Atualmente, os criadores estão criando cada vez mais variedades de diferentes culturas. Leve em consideração as deficiências dos "antepassados", tentando erradicá-los, além de fortalecer e consolidar as qualidades positivas de uma variedade específica. O resultado são variedades que satisfazem os produtores (pequenas e grandes fazendas) e o consumidor. Uma delas é a variedade relativamente jovem de batatas Ramona.
Descrição e característica
A variedade Ramona foi criada no início dos anos 90 do século XX. E já em 1994 ele foi apresentado ao Registro Estadual da Federação Russa. O originador da variedade é a Agrico, uma empresa registrada na Holanda.
Os arbustos de Ramona são bastante altos, na vertical, com uma abundância de massa verde. O arbusto cresce rapidamente; durante a floração, formam-se flores de tons de vermelho e lilás. Um arbusto leva de 16 a 20 tubérculos com um peso total de 7,5 a 9 kg.
Mais detalhadamente, é necessário parar na descrição dos tubérculos:
- os tubérculos são de cor rosa, oval ou redonda;
- tamanho - médio e grande;
- a massa de um tubérculo é 75-100 g;
- a carne tem um tom cremoso e uma estrutura bastante densa;
- teor de sólidos - 16-18%;
- amido - 14-17%.
Qualidades de sabor
Os especialistas avaliam o sabor dessa variedade em 4.6-4.7 (o número máximo de pontos é 5). Após o cozimento, não escurece (independentemente do método de tratamento térmico), é bem digerido. Pode ser usado para preparar todos os pratos possíveis, cuja composição inclui batatas.
Importante! Uma das características da variedade Ramona é sua tendência a degenerar. Esta circunstância requer atualização periódica do material de plantio.
Período de amadurecimento e produtividade
Ramona é uma variedade no meio da temporada; seu período de vegetação é de 80 a 100 dias. A partir de cerca de 120 a 125 dias, começa o estágio de definhamento.O rendimento médio é de 10 a 15 toneladas por hectare, no entanto, sob certas condições favoráveis, como clima, e usando técnicas agrícolas modernas e cobertura, você pode obter uma colheita e 25-30 t / ha.
Vantagens e desvantagens
- Dentre as vantagens de Ramona, destacamos:
- tem uma excelente apresentação, tubérculos de aproximadamente o mesmo tamanho e forma;
- com cuidados adequados e condições climáticas favoráveis, nas latitudes sul você pode contar com 2 colheitas por estação;
- cresce bem em qualquer solo;
- a variedade tolera transporte e armazenamento, não germina por um longo tempo;
- um verão seco para batatas dessa variedade não é um problema.
- Das deficiências, significativas, talvez apenas duas:
- no estágio inicial de crescimento, a formação de tubérculos não difere em intensidade;
- os rendimentos poderiam ser melhores.
Variedades de plantio e cultivo
As atividades para plantar e cultivar batatas Ramona não são muito diferentes do mesmo trabalho com outras variedades. No entanto, ainda existem algumas nuances, iremos discuti-las com mais detalhes abaixo.
Tempos de aterrissagem ideais
Os horários de desembarque variam de acordo com a região. Você deve se concentrar na temperatura do solo: quando a camada fértil se aquece para +6 ... + 8 ° C a uma profundidade de 10-12 cm, você pode começar a plantar em um solo preparado. Dependendo da latitude, pode ser março no sul e até meados de abril nas regiões norte.
Existem várias maneiras de determinar a disponibilidade do solo para o plantio:
- Cavar um buraco com uma profundidade de 14 a 17 cm, tirar um pedaço de terra do fundo do buraco e jogá-lo em solo sólido. Se o nódulo se desintegrar em partes, você pode plantá-lo, se ele ficar preso - no início, se desmoronar, você precisará plantá-lo o mais rápido possível.
- Passe o chão arado com uma vara. Se a terra desmoronar, você poderá plantá-la, se houver um sulco esmagado - cedo.
- Concentre-se na temperatura do ar: durante o dia deve subir para + 14 ° C e acima, e à noite não deve cair abaixo de + 5 ° C.
Tenha em mente que as geadas de curto prazo de Ramone não são terríveis, ela as tolera muito bem no solo (até -5 ° C).
