo
A fim de garantir que os cucos Mechelen não apenas tenham uma taxa intensa de ganho de peso, mas também produção de ovos, o pássaro deve definitivamente criar as condições mais favoráveis. Apesar de a raça parecer bastante exótica, sua manutenção não exigirá recursos adicionais.
Portanto, você pode obter carnes e ovos de alta qualidade dessas galinhas em absolutamente qualquer fazenda que contenha uma quantidade mínima de equipamentos e todos os tipos de edifícios para atendimento.
Equipamento para aves
A raça pode crescer e se desenvolver no galinheiro mais simples. A altura recomendada de tal estrutura está na faixa de 1,2 a 1,5 m, no entanto, as galinhas podem viver com segurança em salas grandes. O tamanho ideal do galinheiro é calculado com base no número de animais, cada indivíduo deve ter pelo menos 0,2 metros quadrados. espaço livre.
Tais estruturas são geralmente feitas de madeira, tijolo ou materiais de concreto, embora seja recomendável que o piso seja feito exclusivamente de madeira natural resistente à umidade. Isso ajudará a proteger as patas das galinhas da hipotermia no inverno. O revestimento do piso deve ser coberto com palha, feno ou serragem com uma camada de 10 a 15 cm.
Isso não apenas garante uma ótima higiene no galinheiro, mas também cria um microclima especial para o pássaro. Além disso, poleiros e ninhos devem ser instalados no galinheiro.
Requisitos básicos para poleiros:
- eles devem fornecer a um indivíduo pelo menos 25 cm de espaço livre;
- instale-os em cascata, a uma distância mínima de 40 a 50 cm entre si;
- o material para poleiros é uma viga arredondada e polida com uma seção de 4x5 cm;
- fixe-os em uma parte do galinheiro longe da entrada, longe das janelas de ventilação.
- as dimensões da estrutura devem estar dentro de 35x35x35 cm;
- os ninhos são montados em várias camadas, a uma distância de cerca de 50 cm uma da outra (do chão até a primeira camada, um espaço de pelo menos 60 cm deve ser mantido);
- o fundo dos ninhos é coberto com uma camada de palha de 10 a 15 cm;
- a base para o ninho deve ser de madeira de alta qualidade, não tratada, com produtos químicos;
- o número de tais estruturas é calculado estritamente; um ninho deve servir não mais que 3-4 galinhas.
O edifício deve fornecer às galinhas um microclima especial: no inverno esta temperatura não é inferior a +10 ... + 15 ° C, no verão - cerca de +20 ... + 25 ° C. No inverno, o pássaro pode tolerar com sucesso uma diminuição de temperatura a curto prazo no galinheiro para +5 ° C.
Além disso, o pássaro não gosta de alta umidade; portanto, no galinheiro, você deve definitivamente criar vários orifícios de ventilação que fornecem umidade dentro de 60%. No inverno, o edifício não deve apenas ser aquecido, mas também destacado.
Nesse caso, o horário de verão das galinhas deve ser de 10 a 12 horas, caso contrário, a produtividade dos ovos diminui drasticamente.
Cuidado
O cuidado adequado ajudará a garantir as melhores condições sanitárias e higiênicas das áreas de contenção de aves. Eles limpam o galinheiro quando ficam sujos; no entanto, o lixo deve ser atualizado para um novo pelo menos uma vez por semana.
O galinheiro e seu conteúdo pelo menos 1 vez por mês requerem limpeza geral. Para isso, as paredes, o piso, os poleiros, os ninhos etc. são limpos de fezes com a ajuda de soluções de sabão.Para evitar o desenvolvimento de fungos e infecções após a limpeza geral, o galinheiro deve ser desinfetado. Para fazer isso, toda a sala e o equipamento interno são cuidadosamente tratados com líquidos esterilizantes (solução de formalina a 2% ou análogos).
Na sua ausência, o galinheiro pode ser queimado com uma chama aberta usando um maçarico.
Para impedir o desenvolvimento de pulgas e outras pragas na plumagem de galinhas, os chamados banhos zonais são equipados em seus locais de detenção. São recipientes especiais, cobertos com uma fina mistura granular.
Durante o "banho", a mistura sai da plumagem de todos os tipos de parasitas. Assim, as galinhas conseguem se livrar delas naturalmente, sem produtos químicos nocivos.
Eles fazem banheiras com recipientes de madeira, plástico ou metal, medindo 100x70x20 cm (LxWxH). Uma mistura de cinza triturada e areia do rio (1: 1) é frequentemente usada como carga. Para melhorar a capacidade de limpeza da mistura, às vezes são adicionados 10 a 15% da massa total de turfa ou argila descascada.
