Os crescimentos que aparecem nas patas das galinhas e causam sérios inconvenientes às aves são um problema que é familiar a todos os avicultores. Vamos tentar descobrir por que isso acontece, que doença pode testemunhar, como tratá-la e, o mais importante, quais medidas devem ser tomadas para evitar a ocorrência de tais problemas em aves.
As principais razões para o aparecimento de crescimentos nas patas de galinhas
Problemas com patas em galinhas podem ocorrer por vários motivos, e nem todos estão diretamente relacionados a cuidados inadequados.
As fontes condicionalmente possíveis do aparecimento de tais sintomas podem ser divididas em cinco grandes grupos:
- Patologias genéticas (doenças congênitas).
- Doenças infecciosas de natureza invasiva (associadas à ação de vírus, germes, carrapatos, helmintos e outros parasitas).
- Doenças causadas por imunidade fraca e falta de vitaminas.
- Doenças associadas a processos metabólicos prejudicados no corpo.
- Doenças que afetam diretamente as articulações e tendões (por exemplo, devido a danos mecânicos).
Às vezes, é difícil determinar a causa exata da doença, uma vez que a patologia pode ser causada por uma combinação de vários fatores desfavoráveis.
Em particular, um pássaro enfraquecido devido à falta de genética ou falta de vitaminas é mais suscetível a doenças bacterianas, virais e outras doenças invasivas do que um frango forte e saudável, mantido em condições sanitárias ideais.Assim, os fatores que aumentam a probabilidade de crescimento nas patas das galinhas devem definitivamente incluir:
- uma dieta desequilibrada, em particular, uma falta na nutrição das aves das vitaminas e minerais necessários;
- estresses das galinhas (incluindo exceder os padrões de ruído no galinheiro, uma mudança acentuada na iluminação, aglomeração, mudança para um novo local, um conflito no rebanho, vacinação malsucedida, ferimentos, ataque de predadores, presença de roedores na casa, violação do regime alimentar, fome, sede etc.);
- violação de temperatura e umidade;
- lixo sujo e molhado;
- outras violações das condições sanitárias ao manter aves domésticas.
Que doenças o aparecimento de crescimentos indica
Assim, o aparecimento de crescimentos nas pernas das galinhas pode ser o único problema, como, por exemplo, a knemidocoptose, e pode ser um sinal de uma patologia interna mais séria.
Nos dois casos, é impossível ignorar esse sintoma, pois isso pode levar a:
- necrose dos dedos e subsequente claudicação;
- complicações da doença até a morte;
- espalhar a infecção para outros membros do rebanho;
- isolamento de um indivíduo doente por seus membros da tribo, incluindo aqueles acompanhados por descamação severa, impedindo o acesso a alimentos e bebidas, o que geralmente leva à morte de um pássaro.
Você sabe Uma hierarquia estritamente estabelecida opera no rebanho de galinhas, onde cada indivíduo dá seu próprio passo nessa escada social. Para se comunicar, as galinhas usam pelo menos 24 sons diferentes e um número ainda maior de caracteres arquivados com a ajuda da “linguagem corporal”.
À medida que o filme engrossa e novas deformações da pele com o bico do pássaro, os crescimentos adquirem a estrutura de um bolo de camadas, coberto com placas escamosas de cor branca ou cinza, que podem rachar com o tempo.
Tendo encontrado esses sinais, geralmente acompanhados por uma mudança no comportamento do pássaro (ansiedade, recusa em comer, evitando o contato com outros membros do rebanho), o agricultor precisa tomar medidas urgentes, antes de tudo, estabelecer um diagnóstico preciso.
Considere algumas das doenças mais comuns de galinhas que causam complicações nas pernas, inclusive na forma de tumores e crescimentos.
Knemidocoptose
A knididocoptose, conhecida popularmente como "perna calcária", é a mais perigosa, mas ao mesmo tempo a razão mais simples para o aparecimento de crescimentos nas pernas de galinhas.
