As pragas podem causar danos significativos aos canteiros de tomate e reduzir ou até reduzir o rendimento das culturas. Os tomates são frequentemente danificados pelas lagartas que comem não apenas a folhagem desta planta, mas também os próprios frutos. Considere quais lagartas podem ser encontradas nos tomates, como detectá-las e destruí-las com o tempo e quais medidas podem ser tomadas para evitar seu aparecimento.
O que as lagartas comem tomates
Em nossas condições climáticas, duas espécies de borboletas e suas larvas, moscas brancas e conchas, podem parasitar os tomates. Eles afetam não apenas tomates, mas também outros vegetais que crescem no jardim.
Whiteflies
Eles geralmente podem ser encontrados em estufa ou em campo aberto das regiões sul. As moscas brancas têm um tamanho muito pequeno - 1,5–3 mm, corpo e asas esbranquiçados. Primeiro eles se instalam em um rebanho inteiro na parte inferior da folhagem e sugam sucos dela; neste caso, a folha é coberta com revestimento branco, depois escurece, enrola e seca. Esse infortúnio também passa para os frutos dos tomates, nos quais aparecem lesões de cor branca. Cada fêmea deposita cerca de duzentos ovos no local de sua residência e comida, dos quais aparecem larvas sutis. Eles também comem o suco de onde apareceram na planta e se transformam em um inseto adulto em apenas 40 dias. Sob condições favoráveis, as borboletas de mosca branca podem dar 10 gerações em apenas um ano. O desenvolvimento e a reprodução desta praga são melhores em temperaturas de 20 a 30 ° C e em umidade de até 80%. Em temperaturas abaixo de 10 ° C, sua atividade diminui acentuadamente e a reprodução da prole é interrompida. A excreção desta praga é um terreno fértil para doenças fúngicas de vegetais.
Scoops
São borboletas noturnas de aparência comum, com uma extensão de asas marrom-acinzentadas de 25 a 45 mm. Alimentam-se de néctar de flores e depositam seus ovos em folhas, inflorescências e frutos de tomate. A borboleta vive de 2 semanas a um mês, mas consegue depositar de 500 a 1000 ovos, dos quais após 2-12 dias aparecem lagartas verdes (elas podem ter não apenas a cor verde, mas também tons mais escuros, em preto). Eles comem ativamente todas as partes da planta em que apareceram. A fase da lagarta dura 40 dias e eles crescem até 5 cm de comprimento e depois se reproduzem no subsolo.
Você sabe A família da colher possui 11.772 espécies de borboletas, mas nem todas são pragas. Nossos tomates afiam colheres de algodão, inverno, tomate, jardim e batata.
Nossa colher consegue passar por dois ciclos de desenvolvimento em uma temporada. Na maioria das vezes, as lagartas comem flores e um ovário de tomate, o que causa danos consideráveis à colheita. As borboletas da segunda geração depositam seus ovos nas frutas, e sua prole os mastiga, tornando os tomates impróprios para consumo. Algumas espécies mordem ou comem até o caule da planta.
Sinais do aparecimento de lagartas
Se forem encontradas moscas brancas nos tomates, pode-se observar o seguinte:
- manchas de cor branca, amarelada e preta nas folhas e frutas;
- murcha e torção da folhagem;
- se você sacudir a planta ou olhar embaixo da folha, poderá encontrar um bando de pequenas mosquitos de asas brancas;
- pobre amadurecimento de frutas;
- quando o tomate é cortado, veias brancas são visíveis no interior.
As lagartas de colher são fáceis de ver a olho nu, mas as borboletas e suas larvas são ativas à noite. Os seguintes sinais principais de aparência são perceptíveis:
- ovário e botões roídos;
- buracos na folhagem;
- frutas danificadas.
Razões
Os fatores que levaram ao surgimento de lagartas em seus tomates podem ser os seguintes:
- ervas daninhas floridas perto das camas com tomates. As plantas atraem borboletas que depositam seus ovos nelas e próximas a elas;
- desembarques lotados. Em leitos espessados, é difícil detectar pragas a tempo. Além disso, um número tão grande de plantas desperta seu interesse e ajuda a passar facilmente de uma colheita para outra;
- moscas brancas são atraídas pelas salas quentes de estufas, para onde voa através de aberturas desprotegidas para entrada e saída e arejamento;
- falta de pulverização preventiva;
- área mal cavada ou não cavada. As pupas dessas pragas passam o inverno no solo, cavando as que as destroem.
Como processar tomates de lagartas
Para se livrar das pragas que atacaram os tomates, use vários métodos. Considere os mais famosos remédios químicos e populares contra lagartas. O último é fácil de cozinhar em casa. Além disso, durante o período de maturação das frutas, é melhor usar preparações biológicas para que produtos químicos não entrem nos alimentos.
