Os ovos de codorna, que fizeram uma competição séria por frango, agora são suplementados com carne de codorna, que, com o advento da raça da carne, a codorna-faraó se torna cada vez mais competitiva em relação aos produtos de frango. Leia mais sobre a raça de carne do faraó de codorna - mais adiante neste artigo.
Você sabe Codornizes se tornaram as primeiras criaturas vivas nascidas fora da Terra. Aconteceu em 1990 na estação espacial Mir.
Descrição da raça
Codornas, cuja carne é superior à de frango em todas as condições, durante muito tempo não puderam competir com galinhas, já que o peso médio de codornas comuns não excede 150 g, o que torna a direção da carne de criação desta ave insuficientemente lucrativa. O criador americano A. Marsh conseguiu criar a raça de codornas faraó, cujo peso das fêmeas é quase 2 vezes o peso médio das codornas selvagens. Além disso, as codornas de carne são caracterizadas pela maturidade precoce, na qual os machos, com apenas 1,5 meses de idade, já estão prontos para a reprodução e as fêmeas começam a pôr ovos aos 40 dias de idade.
Aparência
Com um aumento sério no peso corporal em comparação com codornas selvagens, os indivíduos do faraó praticamente não diferem deles na cor da plumagem. Também é manchado, tem o mesmo tom marrom nas penas, diluído com manchas brancas e pretas. A única exceção é a codorna do Texas, que também pertence à raça de codornas da raça Faraó, mas ao mesmo tempo possui uma cor branca como a neve. Todas as codornas desta linha têm um corpo denso e agachado, com asas firmemente adjacentes a ela.
Você sabe Com raras exceções, os ovos de codorna não causam reações alérgicas nos seres humanos.
Diferenças entre uma mulher e um homem
A fêmea de codorna é muito fácil de distinguir do macho, porque é muito maior que ele. Além disso, a cor da plumagem da fêmea é mais variada que a do macho, mas a “máscara” na cabeça é mais pronunciada no macho.
Características de produtividade
Em média, uma codorna adulta ganha peso em um quarto de quilograma, e codorna é 100 g mais pesada e às vezes atinge um peso de 400 g.A codorniz de postura é pequena, a produtividade durante o ano é de 120 ovos. No entanto, quando a codorniz da raça faraó começa a voar, é imediatamente evidente que seus ovos são visivelmente maiores que os ovos de codorniz.
Importante! Uma duração insuficiente da luz do dia não deve ser substituída pela iluminação intensa, pois uma quantidade excessiva de luz assusta as codornas e estimula a agressividade nelas.
Visto que, em termos de cada cabeça de codorna, são necessárias despesas bastante modestas para sua manutenção (mesmo levando em consideração a crescente atenção que o faraó exige ao cultivá-la), a criação deste pássaro é uma ocupação lucrativa - sua lucratividade chega a 200%. A linha francesa da raça faraó de codornas é especialmente produtiva, cujos representantes em média demonstram peso vivo atingindo 400 g.
Características dos produtos à base de carne
Indicadores de alta produtividade parecem especialmente impressionantes no contexto do valor incondicional da carne de codorna em termos gastronômicos e dietéticos. Possuindo bom gosto, praticamente não contém colesterol, mas ao mesmo tempo é rico em proteínas facilmente digeríveis e em muitos nutrientes valiosos para a saúde humana. A única desvantagem da carne de codorna é sua aparência: devido à cor escura das penas do pássaro, ela também adquire um tom escuro, que nem todo mundo gosta.
Vantagens e desvantagens da raça
Tudo o que foi descrito acima permite destacar as principais qualidades positivas desta raça de codorna, bem como algumas de suas deficiências.
- As vantagens geralmente incluem:
- alta qualidade de consumo da carne;
- mais carne em cada carcaça em comparação com outras raças;
- tamanho de ovo grande;
- puberdade rápida de codorna e codorna.
- Entre as desvantagens que são muito menos significativas do que as vantagens incluem:
- aumento da demanda por condições de detenção;
- instabilidade às mudanças no ambiente;
- produção modesta de ovos;
- aparência ineficaz.
Pré-requisitos para manutenção
O aumento das dimensões das aves desta raça requer grandes áreas para colocação em comparação com outras raças de codornas. Além disso, os faraós precisam de uma adesão mais rigorosa às condições de temperatura e umidade, bem como o arranjo de ventilação eficaz com a exclusão simultânea de correntes de ar.