Regras de rotação de culturas
Ao escolher um local para plantio, lembre-se das regras de rotação de culturas: devido à observação dessa técnica agrotécnica simples, mas muito eficaz, você pode aumentar significativamente o rendimento sem fertilização adicional.
Para as batatas, boas colheitas são essas:Você sabe Com a deterioração das condições climáticas e a diminuição da duração do verão, tubérculos maiores devem ser usados para plantar batatas. Ou seja, se nas regiões sul da Rússia e em toda a Ucrânia tubérculos com peso entre 70 e 80 g são aceitáveis para o plantio, nas regiões norte a massa mínima de material de plantio deve ser de pelo menos 100 g.
- legumes;
- repolho precoce;
- pepinos
- siderados.
Cultivo aceitável após:
- culturas de raízes;
- repolho;
- verduras;
- cebola e alho.
E depois dos vegetais listados abaixo, as batatas não crescem bem:
- Tomates
- pimenta;
- berinjela;
- batatas.
Requisitos do solo
O melhor tipo de solo para o plantio de batatas é um substrato leve e solto, mais arenoso do que argiloso, o melhor de tudo, barro ou barro arenoso levemente ácido (pH 5,1-6,0). A cultura de solo ácido ou alcalino não é absolutamente adequada.
Você pode verificar a acidez usando as folhas de cerejeira, faça o seguinte:
- Brew 4-6 folhas da planta em 200 ml de água fervente, legal.
- Após o resfriamento, jogue um pedaço de terra em um copo.
- Após 2 minutos, considere a cor da infusão: vermelho - ácido, verde - ligeiramente ácido (a melhor opção para batatas), pH neutro azulado.
No entanto, se o site que você selecionou não corresponder ao tipo de solo recomendado, não se desespere: basta fazer um pouco mais de trabalho. Ao aplicar fertilizantes e fertilizantes adequados (mais sobre isso abaixo), é bem possível alcançar o resultado desejado.
O local não deve estar sombreado, é desejável estar em uma pequena elevação, com uma baixa ocorrência de água subterrânea. As batatas precisam ser plantadas com antecedência suficiente e, nas planícies, devido ao derretimento da neve, o solo permanece úmido por algum tempo.
É aconselhável que, a partir do norte, o local de desembarque seja cercado por vegetação alta (árvores, arbustos). Essa combinação não é comum, por isso será mais fácil plantar arbustos (espinheiro, virar) do lado norte, ao redor do perímetro.Importante! A acidez pode ser verificada sem análise, concentrando-se apenas nas ervas daninhas mais comuns no site. É aconselhável plantar batatas onde crescem a grama-leão, trevo, coltsfoot e trigo.
Após a descoberta de um local adequado para eliminar a probabilidade de doenças, todos os resíduos das plantas são removidos e o local é tratado com uma solução a 0,3% de sulfato de cobre. Podem ser usados fungicidas à base de cobre (contra a praga tardia). Durante os trabalhos preparatórios da primavera, imediatamente antes do plantio, trate o solo com uma solução de DTM, de acordo com as instruções.
Preparando o material de plantio
Entre 20 e 25 dias antes do plantio pretendido, os tubérculos são levados para um local aberto e bem iluminado pelo sol. Os tubérculos são uniformemente dispostos e mantidos por 8 a 10 horas diárias. Nesse caso, você deve tentar fornecer uma umidade suficientemente alta (80-90%).
Os tubérculos grandes são cortados em pedaços para que cada uma das peças resultantes contenha 2-3 brotos. Para o plantio, é adequado um material cujos brotos tenham atingido 1 cm de comprimento. Antes do plantio, os tubérculos são tratados com cinzas e estimulantes do crescimento.
Tecnologia de pouso
Se os solos argilosos pesados prevalecerem no local escolhido para o plantio, durante o trabalho agrícola do outono, areia e cinzas do rio serão adicionadas ao substrato. No início da primavera, pouco antes do plantio, são introduzidos amofoska, nitrato (amônia) ou uréia, a uma taxa de 100 g / 10 m². Além disso, a adubação orgânica (turfa, estrume) - 10 l / m² não prejudicará.