Importante! As moscas brancas desenvolvem imunidade contra certos produtos químicos, portanto os produtos químicos devem ser alterados periodicamente.
Medicamentos (inseticidas)
Agentes químicos são uma ferramenta eficaz para processar arbustos de tomate contra lagartas. Ao usá-los, deve-se ter em mente que os pesticidas nocivos são removidos das plantas após 20 a 30 dias; portanto, é necessário lutar com lagartas em tomates com inseticidas um mês antes da colheita. Os medicamentos mais populares são:
Antes de usar produtos químicos contra lagartas, você deve definitivamente estudar as instruções e seguir todas as proporções e recomendações.
Remédios populares
Os remédios populares são usados quando essas pragas só apareceram no jardim ou quando as frutas estão maduras e o veneno não pode ser usado. Em caso de derrota severa, as preparações químicas devem ser exterminadas para as lagartas crescidas.
Você sabe O cheiro de calêndula, hortelã e calêndula plantada perto de tomates assustará as pragas.
Infusão de alho
Para afastar uma colher das plantas, pulverizar com infusão de alho ajuda muito. Receita:
- Uma cabeça ou um punhado de flechas de alho é cortada ou esfregada em um ralador e despeje um litro de água fervente.
- Segure por três dias, depois filtre através da gaze e dilua em um balde de água.
- 1/3 de uma peça padrão de sabão em pó, previamente esfregada em um ralador, é adicionada à solução de alho. Isso tornará a solução pegajosa para que fique bem no tomate.
Infusão de tabaco
Um excelente remédio contra lagartas é a infusão de tabaco. Receita:
- Uma porção de 300 g de pó de tabaco é colocada em um balde e vertida com água fervente.
- Suportar 24 horas.
- Em seguida, adicione sabão em pó na forma líquida (1/3 da barra).
Decocção de absinto
Uma decocção de absinto ajuda bem na luta contra lagartas. Receita: 1/3 de um balde de capim fresco é derramado com água e cozido em fogo baixo por 30 minutos, após o que é insistido por dois dias. Em seguida, o caldo é filtrado através de uma peneira, diluído com água na proporção de 1 a 10. A solução resultante é pulverizada.
Solução de sal
Um bom resultado no combate às lagartas é uma solução salina normal. Receita: 400 g de sal-gema são agitados até dissolver completamente em 5 litros de água - com esta solução e pulverizados. Podem ser adicionados à solução salina 50 g de sabão em pó na forma líquida, pois melhora a adesão do produto aos tomates.
Importante! Tente respingos e na parte de trás das folhas, assim como na parte inferior, e não apenas na parte superior.
Solução de mostarda seca
Ajuda a tratar as plantações deste flagelo pulverizando uma solução de mostarda. Receita: 100 g de pó de mostarda seca são diluídos em um balde de água fervente e insistidos por 2 dias. Você também pode plantar mostarda branca no início da primavera. Quando a planta brota, eles desenterram o terreno e plantam mudas ou sementes de tomate - isso também vai assustar a colher.
Medidas preventivas
Para proteger os tomates das lagartas, devem ser aplicadas as seguintes medidas preventivas:
- cavar a terra para o inverno, como as larvas de borboletas inverno no chão. Torrões de terra não devem ser quebrados. Se houver muitas pragas, a camada superior da terra é removida em 15 cm e é feita uma substituição;
- na primavera, áreas de plantio para plantar com água fervente ou uma solução de manganês;
- certifique-se de limpar o local das ervas daninhas, especialmente se elas florescem e atraem borboletas;
- as plantações não são muito densas;
- molhe os tomates apenas na raiz, é melhor pela manhã;
- proteger as aberturas na estufa com uma malha fina;
- ao pôr os ovos, afrouxe profundamente o solo entre as fileiras;
- No verão, use armadilhas para pegar borboletas. Por exemplo, recipientes com água e adição de geléia e cerveja;
- realizar a pulverização oportuna de tomates que foram atacados por lagartas;
- candidatar-se a combater as conchas de seu inimigo natural na natureza - um tricograma predador. Durante o período de postura, o tricograma é liberado três vezes do cálculo: 5 mil desses predadores por 1 ha;
- aplicar produtos biológicos (Lepidocida, Bitoxibacilina). Se necessário, esses medicamentos são reutilizados após uma semana;
- use inseticidas;
- remover os restos de plantas no outono;
- regar no inverno. Molhar em clima frio ajuda a destruir pragas que estão na fase pupal no solo.