Perigosa, porque é a única doença possível com sintomas semelhantes, que é altamente infecciosa, se espalhando rapidamente para aves saudáveis e, além disso, perigosa não apenas para galinhas, mas também para humanos.Simples, já que seu agente causador é bem conhecido, ele age não no corpo do pássaro, mas diretamente na pele (mais precisamente, sob ele) e, portanto, pode ser destruído com a ajuda de um medicamento específico.
Importante! A knididocoptose é uma doença causada pelos ácaros da família Sarcoptidae, a saber, duas de suas espécies - Knemidocoptes mutans e Knemidocoptes laevis. Sua expectativa de vida é de cerca de 8 semanas, período em que cada indivíduo do sexo feminino deposita cerca de 10 larvas.
O ciclo de vida desses parasitas envolve a ativação na estação quente, de maio a setembro, portanto, esse período é o período mais provável para a infecção. A iluminação inadequada da casa contribui para a infecção.
Antes de tudo, o carrapato infecta galinhas enfraquecidas, portanto, condições inadequadas de rebanho aumentam muito o risco de uma epidemia.
Uma vez na pele de um pássaro, um carrapato quase invisível aos olhos (o comprimento do corpo não excede 0,5 mm) atinge a cobertura do chifre nas patas, morde-o, assenta e começa a se multiplicar, alimentando-se de células da pele, linfa e secreções purulentas posteriores, que são formadas na pele como resultado da vida do parasita.
O período de incubação dura de 3 a 6 meses, durante os quais não são observados sinais óbvios da doença. (é por isso que se acredita que galinhas com até 5 meses de idade não sofram de knemidocoptose), após o que os primeiros sintomas aparecem, a saber:
- danos à pele nas patas;
- o aparecimento de tumores e tumores, acompanhados de coceira intensa (o pássaro se comporta de maneira inquieta e constantemente bica áreas problemáticas);
- uma mudança na estrutura da pele nas pernas (sua superfície é coberta com esfoliantes escamas e um revestimento leve);
- alterações dolorosas nas articulações, manifestações reumáticas, artrite, necrose tecidual (em estágios posteriores).
Drogas acaricidas são usadas para tratamento.
Artrite e tenossinovite
Entre as doenças associadas aos processos inflamatórios nas articulações e tendões, deve-se chamar primeiramente artrite e tendovaginite, respectivamente.Ambas as patologias podem ser causadas por uma variedade de razões - desde defeitos congênitos aos efeitos de ferimentos ou à ação de um parasita no corpo da galinha. Ao mesmo tempo, a probabilidade de doença aumenta se os pássaros estiverem andando em superfícies frias, molhadas e sujas por um longo tempo.
Importante! A artrite (inflamação das articulações e tecidos adjacentes) é mais característica das galinhas, principalmente de frangos de corte, enquanto as aves adultas tendem a sofrer de tendovaginite (inflamação dos tendões).
Os principais sintomas da doença:
- movimento limitado (caminhar causa dor de galinha, então ela tenta se mover o menos possível);
- claudicação (caindo em uma perna);
- incapacidade de permanecer no poleiro;
- aumento da temperatura corporal local na área das patas;
- o aparecimento de inchaço e vermelhidão na área da articulação ou tendão, às vezes a articulação acaba;
- cãibras (em casos graves).
Por via de regra, o tratamento é acompanhado por terapia antibacteriana - o uso de medicamentos com sulfa e antibióticos, principalmente o grupo penicilina (Ampicilina, Benzilpenicilina, etc.).