No outono, ao cavar, adicione solo argiloso, turfa e uma camada de húmus fértil (1 balde / m²) ao solo arenoso no outono.Você sabe Como você sabe, a família à qual a batata pertence é chamada Solanaceae. Os parentes mais próximos da batata, como não é de surpreender - tomate, berinjela, pretinha e tabaco.
Caso, no futuro local das fileiras de batata, o tipo de substrato de turfa prevaleça, ele é diluído com areia, argila, esterco e composto (apenas totalmente amadurecido).
Como cobertura mineral, use esta solução:
- superfosfato - 30 g;
- sulfato de potássio - 15 g;
- cinza - 100 g.
O número de componentes é calculado por 1 m² de área, eles devem ser dissolvidos no volume necessário de água e adicionados à rega. O volume de água depende do grau de secura do solo: se estiver seco, você poderá usar mais líquido, se normal - menos. O valor médio é 1 intervalo.Independentemente do tipo de solo e método de plantio (manualmente, usando um trator de passeio, etc.), o padrão de plantio é de 0,35-0,4 m entre arbustos adjacentes e 0,6-0,7 m entre linhas. Em solos pesados, os tubérculos devem ser enterrados em 6 a 9 cm, no substrato arenoso e na areia arenosa em 8 a 10 cm. Se você vive em regiões com clima seco, deve enterrar os tubérculos em 12 a 16 cm, isso ajudará a manter a quantidade necessária de umidade.
Algumas dicas simples ajudarão você a obter uma colheita decente de batata:
- é aconselhável quebrar as fileiras, orientando ao longo da linha leste-oeste;
- para o cultivo, você precisa usar tubérculos de raça pura, não sujeitos à polinização por outras variedades;
- peso de tubérculos para plantio - 60-80 g;
- junto com o tubérculo, um punhado de cascas de cebola ou alho pode ser colocado no solo, uma técnica tão simples assustará muitos insetos e nemátodos.
Cuidados com as variedades após o plantio
Em geral, Ramona não requer nenhuma técnica agrícola especial, tudo é tradicional aqui. Vamos contar com mais detalhes sobre fertilização, rega e capina.
Fertilizantes
Durante a floração, a planta deve ser alimentada com fertilizantes contendo nitrogênio. Durante a formação dos ovários, é um método eficaz de pulverização com uma solução a 0,05% de sulfato de cobre ou zinco ou ácido bórico.
Os excrementos de pássaros são uma excelente maneira de se alimentar, mas devem ser manuseados com cuidado, pois uma solução muito concentrada pode queimar o crescimento jovem.
Para excluir esses problemas, a solução deve ser preparada da seguinte maneira:
- excrementos ou estrume de pássaros - 3 partes;
- água - 100 partes.
Mexa bem os componentes, deixe fermentar por 3 dias. A solução é a área basal regada, pré-umedecida, na taxa de 0,8-1 l / arbusto. Após a brotação, as batatas são alimentadas com cinzas e sulfato de potássio.
A mistura é feita da seguinte forma:
- cinzas - 30 g;
- sulfato de potássio - 25 g.
Polvilhe linhas de batata com a mistura, o número especificado é calculado por 1 metro de plantações.
Rega
Acredita-se que, em condições climáticas normais, três irrigações sejam suficientes para as batatas durante a estação de crescimento.
Você deve se concentrar em tais estágios de crescimento:
- arbustos atingiram 7-10 cm - durante este período, a rega é necessária para o desenvolvimento da massa verde;
- durante a floração - ajuda a aumentar o número de tubérculos;
- depois que os arbustos desapareceram - para ganhar massa de tubérculos.
Se o tempo estiver seco, a rega é necessária a cada 1-1,5 semanas entre as linhas.O método de gotejamento de regar batatas provou ser bastante bom. Para isso, use uma mangueira com orifícios (2 mm) localizados a cada 30 cm. De um lado, a mangueira está entupida e, por outro, está conectada a um tanque de água. A mangueira é colocada no espaçamento entre linhas, transferindo-a entre as linhas à medida que o plantio é saturado com água.
Você sabe Para determinar se as batatas precisam de rega, você pode: de maneira simples: mergulhar uma palma reta com os dedos no solo, no pulso. Se as pontas dos dedos sentirem umidade, não será necessário regá-lo; se a terra estiver seca a tal profundidade, é melhor regá-lo.
