Chlorophytum é uma dessas plantas que é conhecida por quase todos desde a infância. Se não crescesse na casa, como uma flor de interior, poderia ser encontrada em um hospital, na escola e em outras instituições municipais. O que tornou a flor tão popular e como cultivá-la, contaremos mais adiante.
Descrição botânica da planta
O gênero chlorophytum possui 196 espécies de plantas. Em nosso artigo, falaremos sobre um dos representantes incomuns - chlorophytum curly. A flor ganhou um nome tão interessante devido ao fato de suas folhas serem torcidas de maneira arbitrária. A planta praticamente não possui caule. As folhas emergem da roseta basal. Em sua forma, eles são muito semelhantes às folhas de grama, e é por isso que a própria planta se torna um arbusto herbáceo grosso. Tal arbusto cresce quase uniformemente, o que está em amplitude.
Galeria de Fotos
As placas das folhas têm uma cor de dois tons: no meio da folha verde, há uma faixa branca larga. Eles têm uma forma linear-lanceolada. O sistema radicular da flor é tuberoso, espessado. Essa estrutura radicular permite que você acumule uma grande quantidade de umidade, de modo que, se necessário, o clorofito possa sobreviver ao período seco.
Durante o período de floração, o chlorophytum lança primeiro um caule longo (bigode), no final do qual aparecem pequenos asteriscos brancos e indefinidos. A floração continua durante a primavera e o verão. Quando desbotam, as caixas de frutas são amarradas e pequenos arbustos-bebês (soquetes) com raízes aéreas aparecem. Chlorophytum também lança um bigode para formar rosetas de filha.
Importante! O primeiro bigode florido aparece um ano e meio após o plantio do chlorophytum encaracolado.
Propriedades úteis
- A popularidade do clorofito é devida à lista de suas propriedades benéficas:
- limpa o ar de germes, poeira, esporos de fungos, mofo;
- absorve gases domésticos, escapamentos, vapor químico;
- capaz de liberar umidade se a receber em quantidade suficiente;
- emite uma grande quantidade de oxigênio.
Condições de cultivo
Chlorophytum se adapta perfeitamente a qualquer ambiente. Mas não é aconselhável criar condições extremas para ele, para que a flor possa ajudá-lo, e não gastar toda sua força em manter sua existência.
Colocação e iluminação
Uma flor para crescimento e desenvolvimento será suficiente apenas 3-4 horas de luz do dia. Este é o mínimo de iluminação na qual o clorofito pode existir com segurança. Mas se você deseja que sua flor agrade ao esplendor do arbusto, à saturação de cores e às flores delicadas, é melhor colocá-la no parapeito das janelas leste e oeste sombreadas.
Modo de temperatura
É especialmente pouco exigente para a temperatura. Ele não morre, mesmo que caia abaixo de + 10 ° C, mas apenas se esse fenômeno tiver vida curta. Durante muito tempo, ele não será capaz de crescer nessas condições. Se a temperatura estiver dentro de +10 ... + 12 ° C e o solo estiver seco, o clorofito ficará normal por muito tempo. A faixa ideal de temperatura para +15 ... + 30 ° C. Na estação quente, pode ser levado para a varanda ou varanda. Com o advento do tempo frio, é melhor afastar as janelas das quais sopra. Os rascunhos são fatais para o clorofito.
Humidade do ar
Qual será a concentração de umidade no ar da sala para o clorofito não importa. Fará bem em clima quente sem pulverizar. Mas é desejável remover o pó de suas folhas. Isso pode ser feito usando um chuveiro quente comum. Execute o procedimento de preferência de manhã.
Importante! A poeira deve ser lavada com muito cuidado, pois folhas longas e finas quebram facilmente. Se isso acontecer, é melhor remover completamente a folha para que não haja infecção bacteriana. Novas folhas aparecerão rapidamente.
Home Care
Como clorofito despretensioso às condições de vida e despretensioso nos cuidados. É mais fácil cuidar, pois é uma planta ideal para jardineiros iniciantes.
Rega
Para uma flor, a seca é menos terrível que o alagamento, pois começa a murchar com isso. O sistema radicular o ajuda a sobreviver à seca de curto prazo.A irrigação deve ser realizada assim que o solo superficial secar. Após 60 minutos após a rega, a água que se acumula na panela deve ser drenada. A planta não exige qualidade da água. Água da torneira comum é perfeita para ele. No inverno, a rega deve ser reduzida. O tempo de irrigação é selecionado, com foco no estado do solo. Assim, se no verão você regou uma flor duas vezes por semana, no inverno uma vez por semana será suficiente.
Top vestir
Se o solo foi corretamente selecionado para o plantio de chlorophytum (um substrato foi usado para plantas decíduas decorativas), ele não precisa de fertilização adicional. Se desejar, para obter um arbusto exuberante de cor saturada, você pode aplicar fertilizantes líquidos a cada duas semanas, projetados para estimular o crescimento. Se você plantou uma flor na terra empobrecida e viu que a folhagem está perdendo sua cor e começa a secar, é necessário nutri-la com fertilizantes complexos.
