As abelhas na estação fria caem em animação suspensa. A duração deste período é influenciada por muitos fatores. De um jeito ou de outro, um apicultor experiente sabe que, para um inverno favorável dos insetos, é necessário criar as condições apropriadas. Prepare materiais e isolamento, alimentos para animais e outros materiais para isso mesmo antes do início do outono. Sobre as características da organização de um local para as abelhas no inverno e a melhor forma de mantê-las no inverno, este artigo será discutido.
Preciso transferir abelhas para a adega no inverno?
Muitas pessoas estão interessadas em saber como as abelhas hibernam, porque na natureza elas vivem na natureza e não precisam de cuidados adicionais. Eles são capazes de suportar geadas até –40 ° C. Mas isso só é possível se os insetos se desviarem para os clubes. Com a diminuição da temperatura, esses tacos ficam mais densos e, dentro deles, a temperatura é superior a 0 ° C.
De fato, não é necessário transferir as abelhas do inverno para o porão. Existem várias opções de inverno para esses insetos. Entre os mais comuns estão:
- na natureza;
- debaixo da capa;
- no inverno.
O porão, a estufa, o subsolo e outras instalações domésticas servirão como uma casa de inverno.
Importante! Em regiões onde há muita chuva (neve) a cada ano, é recomendável deixar as abelhas na rua, pois a neve é uma excelente proteção contra geadas e fortes rajadas de vento.
Se a casa não tiver um porão, você poderá substituí-la por uma estufa ou galpão equipado. Muitas vezes, um subsolo é usado como uma casa de inverno. Mas isso só é adequado se estiver equipado em uma casa quente de madeira e atender aos requisitos. Nesse caso, não é recomendável armazenar vegetais neste local.
Características das abelhas invernais no porão da casa
O porão, usado como uma casa de inverno, pode ser feito de tijolo ou mesmo madeira. Muitas vezes, é construído no nível do solo, mas em tais situações é recomendável ter um isolamento muito melhor. As abelhas no subsolo de um edifício residencial ou no porão podem passar o inverno apenas se forem observadas as condições para a melhoria de uma casa de inverno.
- A sala deve estar seca e moderadamente quente.
- A luz do sol não deve penetrar no inverno, para não perturbar a tranquilidade de seus "habitantes".
- Para regular a temperatura do ar, bem como as trocas de ar, deve haver aberturas ou janelas especiais.
- Não devem ser ouvidos sons altos ou ruídos no porão.
Importante! A hibernação média do inverno deve conter livremente pelo menos cem colméias. Somente nessas condições é alcançada a temperatura ideal muito mais fácil.
Se você tem um apiário grande e precisa fazer uma cabana de inverno no porão para 300 colméias e menos, é melhor que a saída esteja localizada no lado sul ou leste. Se houver mais colmeias, é melhor equipar duas saídas no porão. Ao mesmo tempo, as portas devem ser isoladas para que o calado não entre na sala. O piso deve ter pelo menos 20 cm de espessura.
Atenção especial deve ser dada à casa de inverno para as abelhas amantes do calor (geralmente as pessoas chamam esse edifício de Omshanik). Essas raças são:
- Ucraniano;
- cinza
- Caucasiano;
- estepe;
- amarelo.
Para eles, um porão mais quente deve estar equipado com uma grande quantidade de isolamento no chão, nas portas.
Como manter as abelhas na adega?
A sala deve estar quente, mas não quente. É por isso que os especialistas aconselham o uso de materiais de isolamento térmico de alta qualidade.É mais fácil diminuir a temperatura se a cabana de inverno estiver excessivamente quente. Nesse caso, os aparelhos de ar condicionado são instalados ou as portas são abertas várias vezes ao dia para ventilação.
Os porões ideais para organizar uma casa de inverno estão localizados no fundo. Como regra, eles observam um microclima quase perfeito para viver no inverno
Se a cabana de inverno não estiver localizada no fundo do solo, é mais difícil fornecer condições ideais. O ar gelado geralmente penetra nas fendas das portas e paredes, como resultado das quais as abelhas não se sentem confortáveis. Em tais salas, é necessário isolar não apenas paredes e portas, mas também o teto.
Você sabe De sua colméia, esse inseto é capaz de voar a uma distância de cerca de 8 km e voltar inconfundivelmente para casa. Mas rotas tão longas podem ser fatais, já que o raio efetivo é de 2 km.
O número de respiradouros usados na organização de casas de inverno deve depender da área das instalações:
- se for pequena, basta uma tomada;
- se mediano, então deve haver 2-3 furos;
- se for uma grande casa de inverno, é necessário equipar pelo menos três amplas lojas localizadas em direções diferentes.
A cabana de inverno deve estar seca. Se o porão estiver úmido, as colmeias começarão a mofar, e isso pode fazer com que as abelhas fiquem doentes. É por isso que os apicultores no outono secam completamente as estradas de inverno. É muito importante fornecer proteção contra a umidade no porão.