Pátio ambulante
Os cucos Mechelen, em especial, não precisam de um pátio para caminhadas, o que torna possível criá-los isoladamente, em células separadas. No entanto, esse conteúdo afeta negativamente a qualidade da carne, bem como suas propriedades aromáticas, portanto, em uma fazenda particular, você não pode ficar sem um pátio separado perto do galinheiro.
Equipe-o em uma colina no galinheiro ou na área próxima, com um cálculo de 1 metro quadrado. áreas de 3-4 indivíduos.A área sob o pátio de pedestres deve estar na sombra, perto da vegetação arbórea, pois no verão o sol pode causar choque térmico nas galinhas. Se não houver tais condições no local, o pátio para caminhadas é coberto com uma cobertura de polietileno opaco ou qualquer outro material de cobertura, à sua escolha.
Uma cerca de malha de plástico ou metal, com uma altura de 1 a 1,2 m, é instalada em torno do perímetro do pátio de pedestres.Uma estrutura mais alta é impraticável, pois essa raça é privada da capacidade de voar.
Bebedouros e taças
Os cochos e as taças são um acessório obrigatório não apenas para o galinheiro, mas também para o quintal de uma caminhada. Eles estão equipados em um local separado, protegido da luz solar direta. Hoje, existem muitos modelos de fábrica, mas para economizar dinheiro, eles geralmente são feitos de forma independente.
Para isso, madeira, metais agressivos ou polímeros de qualidade alimentar são adequados.
O alimentador geralmente é uma pequena caixa retangular com uma altura e largura de pelo menos 10 x 10 cm. O comprimento do alimentador é selecionado em relação ao número de animais, de modo que pelo menos 10 a 15 cm por indivíduo. e virar.
Qualquer recipiente aberto pode servir como uma tigela para beber, mas geralmente com os agricultores é um recipiente com um volume de cerca de 5-6 litros.
As bacias e os bebedouros devem ser limpos diariamente, caso contrário podem se tornar uma fonte de infecção de galinhas com infecções. O alimentador é limpo diariamente ou após cada troca de alimentação. Uma vez por semana, eles devem ser limpos com água e sabão e completamente desinfetados durante a limpeza geral.A água no copo é trocada diariamente 1-2 vezes ao dia, a limpeza e desinfecção do tanque são realizadas em conjunto com o alimentador.
Importante! Os alimentos nos alimentadores não devem estagnar, por isso são polvilhados em pequenas porções; caso contrário, alimentos estragados podem se tornar uma fonte de graves distúrbios digestivos e intoxicação do pássaro, incluindo a morte.
Mudança de postura e muda de ovo
A muda sazonal ocorre em galinhas no meio ou no final do outono. Neste momento, as galinhas diminuem acentuadamente ou a produção de ovos para completamente. A duração deste período depende da saúde geral das galinhas, mas em média não excede 6-7 semanas.
A mudança de plumagem é acompanhada por uma enorme perda de vitaminas e microelementos, portanto, durante esse período, a ave deve definitivamente incluir todos os tipos de suplementos vitamínicos e minerais na dieta.
Dieta de frango adulto
Antes de elaborar uma ração para essas galinhas, é imperativo lembrar que esta ave pertence a raças de carne altamente produtivas. Isso significa que, durante o primeiro ano de vida, essas galinhas aumentam rapidamente a carne e isso afeta seriamente a atividade dos processos metabólicos em seu corpo.
No resultado final, com uma dieta desequilibrada, a qualidade dos produtos à base de carne diminui acentuadamente e os depósitos de gordura se acumulam na carne da dieta.Alimente o pássaro 2-3 vezes ao dia, de acordo com um cronograma bem estabelecido. Um pássaro adulto precisa de cerca de 250 a 300 g de alimento por dia. Metade deste volume deve ser seco, alimentos altamente nutritivos, a segunda parte é cuidadosamente picada de legumes e ervas frescas.
A dieta mais rentável e apropriada será baseada em alimentos compostos especiais para galinhas de carne ou em grãos de alta qualidade.
Além da alimentação principal, as galinhas também devem receber produtos de origem animal, pois oferecem uma oportunidade para melhorar a qualidade dos produtos à base de carne, além de aumentar a digestibilidade da alimentação principal. Para isso, recebem restos de peixe, farinha de peixe ou carne, miudezas picadas.
Também é aconselhável dar giz às aves, cascas de ovos e outras fontes de cálcio.
Importante! Preparações hormonais para galinhas de framboesa são contra-indicadas, pois causam obesidade, o que reduz a qualidade dos produtos à base de carne às vezes.
