Começando a organizar o apiário no local, cada agricultor deve necessariamente estudar todo o ciclo de vida das abelhas. Graças a isso, é possível obter alta produtividade de insetos, além de criar as condições mais ideais para eles em um determinado ciclo de vida. Um dos processos mais importantes entre eles é a reprodução. O artigo considerará as principais características e sutilezas de uma forma desse processo como partenogênese.
Partenogênese em abelhas - o que é criação?
A ciência conhece várias maneiras de propagar organismos. A obtenção de um novo indivíduo pode ocorrer durante a passagem do óvulo do corpo feminino e do esperma do macho, ou exclusivamente a fêmea e seus óvulos participam da formação do novo organismo. Esse processo é conhecido como partenogênese e pode ser inerente a aves, insetos e microorganismos. É uma forma de reprodução sexual, diferente da brotação de leveduras e de outros métodos assexuais.
Você sabe Nos tempos antigos, as abelhas eram distribuídas exclusivamente na Europa, Ásia e África. Nas partes restantes do mundo, eles apareceram somente após o século XVI, devido à realocação artificial.
Nas abelhas, o processo envolve a formação de um indivíduo a partir de um conjunto bastante restrito de genes. Isso permite que você obtenha um genótipo específico de todo o pequeno volume de materiais genéticos. Mas, apesar disso, cada indivíduo recebe características únicas. Muitas vezes, uma abelha põe ovos maduros em um favo de mel, que, quando é colocado, é fertilizado a partir de seu receptáculo seminal. Ele contém o material genético do macho após o acasalamento, que é armazenado aqui por um certo tempo. A partenogênese ocorre se não houver homens suficientes na família para fertilizar o útero ou como resultado do envelhecimento.Partenogênese em abelhas.
A partenogênese tem várias vantagens sobre a reprodução envolvendo ambos os sexos:
- esse fenômeno é uma maneira única de preservar a população de insetos, pois ajuda a compensar instantaneamente a perda da família devido a qualquer incidente;
- Ajuda a evitar a homozigose do aparato genético dos insetos, que é freqüentemente observado durante o cruzamento sexual;
- torna possível proteger a população de uma variedade de patologias genéticas.
Como resultado da partenogênese, os fertilizantes masculinos (drones) aparecem, e muitas vezes o processo é chamado de arenotokia. No entanto, quando certos fatores são combinados a partir de ovos não fertilizados, indivíduos do sexo feminino com todas as características sexuais inerentes também podem aparecer. Nesse caso, eles falam sobre a chamada telitokia.
Três espécies de indivíduos
A próspera existência e desenvolvimento de abelhas se deve à criação de um pequeno grupo de insetos. Em cada um deles, cada indivíduo tem um objetivo individual e desempenha um papel especial. Isso fornece sua graduação para certos grupos: útero, drones e indivíduos que trabalham.Essa é a única maneira de os insetos não apenas sobreviverem, mas também dobrar seu número, além de alcançar o aumento da produtividade de que uma pessoa precisa em sua atividade econômica.
Útero
O útero é o principal indivíduo em qualquer colméia: a viabilidade e eficácia da família depende de sua produtividade. Quanto mais rápido ele processa os alimentos, mais intensa é a postura dos ovos, o que afeta a atividade da colméia. Cada família de abelhas contém no máximo 1 abelha madura e produtiva. Os demais morrem como resultado da competição ou, à medida que envelhecem, deixam a colméia, criando uma nova família.
Importante! A agressividade, a resistência do inverno e as características de coleta de mel nas abelhas trabalhadoras dependem diretamente do comportamento e do temperamento do útero: essas características geralmente mudam drasticamente após sua substituição.
A expectativa de vida do útero não é superior a 5 anos, enquanto uma produtividade especial é observada dentro de 2 anos a partir da data de maturação. Depois disso, sua atividade diminui significativamente, o que causa um reabastecimento instantâneo da família com drones. Por esses motivos, no processo de apicultura intensiva a cada 2 anos, as abelhas são substituídas.
Drone
Apesar de sua importância na colméia, os drones são classificados como habitantes temporários da família. Sua principal tarefa é fertilizar rainhas jovens, o que garante o crescimento e a produtividade da família. Eles não têm ferrão e outros órgãos de proteção. Eles são mantidos nas colméias durante todo o período da coleta de mel, após o que as abelhas que trabalham as expulsam ou matam.
Mas muitas vezes os drones morrem naturalmente, cerca de 2-3 semanas após o acasalamento. Além disso, os drones são um indicador da produtividade da família: sua ausência durante o período de inverno indica um útero forte, enquanto a aparência indica seu envelhecimento.
Abelhas trabalhando
Os indivíduos que trabalham são insetos fêmeas com órgãos genitais não desenvolvidos. Eles formam a maior parte, de modo que seu número em uma família pode chegar a vários milhares. Tais indivíduos estão envolvidos na coleta de néctar e na produção de mel, cuidando de larvas e útero jovens.