Vídeo: Abelhas de inverno em uma adega quente e seca debaixo da casa
As abelhas não gostam de luz, portanto, você deve fornecer proteção contra a luz solar na sala. Sob tais condições, os insetos pensam que a noite continua. Eles se tornam menos ativos e consomem muito menos mel. Além disso, quando a luz entra no inverno, as abelhas são muito mais propensas a serem afetadas pela doença.
Na cabana de inverno, deve haver completa paz e sossego. Mesmo sons mínimos da casa podem perturbar os insetos, e eles se comportarão ativamente, consumindo grandes quantidades de mel. Isso pode até levar à morte de famílias inteiras. Apicultores experientes aconselham a organização de inverno no subsolo de um prédio de apartamentos, onde não se ouve o som de estradas, locais de reparos e áreas de entretenimento.
Você sabe Cada colméia tem suas próprias abelhas vigilantes que protegem a casa da penetração de inimigos e roubo.
Como levar as abelhas para uma colméia no porão?
Os apicultores iniciantes se perguntam: como levar todas as abelhas para uma colméia no porão. De fato, esse é um processo simples que não leva mais que 30 a 40 minutos.
Para começar, você deve preparar um balde sem fundo ou fragmento de tubo de diâmetro largo. Coloque a isca para as abelhas lá. Pode ser açúcar molhado ou mel. Gradualmente, todos se reúnem lá para lucrar com uma nova porção de comida.
Também é importante acender a luz quando a isca estiver instalada e desligá-la quando as abelhas dormem o suficiente no suporte.
Quando todas as abelhas estiverem dentro dessa estrutura, um suporte grande deve ser equipado perto da colméia e despeje-as suavemente do balde sobre ela. Também deve haver comida suficiente na colméia para que as abelhas, entrando no stand, ouçam o aroma e subam nele. Assim que todos os insetos estiverem dentro, os buracos devem ser fechados. Depois disso, a colméia pode ser facilmente transportada.
As abelhas podem ser abertas no porão?
Os especialistas em apicultura não recomendam a abertura freqüente de células no porão. O fato é que as abelhas realmente não precisam disso.
Por via de regra, as células são abertas apenas durante a alimentação de insetos. No entanto, periodicamente, pelo menos uma vez a cada 2 semanas, vale a pena abri-los para ventilação. Isso protegerá os insetos contra infecções. Além disso, esta medida é necessária para a termorregulação. É importante nesses momentos observar completa escuridão e silêncio no porão. As abelhas não sentirão a diferença e não voarão pelas instalações, assumindo que chegou o dia.
Um diário de visitar abelhas durante o inverno
Uma cabana de inverno devidamente preparada não requer muito trabalho e numerosas visitas ao porão do apicultor. Na primeira metade do inverno, você pode visitá-lo uma vez, no início de janeiro. Como regra, neste momento, os insetos se comportam com calma e não precisam da ajuda de um apicultor.
Na segunda metade do mês, uma grande quantidade de alimentos não digeridos se acumula nas colmeias, que devem ser periodicamente limpas. No final do inverno, a ninhada aparece nas colméias e, depois disso, as abelhas começam a se tornar ativas e até preocupadas. A partir deste momento, o apicultor deve monitorar cuidadosamente o comportamento dos insetos e inseri-lo mais de uma vez por mês.
Profissionais aconselham a coincidir cada visita com uma mudança acentuada nas condições climáticas, a fim de avaliar também o microclima na adega. Isso determinará como o clima afeta o comportamento dos insetos.
Com o início do derretimento da neve, as visitas ao porão devem se tornar mais frequentes (de 1 a 2 vezes por semana). Além disso, a colméia precisa de cobertura regular e isso não deve ser esquecido.
Dicas de apicultor
Ao organizar a cabana de inverno no porão, é importante observar as condições acima. Os apicultores são aconselhados a prestar atenção especial à temperatura e umidade do ar.
A temperatura ideal para as abelhas de inverno na adega é de –2 ° С a + 6 ° С. Se a sala estiver mais quente, os insetos serão excessivamente ativos e consumirão muito mais comida, o que é indesejável. A umidade relativa do porão deve ser de aproximadamente 50%. Esta condição pode ser equipada se houver um exaustor na sala. Durante o inverno, as abelhas emitem muita umidade, e isso deve ser monitorado.
A umidade no porão não deve ser maior do que nas colmeias, mas não deve ser suficiente para formar orvalho, pois isso pode afetar adversamente a saúde dos insetos e, em alguns casos, famílias inteiras podem morrer, causando grandes perdas para o apicultor.
Agora você sabe como abaixar as abelhas no porão para o inverno e quais condições devem ser observadas lá. Esperamos que nossas recomendações o ajudem.