Requisitos de quarto
No pardal, no qual os faraós são criados, pelo menos 0,02 m² de área devem ser para cada indivíduo. A temperatura ambiente deve estar entre + 18 ° C e + 22 ° C. De particular importância é a estabilidade do regime de temperatura. Suas flutuações em ir além dos indicadores ideais em uma direção ou outra afetam rapidamente a saúde dos pássaros.Como todas as outras codornas, os faraós estão exigindo a duração do horário de verão, que deve durar pelo menos 16 horas. De grande importância para codornas é a umidade do ar ambiente, cuja taxa ideal é de 65%. Com baixa umidade, os pássaros começam a ter sede e perdem o apetite e, quando o nível ultrapassa os 75%, experimentam um desconforto ainda maior, que pode levar à doença.
A característica do metabolismo acelerado de um organismo de codorna exige um fluxo constante de ar fresco. Portanto, a troca aérea nas codornas no verão deve ser de pelo menos 5 m³ / h e no inverno - 2 vezes menos ativa. Ao mesmo tempo, é necessário excluir os rascunhos que atuam sobre os faraós exclusivamente negativamente, em alguns casos até um resultado fatal.
Importante! Não é recomendável colocar mais de 6 aves em 1 m², pois, caso contrário, pode levar a um ganho de peso mais lento e menor produção de ovos.
Células
As codornas são mantidas em gaiolas de madeira ou metal galvanizado, e os filhotes passam as primeiras 2 semanas de existência em criadouros, que são caixas de madeira e papelão com tampa de malha.
Para pintinhos
A temperatura na sala onde estão localizadas as crias deve estar dentro de + 30 ° ... + 35 ° C. Ao longo de 2 semanas, diminui gradualmente para + 25 ° C. Além disso, durante as primeiras 2 semanas na codorna com cria, a iluminação é mantida 24 horas por dia, que é reduzida para 17 horas. Quando os filhotes atingem 2 semanas de idade, são transferidos para células com aves adultas.
Para codornas adultas
Como já mencionado, a área mínima alocada para 1 codorna adulta da raça Faraó é de 0,02 m². Nesse caso, a altura da gaiola deve ser de pelo menos 0,3 M. As hastes da gaiola são espaçadas uma da outra a uma distância que permite que apenas a cabeça do pássaro se destaque. Codornizes devem ser capazes de apontar a cabeça para fora.Porque alimentadores e taças são fixados na parte externa da gaiola. Isso, por sua vez, é feito para que os pássaros no processo de comer e beber não se enchem de comida e não enchem o chão da gaiola com água. A parte superior da gaiola costuma ser coberta com uma malha de material macio, e o piso é inclinado para enrolar os ovos em uma bandeja especialmente adaptada.
O que alimentar
O gado de codorna é alimentado 3-4 vezes durante o dia, ao mesmo tempo. No inverno, grãos germinados de trigo e milho são introduzidos na dieta das aves, que são substituídas por grama fresca no verão.
Vários vegetais também são adicionados à alimentação:
- folhas de couve;
- beterraba ralada;
- cenoura picada.
A alimentação durante todo o ano deve ser enriquecida:
- casca de ovo triturada;
- areia de rio;
- sal comum;
- calcário;
- em giz.
Pintinhos
A dieta de pintos com até 2 semanas de idade contém esses produtos (em termos percentuais):
- milho - 40;
- trigo - 9;
- farelo de soja - 35;
- farinha de peixe - 5;
- farinhas de carne e ossos - 3;
- levedura forrageira - 2;
- retorno seco - 3;
- farelo de grama - 1;
- conchas, giz - 1;
- pré-mistura P5-1 - 1.
Codornizes para adultos
Para aves adultas, a dieta (também em porcentagem) é a seguinte:
- milho - 41;
- trigo - 13;
- farinha de girassol - 13;
- farelo de soja - 13;
- farinha de peixe - 5;
- farinhas de carne e ossos - 4;
- levedura alimentar - 4;
- farelo de grama - 2;
- conchas, giz - 4;
- pré-mistura P1-1 - 1.
Diretrizes úteis para conteúdo de codornizes
Avicultores experientes dão as seguintes recomendações:
- Gaiolas grandes de codorna são úteis para dividir com partições de madeira compensada em seções. Isso permite que você separe os jovens dos adultos mais velhos, além de plantar pássaros especialmente agressivos.
- As tigelas para beber são os bebedores de mamilo mais utilizados, que minimizam os salpicos de água e a deixam limpa por muito tempo.
- Não encha os alimentadores até o topo, pois isso leva à propagação de alimentos pelas laterais. Parte dela cai no chão da gaiola.
- O prazo ideal para o abate de codornas da raça Faraó para carne ocorre quando as aves atingem a idade de 6 semanas.
Assim, o cultivo da raça faraó de codorna em casa é muito mais difícil do que o ovo de codorna. No entanto, a abundância de carne de alta qualidade e ovos grandes que essas aves dão justificam totalmente o esforço.