As pombas podem ser afetadas por vários parasitas que se instalam em penas ou em ninhos. O perigo são pulgas. Sobre como remover os piolhos das aves e como impedir sua aparência, leia o artigo.
Descrição e aparência de parasitas
Pulgas em pombos não são comuns. Uma pessoa aprende sobre sua presença se ela contém um pombal ou vive no último andar de um prédio alto, no telhado do qual pássaros selvagens equipam ninhos.
Os piolhos são pequenos insetos com um tamanho de corpo de até 3 mm, pintados em marrom escuro. Seu corpo é alongado e ligeiramente achatado lateralmente. Os insetos têm 3 pares de pernas, graças aos quais podem pular bem e longe.
O ciclo de desenvolvimento de jovens prossegue em 20 a 25 dias. Ativamente, os insetos se comportam quando os pássaros estão no ninho - eles mordem dolorosamente e causam desconforto grave. Depois que os pombos voam para o inverno, os parasitas permanecem no ninho, transformando-se em pupas, e o inverno nesse estado até que os pássaros retornem.
Você sabe O pombo mais caro do mundo vendido em leilão no Reino Unido. 132,5 mil dólares foram pagos por isso. Era uma pomba branca relacionada a uma raça esportiva.
Como determinar a presença de pulgas?
O fato de o pássaro estar infectado com parasitas é evidenciado por vários sintomas característicos:
- plumagem com babados;
- ansiedade, ansiedade, agressão, nervosismo prevalecem no comportamento;
- perda severa de penas e cotão;
- o pássaro geralmente limpa as penas com o bico;
- os pássaros costumam tomar banhos empoeirados.
Como tratar pombos para piolhos?
É aconselhável tratar as aves quando a perda abundante de penas ainda não começou. Serão necessários vários tratamentos com medicamentos inseticidas especiais, que podem ser adquiridos na loja de animais. O mercado oferece remédios contra pulgas, que são usados de diferentes maneiras: pulverizados em penas, esfregados. Tais, por exemplo, incluem Piren-D, Ivamek, Front Line. Os mais eficazes hoje são os géis.
Após o processamento das aves, elas devem ser tratadas em suas casas e locais de descanso.
Importante! A pessoa que trata os pássaros precisa seguir medidas de proteção individuais: trabalhar com luvas, uma máscara, um chapéu, roupas de proteção.
Medidas preventivas
Para impedir que as pulgas se reproduzam no pombal, ele precisa ser lavado e desinfetado com mais frequência.
Para impedir que os parasitas entrem no lar humano, sua fonte deve ser eliminada - para expulsar pombos do telhado, remover seus ninhos e desinfetar lugares onde os pássaros são freqüentemente encontrados. A desinfecção deve ser realizada várias vezes com um intervalo de 10 a 15 dias. Para fazer isso, use as ferramentas "Clean House", "Raptor", "Diclorvos". Após o tratamento, a sala deve ser ventilada por um dia antes de continuar nela.
Se as pulgas escolherem um sótão grande ou outra sala, você precisará usar os serviços de especialistas que desinfetam grandes áreas.
No futuro, você precisará fechar todos os movimentos pelos quais os pássaros possam penetrar. É aconselhável esmaltar as varandas nos pisos superiores, instalar redes de proteção nas janelas na estação quente. Se necessário, as aberturas das janelas precisam ser lubrificadas com inseticidas, o que impedirá a penetração de parasitas na casa.
Você sabe Os cientistas conseguiram estabelecer que os pombos cinzentos têm uma visão muito nítida. Essa habilidade foi adotada durante as operações de resgate para procurar pessoas desaparecidas na água. Durante os experimentos realizados na década de 1980. nos EUA, as aves encontraram objetos em 93% dos casos.
As pulgas são perigosas para os seres humanos?
As pulgas precisam de sangue para sobreviver. Se os pássaros estiverem ausentes no ninho, os insetos podem se alimentar de sangue humano ou de animais domésticos, pássaros. Eles podem se estabelecer em uma habitação humana e por muito tempo não mostrar presença.
Os seguintes sinais indicam que os piolhos vivem perto de você:
- A presença no corpo de locais de picadas, acompanhados por sensações dolorosas, supura com um tom azulado.
- As mordidas são acompanhadas por manifestações alérgicas, como prurido, vermelhidão, febre, calafrios, gânglios linfáticos inchados.
- Além do fato de que picadas de pulgas causam desconforto grave, elas podem provocar o desenvolvimento de encefalite, febre tifóide, hepatite, brucelose.
- A infecção de uma pessoa ocorre através do contato direto com um pássaro doente, com sapatos de rua, ao visitar locais de acúmulo em massa de pombos, com a penetração desimpedida de pombos na varanda do apartamento. Quando os insetos entram no apartamento, são necessários 2 tratamentos com agentes inseticidas. Se os pombos chegarem a um balcão, é necessário lavá-lo com mais frequência com solução de refrigerante e desinfetar com meios especiais. Você pode espantar os insetos usando o cheiro de absinto.
Importante! Se as picadas de piolho levaram ao desenvolvimento de uma forte reação alérgica em uma pessoa, ele deve procurar imediatamente ajuda médica.
As pulgas são insetos perigosos que podem causar desconforto não apenas aos pombos, mas também às pessoas. Se forem encontrados parasitas, eles devem ser imediatamente destruídos por meios especiais. Para impedir a reprodução de insetos, é importante seguir medidas preventivas.