O conteúdo de codornas é um negócio bastante problemático, no qual é necessário levar em consideração muitos fatores para o rendimento de qualidade de carne e ovos. Mas quando os animais de estimação começam a se beijar, os iniciantes na criação de aves são frequentemente perdidos e até desistem. Isso não precisa ser feito - é necessário identificar a causa e eliminá-la.
Você sabe Ovos de codorna podem ser comidos crus com segurança - esse pássaro não é suscetível à salmonelose.
Por codorna beijar uns aos outros
Os pássaros inclinam a cabeça para os vizinhos da gaiola devido a vários fatores - desde condições inaceitáveis de detenção até a luta pela liderança na equipe. Você deve olhar cuidadosamente para os pássaros, talvez algo não lhes convenha na gaiola ou no ambiente.
Densidade de aterrissagem
Codornizes no nível genético são programadas para a liberdade, das quais as pessoas as privam artificialmente. O estado psicológico da ave depende diretamente da densidade de plantio nas células. Se o território é muito restrito, torna-se agressivo e atacará aqueles que estão muito próximos.
Você não pode superpovoar as células; ao distribuir pássaros sobre elas, siga estas regras:
- em gaiolas grandes por 1 m², deve haver até 120 indivíduos;
- em pequenas gaiolas apertadas, cada codorna precisa de pelo menos 130 cm² de espaço.
Importante! Ótimas condições de detenção - até 30 animais de estimação em uma gaiola com dimensões 90x40 cm.
Dieta desequilibrada
A nutrição é o componente mais importante quando cultivada em massa. Os animais de estimação podem sofrer alguma privação nas condições de detenção, mas precisam ser alimentados com alimentos nutritivos e de alta qualidade. A ausência de uma quantidade suficiente de vitaminas e minerais afetará a aparência das codornas - a postura mudará, as penas começarão a cair, as erupções cutâneas aparecerão.
Se tais sintomas forem detectados, um conjunto de medidas será adotado:
- aumentar a quantidade de alimento - um indivíduo precisa de 30 a 35 g de alimento por dia;
- uma quantidade maior de resíduos de legumes, milho, carne e peixe é introduzida na dieta - isso aumentará o nível de proteína no corpo;
- verifique a qualidade dos alimentos - pode valer a pena mudar de grãos artesanais para alimentos de fábrica.
Modo de pouca luz
O brilho insuficiente ou a inconsistência da iluminação também podem tirar codornas de si mesmas e bicar seus vizinhos. O horário de verão para essas aves deve ser de 12 a 14 horas de iluminação estável.
Possíveis problemas de iluminação que fazem com que os pássaros mordam a cabeça um do outro:
- nítida inclusão de iluminação após uma longa escuridão;
- cintilação e piscamento das lâmpadas devido a mau funcionamento ou picos de energia;
- horas totais longas ou curtas de luz do dia;
- lâmpadas muito brilhantes ou escuras;
- a célula está muito perto da fonte de luz;
- quantidade insuficiente de radiação ultravioleta.
Importante! Com a diluição celular, um bom fator calmante para animais de estimação será a preservação da proporção natural - 4–5 fêmeas por macho.
Calado ou falta de ventilação
Este morador das estepes está acostumado a estar em grama alta, onde não há rajadas fortes de vento e há apenas um leve golpe. Nas instalações para manter codornas, é necessário excluir correntes de ar que causam desconforto às aves. Além disso, a estagnação do ar é extremamente indesejável. Tanto os rascunhos quanto a diminuição do nível de oxigênio em uma atmosfera permanente podem tirar os pássaros de si mesmos. Um estado estressante leva a consequências imprevisíveis - eles podem começar a morder a cabeça um ao outro.
Lute pela liderança
Para cada macho na natureza, existem 4-5 fêmeas, que ele visita alternadamente. É difícil manter essa proporção na gaiola, portanto, replantar jovens do sexo masculino em uma sala com famílias já estabelecidas é repleto de desmontagem entre eles e codornas velhas, que defenderão seu território e família. A melhor solução é plantar uma família jovem já estabelecida em um recinto comum. Mas essa opção é economicamente desvantajosa - é necessário conter adicionalmente várias células com famílias jovens.
Você sabe No ambiente natural, durante a estação de acasalamento, o macho é capaz de “convidar” a fêmea com a ajuda de um grito que é ouvido em um raio de 500 metros.
Como tratar um pássaro ferido
Os pássaros se beijam, não apenas a cabeça, mas também o tronco e as pernas são atacados. Se um indivíduo ferido for encontrado, ele deve ser imediatamente transferido para uma gaiola separada, que é limpa diariamente. Um exame cuidadoso das áreas afetadas determina se é uma ferida nova ou antiga. Feridas frescas sem formações purulentas são desinfetadas com peróxido de hidrogênio, após o que são lubrificadas com Levomikol ou pomada Vishnevsky.Feridas purulentas crescidas são tratadas com antibióticos (Penicilina, Vetbitsin). Se o animal não se sentir bem (febre alta, abscessos purulentos, vermelhidão da pele), é possível administrar antibióticos por via intramuscular, mas para isso, provavelmente, será necessária a ajuda de um veterinário e as despesas financeiras.
Medidas preventivas
Em princípio, todas as medidas preventivas se resumem à criação das condições certas para a manutenção de codornas - desde a observação de padrões sanitários na casa até uma alimentação equilibrada. A timidez de um pássaro contribui para ferir os outros, portanto, não vale a pena fazer barulhos altos em casa, acender a iluminação bruscamente e permitir o vento uivar devido a correntes de ar.
Você também precisa monitorar a composição dos habitantes da gaiola para que o jovem galo não caia no coletivo com famílias estabelecidas, onde os machos adultos podem se unir a ela. A manutenção de codornas é uma lição interessante que traz não apenas o prazer de criar pássaros, mas também ovos e carne frescos na mesa de jantar. A algum custo, você pode organizar um negócio pequeno, mas bastante lucrativo. Só é necessário tomar todas as medidas para salvar o gado, evitar agressões e bicar pássaros.