Além disso, o acúmulo de pólen, própolis, cera e outros produtos importantes na apicultura também é um subproduto de seu desenvolvimento. Sua expectativa de vida geralmente não excede 6 a 9 meses; portanto, o reabastecimento de seu número é a principal condição para uma abelha saudável e produtiva.
Telitokia e seu resultado
Como mencionado acima, o resultado da partenogênese pode não ser apenas o aparecimento de drones. Muitas vezes, durante a formação da larva, o conjunto de cromossomos é duplicado, devido ao qual o indivíduo adquire as características de uma mulher. No entanto, esse inseto geralmente possui algumas características que o distinguem dos parentes.
Você sabe A abelha rainha é considerada o habitante mais seguro da colméia. Mesmo em um estado de raiva, ela não é capaz de entrar em contato agressivo e picada.
Diferenças externas
As abelhas recebidas como resultado da telitokia terão as seguintes diferenças:
- o indivíduo adquirirá sinais do útero ou lembrará remotamente um indivíduo que trabalha;
- tamanhos bastante grandes;
- o abdômen é cônico e tem um brilho brilhante;
- a estrutura das escovas de pólen e outros apêndices do aparelho oral terá uma forma e tamanho não característicos;
- devido à fertilização, os insetos darão um conjunto triplo de cromossomos.
Desvantagens
O útero nascido como resultado da telitocia terá sinais femininos crescentes; assim, à medida que envelhece, torna-se absolutamente adequado para reabastecer a família. No entanto, muitas vezes essa é sua principal desvantagem. Dará larvas fracas, com todos os tipos de patologias e baixa sobrevivência. Gradualmente, isso levará à degeneração de toda a população e à rápida morte da família.
Recursos da busca por fraude
Determinar a abelha drone é difícil, mas o futuro de toda a família depende disso. Conseqüentemente, se a produtividade da colméia cair drasticamente, você deve primeiro suspeitar de zombarias e lançar toda a sua força na luta contra eles. Para isso, antes de tudo, é necessário inspecionar a condição da casa de abelhas por dentro. Antes de tudo, as células frutíferas devem ser inspecionadas: o útero jovem e saudável deposita os ovos uniformemente, em todo o perímetro das células.
Importante! Para evitar o aparecimento de trombones, é necessário substituir periodicamente as rainhas. Ao mesmo tempo, a família reage melhor à rainha jovem e fertilizada.
Por sua vez, as lajes as colocam em grupos ou com inúmeras passagens por toda a célula. Você também deve examinar cuidadosamente as próprias células: o útero do zangão coloca 2 ou mais óvulos em cada uma delas, enquanto o produtivo não põe mais que um em uma célula. Também está associada a isso a baixa produtividade das notícias, já que o desenvolvimento de 2 larvas em uma célula quase sempre leva à morte de ambas.No entanto, a busca por andorinhas-do-mar muitas vezes não dá um resultado positivo: elas são perdidas no contexto das abelhas que trabalham, por isso é praticamente impossível separar esse inseto de um enxame. Nesse caso, mesmo que seja bem-sucedido, capturar e destruir o pavio não fornece os resultados necessários. Mesmo quando um útero forte e maduro é compartilhado, o enxame na maioria dos casos não percebe a nova rainha.
Partenogênese em diferentes espécies
Todos os representantes de variedades culturais de abelhas pertencem ao chamado gênero Apis. Apesar das características morfológicas e metabólicas gerais, cada uma delas difere em suas próprias sutilezas da passagem da partenogênese e de sua atividade. A subespécie mais famosa e comum do inseto Mellifera é um dos representantes mais proeminentes da reprodução pelo mesmo sexo. Esse inseto geralmente forma um conjunto haplóide de cromossomos, o que garante o aparecimento de drones. Nesse caso, o indivíduo adquire 32 cromossomos.
Esse recurso é diferenciado pela maioria dos representantes do gênero. ApisNo entanto, algumas espécies têm um aparato genético ligeiramente diferente. Por exemplo, abelhas Dorsatatambém Florea diferem em um conjunto de 8 cromossomos. Isso possibilita a obtenção de um indivíduo diplóide cujo aparato genético será composto por 16 cromossomos. Isso contribui para o desenvolvimento da telitocia, mas nem todos os indivíduos dessas espécies são capazes do processo. Consequentemente, os fundos do tinder nascem apenas sob certos fatores.Partenogênese em abelhas é entendida como um sistema de reprodução específico, que não envolve o envolvimento de células masculinas no processo. Este é um fenômeno bastante comum nesses grupos de insetos, mas não é uma norma natural. Partenogênese é uma resposta à morte de drones ou a todos os tipos de problemas com a fertilização do útero. Com o tempo, leva à degeneração da família, ameaçando-a com uma morte lenta.