Jalapeno é uma variedade de pimenta que ganhou popularidade na culinária de todo o mundo. O que é pimenta Jalapeno do ponto de vista botânico, seja quente ou não, como usá-lo na culinária e na medicina - tudo isso pode ser encontrado em nosso artigo.
Descrição botânica
Variedade mexicana do grupo de chili peppers. As cápsulas têm um tamanho médio de 5 a 9 cm e uma cor verde brilhante. A estação de crescimento é de 70 a 80 dias.
25 a 35 pimentões são removidos de um arbusto de até 1 m de altura. Amadurecendo, os frutos começam a ficar avermelhados e são considerados de baixa qualidade. Tais pimentas são secas ou processadas em fumeiros.Você sabe O nome do vegetal está associado à cidade de Jalapa, capital do estado mexicano de Veracruz.
Teor de calorias e composição química
A variedade em consideração é classificada como nítida. Os principais indicadores nutricionais em 100 g do produto são apresentados na tabela abaixo.
Esquilos | 1,4 g |
Gorduras | 0,61 g |
Carboidratos | 5,9 g |
Conteúdo calórico | 30 kcal |
Vitaminas | grupo B, A, E, K, C, PP, beta-caroteno |
Minerais | potássio, sódio, cobre, magnésio e fósforo |
Qual é a utilidade do pimentão jalapeno
- As propriedades úteis da pimenta são conhecidas há muito tempo e são usadas na medicina popular e na medicina conservadora:
- melhora a digestão;
- ajuda a prevenir doenças cardíacas e vasculares;
- reduz o colesterol no sangue;
- normaliza o metabolismo;
- aumenta o número de glóbulos vermelhos e fornece a prevenção de doenças virais;
- normaliza a qualidade do sono;
- melhora a função da visão;
- fortalece e melhora a aparência dos cabelos.
Contra-indicações e danos
Com doenças crônicas diagnosticadas, a possibilidade de incorporar alimentos condimentados à dieta diária deve ser esclarecida.
- O uso de Jalapeno em alimentos e como parte de medicamentos deve ser excluído ou limitado nesses casos:
- problemas na mucosa oral (queimaduras, fraqueza gengival, danos);
- inflamação na boca e garganta (amigdalite, amigdalite, inflamação das amígdalas e amígdalas);
- úlceras, colite, gastrite e outras doenças do trato gastrointestinal;
- doenças renais e da bexiga;
Aplicação
A pimenta jalapeno é usada tanto na culinária quanto para fins medicinais.
Na cozinha
O sabor quente da pimenta é um atributo indispensável da culinária mexicana. Também pode ser encontrado em receitas dos países do Mediterrâneo (Itália, Espanha).
Jalapenos são adicionados a esses pratos:
- Molhos e molhos para salada;
- saladas e marinadas;
- ensopados de legumes e carne;
- recheio para pizza, fajitas, enchiladas.
A pimenta é um ingrediente importante na bebida mexicana Sangrita, que contém sucos cítricos e de tomate.Você sabe Existem receitas originais para compota de pimenta. As vagens também são vitrificadas ou adicionadas ao chocolate.
Em medicina
Para fins medicinais, são utilizadas tinturas e extratos da planta.
A tintura de pimenta pode ser comprada em uma farmácia ou preparada de acordo com a seguinte receita:
- pique 1 vagem de pimenta;
- em uma jarra de vidro despeje pimenta com vodka (100-120 ml).
Recomenda-se adicionar tintura a óleo ou bálsamo.
Você também pode preparar uma máscara para queda de cabelo:
- 2 colheres de sopa de tintura de pimenta;
- 50 g de mel líquido de alta qualidade.
Nas frutas secas, você pode obter pimenta em pó, que é adicionada à pomada para o tratamento de dores nas articulações e nos músculos.Importante! A tintura de pimenta é um produto concentrado e é usado na forma diluída!
Com circulação sanguínea reduzida ou sudorese nas pernas, recomenda-se o banho de pés com solução de pimenta.
Crescendo em casa
Há muito tempo que a pimenta é cultivada em campo aberto e em casa de vegetação. Em seguida, considere como cultivar pimentas Jalapeno em casa.
Semeando sementes para mudas em casa
O momento ideal para a semeadura é nos primeiros meses da primavera (dependendo da região). É necessário preparar sementes de alta qualidade e mergulhá-las em uma solução fraca de permanganato de potássio por um dia.
Para mudas, é adequado um recipiente de plástico ou turfa. Se o recipiente não tiver uma tampa pronta, você precisará de uma folha de vidro ou de um filme que possa apertar o encaixe.
A maneira mais fácil de comprar uma mistura de solo pronta para mudas em uma loja especializada.
Se você mesmo preparar o solo, precisará desses componentes:
- uma parte de areia e turfa;
- duas partes do terreno (higienizado).
Cuidados com mudas
Os brotos de pimenta são expostos em um peitoril da janela a uma temperatura de + 23–25 ° C. A rega é realizada quando o solo seca com água morna e sedimentada.
Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, elas escolhem: transplante cada broto em seu próprio vaso. As mudas de pimenta toleram esse procedimento pior que o tomate, porque seu sistema radicular é frágil e se recupera por muito tempo. Qualquer transplante diminui significativamente o crescimento da pimenta, por cerca de duas semanas, por isso alguns jardineiros recomendam plantar imediatamente as sementes em copos separados.Importante! Ao contrário dos tomates, você não pode reduzir a raiz central da pimenta!
Se não for possível evitar a colheita, é necessário regar as mudas um dia antes do processo. Isso permitirá que você obtenha o grau de umidade desejado no coma da terra e não danifique as raízes.
Ao transplantar, eles tentam preservar o sistema radicular o máximo possível, e a profundidade do plantio deve ser a mesma que em último lugar.
Ao usar solo nutritivo e de alta qualidade para mudas, você pode precisar apenas de 2 a 3 refeições.
Ao mesmo tempo, eles seguem esse cronograma, fertilizando:
- após o aparecimento da 2ª folha verdadeira;
- 2 semanas após o primeiro;
- 2-3 dias antes do transplante em campo aberto ou em estufa.
Dez dias antes do transplante, as mudas começam a endurecer, a fim de reduzir o estresse de permanecer em um novo local. A temperatura do ar é gradualmente reduzida para + 14-16 ° C, expondo os copos em uma varanda ou ar fresco. A princípio, a luz solar direta não deve cair sobre a folhagem. Os rascunhos também devem ser evitados.
Transplante de mudas para um local permanente
As mudas estão prontas para transplantar quando 7-8 folhas reais se formarem na planta. Isso ocorre aproximadamente no 50º dia após a germinação. Ao plantar em campo aberto, é necessário aguardar o calor constante e, após o congelamento, pelo menos 2 semanas devem passar.
As pimentas são plantadas em um local ensolarado e calmo, mas o procedimento é melhor realizado em um dia nublado. A distância ideal entre as plantas durante o plantio é de 30 a 40 cm.O nível de penetração deve ser observado e o ponto de crescimento não deve ser coberto com terra, caso contrário, a planta irá congelar por um longo período de desenvolvimento. Ao plantar em campo aberto, é necessário cobrir o patamar com agro-tecido, que fornecerá às mudas o calor necessário nas primeiras noites.
Importante! Todas as variedades de pimenta são propensas a polinização cruzada, de modo que as variedades mais acentuadas plantam o mais longe possível das doces!
Cuidado ao ar livre
O sistema radicular da planta está localizado na camada superior, por isso requer rega frequente e abundante com água assentada e não precisa ser solto. É melhor fechar o chão sob arbustos (feno ou grama seca). Isso ajudará a resolver o problema das ervas daninhas e evitará que a terra seque.
Aperte o arbusto ao atingir uma altura de 15 cm, deixando vários galhos laterais. Depois de amarrar a fruta, uma liga pode ser necessária se os galhos estiverem sobrecarregados.
O primeiro fertilizante é aplicado 2 semanas após o transplante e o próximo - após 3-4 semanas. Antes da floração, é necessário um maior teor de nitrogênio e, durante a floração e o ovário do fruto, aumentam a quantidade de fósforo. Você pode usar uma solução de fezes de pássaros, infusões fermentadas de grama, vermicomposto.
Colheita
As vagens de jalapeno são colhidas no estágio de maturação técnica, quando a cor da pele é verde brilhante. A frutificação da pimenta entra em ondas, e em um arbusto pode haver os ovários que apareceram e os frutos acabados. Se os pimentões não forem removidos do mato, eles ficarão vermelhos e o possível rendimento adicional será reduzido em 20 a 30%.
Pimentas em conserva Jalapeno
Uma maneira rápida e fácil de fazer jalapenos é marinar em anéis. Essa pimenta pode ser usada como um lanche separado ou adicionada picada aos recheios de pizza ou fajitas, saladas e carne.
Os ingredientes
Para preparar um prato picante, você precisa preparar os seguintes ingredientes:
- vagens de pimenta;
- 1 litro de água;
- 200 ml de vinagre a 9%;
- 2 colheres de sopa de sal e açúcar.
Receita passo a passo
A pimenta deve ser lavada com antecedência e cortada em rodelas. É melhor trabalhar com luvas de látex apertadas e é imperativo lavar a faca e a tábua depois de cortar completamente. Para reduzir a gravidade, sementes e partições internas podem ser removidas. Latas e tampas para preservação são esterilizadas.
Então faça o seguinte:- o açúcar e o sal são dissolvidos em uma panela com água, depois o vinagre é adicionado e fervido;
- a pimenta picada é transferida para a marinada e apaga o fogo;
- após 10 minutos, a cor da pimenta mudará e deve ser decomposta em recipientes esterilizados;
- o restante da marinada é novamente fervido e derramado em potes;
- Agora você pode torcer ou arregaçar as tampas, virar as latas de cabeça para baixo e deixar esfriar.
Vídeo: Jalapeno Peppers em conserva
Cultive "Jalapeno" em seu próprio terreno, com a força de cada jardineiro. Seguindo as recomendações básicas de cuidados, você pode queimar vagens verdes e o sabor expressivo dos pratos originais.