Poda
Chlorophytum encaracolado por natureza tem uma forma exuberante de arbusto e você não precisa ajustá-lo. Apenas um bigode deve ser cortado se você não quiser criá-lo. Para que a aparência decorativa não sofra, as folhas doentes e quebradas devem ser cortadas.
Transplante
O mato cresce muito rapidamente, por isso precisa de um transplante anual. Execute-o na primavera, geralmente de março a abril. O pote é selecionado em tamanho, ou até mais dois. É preenchido com solo universal, sempre com uma camada de drenagem no fundo.
Você sabe Chlorophytum foi a flor favorita do famoso escritor alemão Johann Goethe. Ele não deixou de se surpreender com a aparência incomum da planta e de seus "filhos" pendurados nas laterais do arbusto-mãe.
A planta é removida do tanque antigo, afrouxando levemente o solo, seguido pelo transbordo do mato. O sistema radicular é liberado do solo e a planta é colocada em um novo recipiente. Polvilhado em cima do solo e socado um pouco. Irrigado abundantemente e enviado ao seu local original.
Como propagar
A planta se propaga por métodos generativos e vegetativos.
Dividindo o mato
Normalmente, esse método é usado se o arbusto for muito grande e for necessário afiná-lo. Na maioria das vezes, plantas com idades entre 3 e 4 anos precisam dessa técnica. O procedimento é realizado no momento do transplante do mato (na primavera). A flor extraída da panela é cuidadosamente liberada do solo e cortada em várias partes com uma faca estéril afiada. Cada parte deve ter folhas completas, várias peças e raízes desenvolvidas. Todas as partes são plantadas em vasos individuais. A taxa de sobrevivência deste método de reprodução é muito alta.
Rosetas
Chlorophytum lança um bigode no qual as rosetas aparecem um ou dois anos após o plantio. As crianças crescem rapidamente e, com o advento de várias raízes aéreas, estão prontas para a separação da planta mãe. Arrancá-los é muito simples. O procedimento de plantio é possível durante todo o ano.Para o enraizamento, a saída é colocada em um recipiente de água. Quando o arbusto jovem dá raízes com 20 mm de comprimento, pode ser transplantado para uma panela com o solo.
Sementes
É possível cultivar uma flor de sementes, mas é difícil. Este método é usado geralmente pelos criadores para obter novas subespécies. Se em casa você decidir cultivar chlorophytum a partir de sementes, precisará executar as seguintes etapas:
- Obter sementes na loja.
- Mergulhe as sementes em um estimulador de crescimento por um dia.
- Prepare o solo misturando turfa e areia em proporções iguais. Hidratar.
- Espalhe a semente na superfície da terra pressionando-a levemente no solo.
- Cubra o recipiente com papel alumínio ou vidro e deixe-o em um local quente e claro.
- Todos os dias, realize o procedimento de ventilação (10 a 15 minutos) e remova o condensado.
- Após meio a dois meses, os brotos devem aparecer.
- Quando as mudas formarem 2-3 folhas, escolha em vasos individuais.
Você sabe Os botânicos modernos ainda não podem tomar uma única decisão sobre qual família pertence ao chlorophytum, Sparzhev ou Agavov.
Dificuldades crescentes
Chlorophytum é uma flor despretensiosa, mas os cuidados inadequados podem prejudicá-lo. Devido ao não cumprimento das regras de cuidado e manutenção das plantas, ele pode ser atacado por:
- ácaros;
- escudo de escala;
- pulgões;
- cochonilhas.
Além das pragas, um problema comum é a secagem do mato. Isso pode ocorrer devido ao excesso de sódio no solo, baixa umidade, alta umidade do solo e correntes de ar. Para resolver o problema, você precisa revisar a composição dos fertilizantes, ventilar regularmente a sala e encontrar outro local para a flor.Chlorophytum kinky é um verdadeiro achado para jardineiros. Esta planta não apenas não exige cuidados, como também pode trazer muitos benefícios para seus proprietários. Além disso, sua aparência simples, mas incomum, complementará qualquer interior.
Comentários
Eu adoro o meu clorofito, ele cresceu desde criança e também me esqueci. Por dois dias, tive um pedaço de manteiga no bolso do casaco de pele de carneiro, que congelou e amassou. Quando descobri, senti vergonha na frente dele, então organizei o solo de terra vita para ele e um lugar iluminado, um bonichka agradecido que acabou por ser! : lovess: De bom humor, as folhas se enrolam e ficam loiras, mas se você remover Bonya de seu lugar favorito na janela, ele imediatamente se ofende: ele endireita as folhas e fica mais verde. Eu tentei de alguma forma conectá-lo ao aquário por razões estéticas, então ele ficou tão indignado que eu tive que devolvê-lo ao seu lugar! : lol: