Toda dona de casa moderna tem pimenta preta perfumada na cozinha, ajudando a tornar o sabor dos pratos apimentado e rico. É fácil encontrar pimenta preta à venda, mas você pode cultivá-la em uma sala quente, se desejar. O artigo discute a descrição botânica da planta, de onde vem a pimenta-do-reino, as características de seu plantio e cultivo, bem como alguns erros que muitas vezes são cometidos por agricultores inexperientes ao cultivar esse tempero picante.
Descrição botânica
O nome científico da planta da qual é feita a pimenta preta é Piper Nigrum.
Você sabe Pimenta preta é líder em vendas entre especiarias — Cerca de 200.000 toneladas deste tempero perfumado são vendidas anualmente no mundo.
Pertence à família das pimentas (Piperaceae) e cresce apenas em climas quentes.Descrição botânica da planta:
- O comprimento da planta na natureza é de até 15 m. As raízes são aéreas, formadas em nós.
- As folhas são ovóides, coriáceas. Pintado na cor cinza-esverdeado e pode atingir um comprimento de 10 cm.
- O período de floração cai no final de abril ou no início de maio. A planta floresce e dá frutos no segundo ano após o plantio.
- As inflorescências em forma lembram longas espiguetas e consistem em pequenas flores brancas. O comprimento da inflorescência é de cerca de 10 cm.
- As frutas estão localizadas em espigas de até 15 cm de comprimento e são drupas esféricas com diâmetro de cerca de 5 mm, cobertas por uma pele densa e densa. Uma espiga contém cerca de 25 ervilhas.
- A cor da fruta verde é verde. Após o amadurecimento total, as ervilhas ficam vermelhas. O gosto deles está queimando.
- A planta produz frutos 2 vezes ao ano por até 50 anos.
O teor calórico da pimenta preta é de 255 kcal por 100 g.
Valor nutricional do produto:
- proteínas - 10,95 g;
- gorduras - 3,26 g;
- carboidratos - 38,31 g.
Dependendo da origem, existem várias variedades de pimenta preta, que diferem na aparência das características da fruta e no sabor:
- malabar - É cultivada na costa de Malabar, os frutos têm um aroma persistente e tamanho grande, caracterizado por um sabor acentuado;
- Indonésio - cultivadas na província de Lamphong, na ilha de Sumatra, as ervilhas são de tamanho médio e sabor picante, e seu aroma é muito forte;
- brasileira - cresce nas margens do rio Amazonas, no estado do Pará, e parece incomum - os frutos são cobertos com uma pele lisa e negra e seu núcleo é branco;
- chinês - É cultivada na parte sudeste do país, na província de Hainan. As ervilhas têm uma casca leve característica e seu sabor é mais suave que outras variedades de pimenta;
- malaio - é cultivado em Sarawak. Os frutos não diferem em um aroma tão forte como as outras variedades, mas têm um sabor muito ardente;
- ceilão - cultivada na ilha do Sri Lanka e com acentuada nitidez de queima;
- vietnamita - É cultivada no Vietnã e se distingue pelo tamanho grande de frutas que têm cor cinza, preto ou marrom. As ervilhas não têm um aroma forte, mas têm um sabor ardente.
Como e onde cresce a pimenta preta?
A pátria da pimenta preta é considerada a parte sudoeste da Índia. Lá, esta planta perfumada cresce em condições naturais na costa de Malabar. Foi a partir daqui que sua propagação pelo mundo começou. Agora, o tempero é cultivado em muitas outras regiões com um clima tropical quente.
Importante! A pimenta preta Malabar é considerada da mais alta qualidade, pois possui os maiores tamanhos, aroma forte e sabor ardente.
A pimenta preta em estado selvagem é uma liana parecida com uma árvore, com inúmeras raízes aéreas que crescem nas florestas e envolvem-se firmemente em troncos de árvores. Para o cultivo em massa de plantas em plantações, são utilizados postes especiais que servem de suporte e limitam artificialmente o crescimento da videira, permitindo atingir um comprimento não superior a 5 m.
Isso é necessário para que seja mais conveniente colher a fruta.Antes de amadurecer, elas são colhidas e secas ao sol. Depois disso, as ervilhas adquirem uma cor escura e a casca fica enrugada.
É possível cultivar uma planta em casa?