Gota
A gota é um exemplo vívido de uma doença associada a uma violação dos processos metabólicos no corpo e, infelizmente, progredindo rapidamente. Tecnicamente, sua essência é interromper o metabolismo da purina e aumentar o nível de sais de ácido úrico no sangue e, consequentemente, o acúmulo de excesso desse ácido nos músculos e articulações.No entanto, as razões que levam a essa patologia em galinhas (assim como em humanos) ainda são desconhecidas pela ciência. Os cientistas sugerem que a gota pode se desenvolver devido a alimentos de baixa qualidade, em particular, contendo nitratos e outros aditivos químicos, além de mobilidade limitada (conteúdo celular, alta aglomeração).
Os sintomas da gota são conhecidos por todos - em aves e humanos, a doença prossegue de forma idêntica:
- a atividade diminui, apatia e letargia se manifestam;
- os membros assumem uma forma deformada, ainda mais perceptível;
- articulações perdem mobilidade;
- nas pernas existem focas, inchaço, neoplasias e crescimentos.
O tratamento consiste no uso de medicamentos especiais que removem o ácido úrico das articulações na corrente sanguínea e depois no corpo, bem como em uma dieta especial (conteúdo limitado de proteínas nos alimentos).
Dedos encaracolados
O termo "dedos encaracolados" refere-se a uma condição dolorosa expressa no fato de que o pássaro não pode endireitar as pontas dos dedos, o que complica muito seu movimento.
Os sintomas são tão óbvios que é quase impossível cometer um erro no diagnóstico, principalmente porque a doença ocorre, em regra, em galinhas logo após o nascimento (outro sinal característico). Essa condição é acompanhada por uma desaceleração do crescimento e geralmente termina com paralisia e morte de membros.Uma das possíveis razões para o desenvolvimento de dedos encaracolados é uma deficiência de vitamina B2 no corpo da ave, por isso é muito importante alimentar as galinhas de maneira equilibrada.
No entanto, a paralisia das pernas também pode ocorrer como resultado de patologias genéticas ou ser o resultado de violações graves das condições de detenção - por exemplo, em células com um revestimento de malha no chão ou com um piso muito frio.
Não há tratamento específico. Os indivíduos afetados por sua própria segurança são separados do rebanho principal e alimentados com alimentos com alto teor de riboflavina ou simplesmente mortos.
Você sabe Em 1945, ocorreu um incidente incrível na América: um galo não só não morreu depois que sua cabeça foi cortada, mas também viveu depois disso ... por dois anos, colocando comida diretamente na garganta de uma pipeta. O mais interessante é que o proprietário empreendedor de Mike (o chamado galo) começou a mostrar o seu, para dizer o mínimo, um animal de estimação incomum por dinheiro, tendo ganho quase US $ 10.000 por mês!
A chamada curvatura dos dedos tem uma natureza semelhante, que se manifesta no fato de que o frango, ao caminhar, não se transforma em todo o pé, mas em sua superfície lateral.
Se a causa da curvatura ou curvatura dos dedos for devida a falhas genéticas, as aves com sintomas semelhantes devem ser estritamente excluídas da criação.
Maneiras de tratar doenças
Como a natureza dos crescimentos nas patas das galinhas pode ser completamente diferente, não existe um método único para tratar esse problema. A terapia não deve ter como objetivo eliminar os sintomas, mas combater a doença que os causou.
Tratamento medicamentoso
A ciência e a farmacologia veterinárias modernas têm uma grande variedade de medicamentos eficazes que podem ser usados para lidar com muitas doenças que afetam as aves da fazenda, incluindo doenças que causam complicações nas pernas. Considere o mais comum desses medicamentos.
Ectomine
O Ektomin é um medicamento inseticida fabricado na Suíça usado para tratar a knemidocoptose e outras doenças causadas por artrópodes, helmintos e alguns outros parasitas. A substância ativa é a cipermetrina, um piretróide sintético.Forma de lançamento - uma emulsão de uso externo. De acordo com as instruções do fabricante, o medicamento é destinado a bovinos e bovinos de pequeno porte, além de ovinos. No entanto, na prática, um agente de baixa toxicidade demonstrou ser eficaz contra aves.