Capina e amontoar
A primeira vez que arrancam ervas daninhas uma semana após a emergência. Durante toda a estação de crescimento, Ramona deve ser desapertado 4-5 vezes. A trituração é realizada três vezes usando um trator de passeio ou manualmente. Mulching impede a propagação de ervas daninhas.
Doenças e pragas da variedade
Ramona é bastante resistente ao besouro da batata do Colorado e ao câncer de batata, vírus A e Yn, não sofre torção da folhagem. Existe alguma imunidade em relação à praga e ao fusário.
Entre as doenças perigosas para essa variedade, destacam-se:
Para a prevenção de nemátodos, algumas regras devem ser observadas:
- selecione cuidadosamente os tubérculos para armazenamento e plantio, deixando apenas os saudáveis;
- desinfetar ferramentas de jardim;
- cumprir as regras de rotação de culturas (esta medida é relevante para qualquer doença);
- não use solo de estufa no jardim;
- no outono, faça uma escavação profunda;
- antes do plantio, os tubérculos devem ser tratados com Bulba, Albit e o local com uréia (10 g / m²);
- aumentar a resistência das cinzas aos nematóides, superfosfato, fertilizantes de potássio;
- preste atenção especial às áreas onde o repolho foi cultivado, pois, após a colheita, as larvas desmoronam e permanecem no solo.
As preparações à base de cobre são usadas para tratar plantas de doenças e pragas, tais medicamentos provaram-se bem:
- Nemabact. Use de acordo com as instruções.
- Solução de BI-58 ou mercaptophos a 0,02%. Plantas doentes são pulverizadas a cada 6 dias.
Importante! Deve-se ter em mente que os nematóides são um parasita perigoso. Se você encontrar grandes concentrações de vermes na área, entre em contato com os serviços apropriados.
Como prevenção da sarna, a rotação correta das culturas e a aplicação de fertilização ácida são eficazes. Mas produtos orgânicos, especialmente estrume não totalmente apodrecido, podem causar o desenvolvimento de crostas. Fungazil, Aquaflo e outros fungicidas são usados como agentes terapêuticos.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Um indicador de que a batata está pronta para a colheita é o grau de secura dos topos: se é verde, as folhas têm clorofila suficiente para a atividade vital da planta (os tubérculos continuam a ganhar nutrientes). Assim que os topos começarem a ficar amarelos (geralmente este é o fim do verão ou o início do outono) - esteja ciente de que este é um sinal para a colheita.
6-8 dias antes da colheita, cortando a grama. É necessário desenterrar colheitas de raízes em clima seco, de preferência ensolarado, com um pouco de vento. Após a escavação, a colheita é colocada em uma lona ou filme plástico, ao lado do jardim. Graças a este procedimento, os tubérculos secam, o solo restante pode ser facilmente removido sem danificar a própria batata.
Além disso, permanecendo ao sol, a colheita é exposta à radiação ultravioleta natural, que, como você sabe, destrói um grande número de microorganismos patogênicos. Esta circunstância contribui para um armazenamento mais longo da colheita.
Então você deve inspecionar cuidadosamente a colheita, remover tubérculos doentes, podres, muito deformados e danificados. Coloque as batatas restantes em sacos e guarde-as na adega (a melhor opção).
Para manter as batatas na forma comercializável pelo maior tempo possível, você deve seguir regras simples:- não misture variedades diferentes, elas podem diferir em termos de manutenção da qualidade, e a variedade, que sob outras circunstâncias pode permanecer até o meio da primavera, começará a deteriorar-se muito mais cedo devido à sua proximidade com uma variedade com baixa qualidade de manutenção;
- 8 a 10 semanas após a colocação das batatas para armazenamento, inspecione novamente, descarte o estragado, selecione o que precisa ser consumido primeiro;
- primeiro use tubérculos grandes ou danificados;
- deixar batatas pequenas para armazenamento a longo prazo, elas finalmente amadurecerão até o final do inverno, e não antes.
Em geral, as batatas Ramona são uma variedade muito bem-sucedida. Excelente sabor, boa apresentação, prazo de validade e transportabilidade - essas são as qualidades pelas quais ele é valorizado. E os indicadores médios de produtividade podem ser significativamente aumentados, com a ajuda da fertilização, rotação de culturas e algumas outras técnicas agrícolas.