Criação de jovens
Prepare-se para a criação de galinhas deve ser adiantado. Apesar de começarem a trotar aos 5-6 meses, as galinhas com 1 a 2 anos são as mais adequadas para a criação. Nos machos, a situação é diferente: machos jovens de 6 a 12 meses são escolhidos para reprodução, caso contrário, a porcentagem de óvulos fertilizados é reduzida significativamente.
Para impedir a competição no galinheiro, deve haver pelo menos 8 galinhas por galo. Pequenos indivíduos são selecionados para reprodução, pois são os que apresentam maior produtividade.
Incubação de ovos
Apesar do fato de que as galinhas correm voluntariamente para chocar os ovos fertilizados, depois de um tempo jogam uma embreagem, os ovos precisam ser colocados em uma incubadora. Mas nem todos os ovos são adequados para isso, então cada agricultor deve selecioná-los cuidadosamente.
Adequados para postura são os ovos de tamanho médio, com uma superfície perfeitamente plana, sem inclusões. Ovos excessivamente sujos também estão sujeitos a rejeição, pois a sujeira interfere no acesso de oxigênio ao embrião a partir do exterior.
Antes de colocar os ovos e a incubadora deve estar preparada. A incubadora e a sala que os acompanha são cuidadosamente limpas e desinfetadas com cloreto de cal, após o que é realizado um lançamento preliminar de toda a instalação.
Após cerca de 8 a 10 horas, os ovos são trazidos para a sala com uma incubadora e mantidos a uma temperatura de +25 ° C, isso acelerará o desenvolvimento do embrião e também evitará mudanças bruscas de temperatura.
O início do marcador geralmente ocorre à noite, cerca de 18 horas, antes desse horário a incubadora deve ser aquecida e colocada em operação.Imediatamente antes da desinfecção dos ovos, é possível aumentar o rendimento de animais jovens em até 90-95%, além de evitar a infecção de recém-nascidos por microorganismos patogênicos.
Para esses fins, use uma solução a 1-1,5% de peróxido de hidrogênio ou permanganato de potássio, que é cuidadosamente limpa com cada ovo.
O cronograma de incubação dos ovos é o seguinte:
Duração de dias (após o marcador) | Temperatura ° C | Humidade% |
5—6 | +38 | 60—70 |
7—11 | +37,5 | 35—45 |
11—20 | +37,3 | 70—80 |
Por volta do vigésimo dia após a postura dos ovos na incubadora, a eclosão ocorre. Se o processo foi realizado corretamente, os primeiros filhotes aparecem de manhã ou mais perto do jantar. Os recém-nascidos são retirados ao mesmo tempo, até que a incubadora não possa ser aberta.
Cuidados e alimentação de pintinhos
Nos primeiros dias, as galinhas precisam de cuidados especiais. Eles são colocados em um tanque separado de 20 a 25 indivíduos por 1 metro quadrado. e iluminado o tempo todo usando uma lâmpada de mesa.Depois disso, eles são transplantados para uma cerca separada e mantidos por várias semanas a uma temperatura de +25 ... + 28 ° C, após o que podem ser gradualmente transferidos para condições naturais.
As galinhas são alimentadas nos primeiros 7 a 10 dias a cada 2 horas, e todos os tipos de mistura de cereais moídos, milho com adição de ovos cozidos e grama cortada são os mais adequados.
Por volta das 2 semanas de idade, batatas cozidas, legumes frescos e queijo cottage com baixo teor de gordura são adicionados à dieta do frango. A essa altura, eles são alimentados cerca de 4 vezes ao dia. De cerca de 3-4 semanas, as galinhas são transferidas para uma dieta adulta (3 vezes ao dia) e a alimentação adulta é gradualmente introduzida em sua dieta.
Vacinação de animais jovens
A vacinação é um pré-requisito para a manutenção de galinhas. Um permite aumentar a viabilidade das galinhas, além de evitar sérias perdas. Portanto, eles recorrem ao procedimento quase desde os primeiros dias de vida das galinhas.
É utilizado o seguinte esquema de vacinação para pintos:
Idade | Que doença |
1º dia | Doença de Marek |
5-7 dias | Paracox |
3-18 dias | Bronquite infecciosa, doença de Newcastle |
24-27 dias | Doença de Gumboro |
28 dias | Doença de Newcastle |
8 semanas | Doença de Newcastle |
10 semanas | Bronquite infecciosa |
14 semanas | Doença de Newcastle, bronquite infecciosa |
16-18 semanas | Varíola, anemia, encefalomielite, bronquite infecciosa, doença de Gumboro e Newcastle |
Além disso, diferentemente dos cruzamentos modernos, essas galinhas são capazes de reprodução independente; portanto, ao criar uma raça, isso elimina o custo do crescimento jovem.