A emulsão é diluída em água na proporção de 1 ml por 1 litro (1: 1000). A solução resultante é usada como um banho no qual você precisa manter um pássaro doente por 60 segundos. Após 2 semanas, o re-tratamento é realizado.
Triclorometofos
O "triclorometofos" é outro medicamento inseticida e acaricida usado, em particular, para o tratamento da knemidocoptose. A toxicidade do medicamento é superior à do Ectomine. Além dos Knemidocoptes adultos, o medicamento também tem um efeito prejudicial em suas larvas.
O uso da droga é possível de duas maneiras - pulverizando as áreas afetadas ou tomando banho. A escolha depende do número de indivíduos doentes e da gravidade de sua condição. Para a pulverização, o concentrado emulsificável é diluído com água na proporção de 1: 200 (solução a 0,5%), para banho - na proporção de 1: 400 (solução a 0,25%).
Butox
"Butoks" é uma preparação sistêmica destinada ao tratamento e tratamento profilático de salas onde as aves estão localizadas. Eficaz contra vários carrapatos, pulgas, insetos e outros ectoparasitas. A substância ativa é deltametrina.A concentração da solução de trabalho é de 0,9% do medicamento (1 ampola deve ser diluída em 1,3 litros de água). Se houver suspeita de knemidocoptose, a ave doente em grupos ou individualmente é banhada em um recipiente com uma preparação diluída, após 10 dias o procedimento é repetido.
Um método alternativo de aplicação é a pulverização. Nesse caso, o medicamento é diluído na proporção de 1: 1000 ou 1: 500, após o que, com a ajuda de uma pistola de pintura, a solução final é aplicada nas pernas e em todo o corpo do pássaro (cada pena deve ser processada).
"Mara Garden"
"Mara-garden" é o nome comercial do medicamento ASD-3, que tem um efeito anti-séptico e restaurador pronunciado. Ao contrário dos agentes descritos anteriormente, este medicamento é especificamente destinado ao tratamento de doenças de pele em animais, incluindo úlceras, dermatites e outras lesões de várias naturezas.
Ao mesmo tempo, o fármaco não tem um efeito acaricida pronunciado, sua tarefa é apenas interromper os processos inflamatórios, impedir a purificação de feridas, acelerar sua cicatrização e regeneração tecidual e também melhorar o estado geral da pele.Você sabe Surpreendentemente, galinhas selvagens que vivem no ambiente natural (existem apenas quatro) são tão hábeis e destemidas que, segundo as estatísticas, são salvas de ataques de predadores em nove em cada dez casos.
É aplicado topicamente, ou seja, aplicando-se às áreas afetadas da pele com a captura obrigatória de tecido saudável. Três tratamentos são geralmente usados em intervalos semanais.
Akarin
"Acarin" é um acaricida de inseto que pertence ao grupo de lactonas macrocíclicas e infecta carrapatos e outros ectoparasitas pelo método de contato intestinal. Este medicamento é amplamente utilizado no tratamento de plantas de jardim, no entanto, para o tratamento da knemidocoptose, ele deve ser comprado na forma de um gel.
O medicamento é simplesmente aplicado aos pés de um pássaro afetado. Se necessário, o procedimento pode ser repetido após alguns dias.
Linha de frente
"Front Line" - uma ferramenta francesa eficaz para combater ectoparasitas em animais, produzida sob a forma de spray. A substância ativa é o fipronil - um inseticida de amplo espectro.O medicamento deve ser pulverizado nas áreas afetadas da pele do pássaro, no entanto, isso deve ser feito ao ar livre ou em frente a uma janela aberta para evitar que o medicamento seja espalhado nas membranas mucosas do trato respiratório.
Importante! Uma das vantagens do Front Line em relação a outros medicamentos é a sua disponibilidade: este medicamento pode ser comprado em qualquer loja de animais, pois é um remédio comprovado para pulgas e carrapatos em animais domésticos - gatos e cães.