A pimenta preta pode crescer apenas em regiões com clima quente e inevitavelmente morre quando a temperatura do ar cai abaixo de + 10 ° C; portanto, não funcionará para cultivá-la em campo aberto junto com outras culturas na casa de verão.
Em casa, esse tempero pode ser cultivado apenas em uma sala quente, fornecendo os devidos cuidados para a planta. O processo de cultivo de pimenta preta não é difícil, mas requer a criação de um certo microclima na sala. Se a liana for fornecida com condições confortáveis de crescimento, com o tempo ela poderá atingir uma altura de 2 m.
Trabalho preparatório
O sucesso do cultivo de pimenta preta em casa depende da escolha correta do material de plantio de alta qualidade, adequado na composição do solo e na capacidade da planta. Vamos considerar cada um desses estágios com mais detalhes.
Características da escolha das sementes
Na maioria das vezes, a pimenta preta é cultivada a partir de sementes, mas é difícil encontrá-las em lojas especializadas. Você pode comprar um pacote de ervilhas em qualquer supermercado e usá-las para semear. Esse material de plantio certamente produzirá mudas, já que nenhum tratamento passa, exceto a secagem ao sol.
Importante! Grânulos de pimenta branca, verde e vermelha não são adequados para a semeadura. Eles passam por um processamento adicional, portanto não poderão filmar.
Regras para a seleção e preparação de sementes de pimenta preta para o plantio:
- é recomendável escolher as ervilhas mais frescas que foram embaladas há não mais de 12 meses - quanto mais fresco o material de plantio, mais rápido as mudas aparecerão;
- você precisa escolher as frutas maiores e mais escuras, pois são as mais maduras e de alta qualidade;
- as ervilhas selecionadas devem ser embebidas em água a uma temperatura de +22 ... + 25 ° C durante 24 horas. Ervilhas pobres flutuam para a superfície da água, elas precisam ser jogadas fora;
- cada fruto destinado ao plantio deve ser tratado com um estimulante do crescimento.
Preparação do solo e tanques
Na natureza, a pimenta preta cresce em solo úmido e solto.Para que as sementes plantadas germinem com rapidez e sucesso, recomenda-se o uso do solo para o plantio, consistindo em:
- 50% de terra de folha;
- 25% da terra do relvado;
- 25% de areia do rio.
O nível de acidez do solo resultante deve ser de 5,5 a 6,5. Solo muito ácido pode adicionar cal.
Como recipientes individuais para plantas, vasos adequados com vários orifícios de drenagem no fundo são adequados, eles mantêm o solo úmido por mais tempo. Para evitar a estagnação de fluidos, é necessário colocar uma camada de drenagem.
Para esse fim, geralmente são usados cacos de argila quebrados, seixos ou areia de grão grosso, que são depositados no fundo do tanque.
Tecnologia de semeadura
Para que a pimenta preta brote mais rapidamente, é recomendável plantá-la no início de junho. Depois de executar todas as etapas preparatórias acima, prossiga com o plantio de especiarias.
Você sabe Nos tempos antigos, os pequenos produtos eram pesados com grânulos de pimenta preta. Acreditava-se que 1000 grãos grandes e de alta qualidade desse tempero pesavam exatamente 460 g.
Considere uma instrução passo a passo das ações:
- Faça alguns furos com cerca de 1 cm de profundidade no chão. Mergulhe 1 ervilha em cada uma e polvilhe com terra.
- Umedeça levemente o solo com água e cubra com um filme. Coloque o recipiente com sementes em um local bem iluminado e quente (+25 ... + 28 ° C).
- Se necessário, faça uma rega moderada para que a terra em um recipiente com sementes semeadas não seque. O filme deve ser levantado periodicamente para ventilação.
- Os primeiros brotos verdes aparecem em 25 a 30 dias. Depois disso, o filme é removido e o recipiente é colocado para que as mudas não fiquem expostas diretamente à luz solar.
- Os brotos continuam sendo mantidos a uma temperatura de +25 ... + 28 ° C e regados regularmente com água morna. O solo em um recipiente com mudas sempre deve estar levemente umedecido.
- Quando a primeira folha formada cresce nos brotos, elas podem ser transplantadas para vasos pequenos individuais (cerca de 7 cm de diâmetro).
Recursos de Cuidados
Ao transplantar as plantas em vasos individuais, é preparada uma mistura solta e fértil para o solo, que fornecerá aos brotos os nutrientes necessários e proporcionará acesso aéreo às raízes.
Para prepará-lo, é necessário levar em quantidades iguais esses componentes:
- terra de relva;
- terra de folha;
- húmus;
- areia;
- turfa.
Para que os brotos que pareçam crescer e se desenvolvam, eles devem ser mantidos aquecidos, deve ser realizada rega regular e cobertura de cobertura oportuna. Esse cuidado não exige muito tempo e esforço, se você cumprir rigorosamente certas regras. Em seguida, consideramos com mais detalhes os meandros de cuidar da planta.
Condições ideais
Ao cuidar da pimenta preta em temperatura ambiente, a principal tarefa é criar um microclima adequado.
Condições para o cultivo bem sucedido de especiarias:
- os vasos devem estar perto da janela para que as plantas recebam luz suficiente. Nesse caso, as mudas devem ser protegidas da luz solar direta, a fim de evitar a queima das folhas. Com a falta de luz natural, você pode usar um phytolamp;
- recomenda-se manter a temperatura do ar em + 25 ° C no verão e pelo menos +16 ... + 18 ° C na estação fria;
- o cipó precisa de ar úmido, por isso é recomendável colocar a panela em uma pequena bandeja cheia de pedras molhadas;
- um pote de pimenta deve ser mantido longe de correntes de ar, com uma queda acentuada de temperatura, a planta pode morrer;
- plantas jovens precisam ser replantadas anualmente em um novo vaso; para plantas adultas, o procedimento é realizado uma vez a cada 2 anos. Um transplante é melhor realizado na primavera;
- em um recipiente com broto, é necessário estabelecer um suporte, para que uma jovem liana a envolva e se estique até uma altura.
Rega
É necessário regar a pimenta preta, levando em consideração a época do ano. A planta precisa de muita umidade, e seu crescimento depende diretamente da rega adequada.
Recomendações para regar videiras:
- use apenas água morna para irrigação;
- na primavera e no verão, regue abundantemente a liana, mas somente depois que o solo na panela secar um pouco;
- reduza um pouco a rega no outono, pois durante esse período a planta se prepara para a hibernação e retarda o crescimento;
- no inverno, despeje pimenta do reino com moderação e moderação para evitar o alagamento do solo;
- em clima quente, borrife as folhas da planta com água de manhã e à noite.
Importante! A planta reage negativamente a um déficit de umidade no solo e seu excesso. O solo no tanque deve estar moderadamente úmido.
Aplicação de fertilizantes
Pimenta preta precisa de fertilização regular. Recebendo nutrientes do solo, a planta cresce bem e dá frutos em abundância.
Recomendações de fertilizantes:
- a primeira alimentação de excrementos de pássaros é introduzida depois que uma segunda folha verde aparece no broto jovem;
- na primavera e no verão, a pimenta é alimentada com uma solução de fertilizantes minerais preparados a cada 14 dias;
- no inverno, a liana hiberna e para em desenvolvimento, portanto, nenhuma alimentação adicional é necessária.
Colheita
Desde o momento da floração da planta até a colheita do fruto, passam de 6 a 8 meses. Para obter ervilhas de pimenta preta, os frutos da videira precisam ser amadurecidos verdes quando a casca é verde. Em seguida, são cuidadosamente secos ao sol por vários dias.
Quando as ervilhas ficam escuras e as cascas amassadas, as frutas são despejadas em um recipiente limpo com uma tampa hermética e armazenadas em um local escuro e fresco.
Erros comuns ao crescer
Às vezes, quando cultivada em casa, a pimenta preta começa a doer e, em alguns casos, morre. A razão para isto são erros no cuidado da planta, que levam a violações do microclima e afetam adversamente o desenvolvimento da videira.
Comum deles:
- se você colocar pimenta preta em um local insuficientemente iluminado, seu caule se estenderá e a floração poderá estar ausente;
- no caso de aplicação prematura de fertilizantes, a planta começa a soltar folhas e deixa de dar frutos;
- como resultado de água insuficiente ou umidade muito baixa, as extremidades das folhas de pimenta preta ficam amarelas e secas;
- com excesso de umidade, as folhas da trepadeira ficam amarelas e, se ao mesmo tempo a sala estiver fria (+16 ... + 18 ° C), pode ocorrer clorose;
- sob luz solar direta, a pimenta preta queima e seca.