Tratamento com remédios populares
Os remédios populares para combater os crescimentos nas pernas das galinhas geralmente se resumem à desinfecção convencional e, portanto, são significativamente inferiores em eficácia ao tratamento médico (especialmente se for realizado corretamente, de acordo com as recomendações de um veterinário).
No entanto, se os sintomas da doença forem leves, uma reação rápida com as "avós" pode ajudar muito melhor do que os cuidados médicos tardios.
Então, quando havia problemas com as patas de uma galinha, nossos ancestrais usavam meios como:
- óleo de girassol aquecido misturado com óleo sólido (1 colher de sopa por 150 ml);
- banhos de sabão;
- alcatrão de bétula;
- creolin (carvão livre de fenólico);
- "Karbofos" ou "Clorofos" (solução a 1%).
O princípio do uso desses fundos pode ser diferente. Assim, por exemplo, o óleo vegetal aplicado às patas de um pássaro simplesmente bloqueia o acesso do parasita ao oxigênio, que deveria causar sua morte (embora a eficácia dessa medida para os Knemidocoptes, que parasitam profundamente sob a pele, seja uma questão em aberto).O alcatrão tem um odor desagradável que os carrapatos não gostam e é projetado para assustá-los, no entanto, para o próprio frango, esses miasmas são muito estressantes. “Karbofos” e “Clorofos” são medicamentos acaricidas comprovados; no entanto, diferentemente dos medicamentos veterinários listados acima, eles são altamente tóxicos.
Assim, a resposta para a questão de saber se é aconselhável recorrer a métodos de tratamento questionáveis do ponto de vista da eficiência e segurança no século XXI, se houver uma alternativa civilizada, cada agricultor poderá encontrar por si mesmo.
Importante! Independentemente de o tratamento ser realizado com medicamentos veterinários ou remédios populares, ele deve ser acompanhado de um tratamento desinfetante completo do galinheiro, troca regular de roupa de cama e outras medidas preventivas para impedir a propagação da infecção.
Prevenção do aparecimento de crescimentos em galinhas em pé
Para que as patas de todos os membros do rebanho de penas permaneçam saudáveis, é necessário eliminar as principais causas de doenças em galinhas - tanto infecciosas quanto não infecciosas.
O pacote padrão de medidas preventivas inclui:
- Realização de um exame regular de cada indivíduo, a fim de identificar atempadamente os primeiros sinais de danos nas patas ou outras patologias.
- Isolamento imediato de indivíduos doentes.
- Conformidade com a limpeza no galinheiro, limpeza regular das instalações e troca de lixo.
- Organização na sala onde as galinhas são mantidas, condições necessárias para a saúde das aves - temperatura, umidade, iluminação, ventilação, isolamento acústico, etc.
- Monitoramento cuidadoso da dieta - uso de alimentos de alta qualidade, equilíbrio adequado, alimentação rigorosa das aves de acordo com o regime, etc.
- Uso de alimentadores altos e tigelas para evitar que o pássaro os pise ou aspire comida (derramando água) na roupa de cama. Caso contrário, as patas das galinhas ficarão úmidas e, juntamente com as fezes bicando com a comida, patógenos de infecções perigosas entrarão em seu corpo.
- Uso de quarentena de duas semanas para todas as aves recém-adquiridas.
- Abate de indivíduos com sinais de anomalias congênitas para prevenir a manifestação dessas doenças em animais jovens.
- Vacinas de rotina oportunas.
- Prevenção do uso de antibióticos para prevenção de morbidade e sem a indicação direta de um veterinário (a fim de evitar a formação de cepas microbianas resistentes a medicamentos antibacterianos).
Tendo resolvido todos esses problemas, o agricultor com um alto grau de probabilidade não precisará tratar doenças da pata de galinha - seja com medicamentos ou remédios populares.