O Aloe é uma planta doméstica que geralmente é cultivada para produzir produtos medicinais e cosméticos valiosos. Às vezes, o processo de crescimento causa algumas dificuldades; portanto, o artigo discutirá os métodos de plantio de aloe e as características do cuidado com as flores.
Datas de plantio de aloe
Não há cronogramas claros para o plantio de diferentes partes do aloe sem um sistema radicular - elas geralmente são bem aceitas se você criar condições internas adequadas. No entanto, alguns jardineiros argumentam que o período de ativação dos processos naturais do fluxo de seiva, que ocorre no início da primavera, é ideal para o plantio de uma flor.
Neste momento, as chances de enraizamento rápido são muito maiores (as raízes crescem dentro de 2-4 semanas), o que possibilita a obtenção de uma planta forte e saudável como resultado. Se o cultivo de aloe ocorrer através das sementes, a semeadura é melhor realizada no final de fevereiro - início de março.
Preparação para pouso
Considere os principais métodos de preparação do material selecionado para o plantio. Antes da semeadura, as sementes de aloe são tratadas com permanganato de potássio para desinfetá-las. Para preparar a solução, 0,5 l de água pura e permanganato de potássio são usados na ponta da faca, a mistura é completamente agitada até obter uma cor rosa claro. A imersão dura 20 minutos, depois as sementes são lavadas em água corrente e secas.
Ao usar diferentes partes da flor para plantar, elas são pré-tratadas para melhor enraizamento:
- ao cultivar aloe das estacas, ele é cortado em pedaços de 10 cm de comprimento e polvilhado com fatias de carvão moído. As partes tratadas são deixadas em um guardanapo em temperatura ambiente por vários dias, para que fiquem bem secas;
- ao cortar os topos de uma planta antiga, eles mantêm um comprimento de 12 cm. A fatia é tratada com carvão vegetal e deixada secar por alguns dias, assim como no caso de estacas;
- cultivar aloe a partir de uma folha também requer preparação prévia do material de plantio. Como material adequado para o plantio, é utilizada uma folha jovem de aloés, cujo comprimento deve ser de pelo menos 8 cm, cortada na base e tratada com carvão em pó. Deixe a folha em um local quente para formar um filme denso no corte - esse processo pode levar de 2 dias a várias semanas.
Você sabe As propriedades curativas do aloe aparecem apenas no quinto ano de vida das plantas.
Ótimas condições de crescimento
O Aloe, como qualquer outra planta doméstica, requer condições especiais para o crescimento e desenvolvimento normais.
Antes de tudo, você deve escolher um local adequado para instalar um vaso de flores, guiado pelas seguintes recomendações:
- Aloe - planta fotófila quando colocado na sombra, pode perder seu efeito decorativo: suas hastes são muito alongadas. É por isso que é melhor instalar o pote em uma janela ocidental ou oriental. Você pode colocar a panela na janela sul, mas certifique-se de protegê-la da luz direta do sol para evitar o aparecimento de queimaduras marrons.
- Temperatura do ar dentro de casa, no verão, deve estar no nível de +18 ... + 25 ° С e no inverno, para que a planta não sofra com o frio - não inferior a + 14 ° С.
- Humidade do ar dentro de casa não é particularmente importante para o aloe, pode ser, mas vale a pena notar que um aumento artificial da umidade ao pulverizar as folhas de um spray pode fazer com que apodreçam.
Seleção de capacidade
O Aloe pode ser cultivado em vasos de plástico ou de cerâmica pesada. Eles devem ter um número suficiente de orifícios no fundo para que o excesso de líquido saia livremente do vaso e o sistema radicular não sofra umidade excessiva.O tamanho do tanque geralmente é escolhido de acordo com o tamanho do plantio.
Importante! Cerâmica para o cultivo de aloe geralmente não é usada, pois tem a propriedade de evaporar a umidade através das paredes.
O pote deve estar baixo, mas largo o suficiente. Para pequenas plantas plantadas sem sistema radicular, na esperança de que em breve colham suas primeiras raízes, é adequado um vaso de 8 cm de diâmetro. Quando o aloe está bem enraizado, após 1 ano, é transplantado para um vaso maior, escolhendo o tamanho de acordo com o volume do sistema radicular, geralmente deixando 3 cm de espaço livre nas laterais.
Preparação do solo
O aloe pode ser plantado no solo adquirido (para plantas suculentas) ou produzido de forma independente, misturando diferentes componentes: areia de rio lavada, argila e húmus. Todos os componentes são tomados em partes iguais, bem misturados e desinfetados em banho-maria por 2 horas. Graças a este tratamento, todos os microorganismos nocivos e esporos de fungos podem ser destruídos. O solo, obtido como resultado, retém friabilidade e respirabilidade suficientes.
Importante! Após o tratamento a vapor, a mistura da terra deve permanecer por um tempo, pelo menos uma semana, para recuperar um número suficiente de microorganismos benéficos que afetam o funcionamento normal do sistema radicular da planta.
O método de plantar aloe em casa
Uma maneira particularmente popular de plantar aloe em casa é a reprodução por brotos (raiz) sem raiz, permitindo que um grande número de novas flores seja obtido de uma planta.
Da folha
Quando a folha cortada de aloe secar bem, você poderá começar a plantar:
- Um pouco de argila expandida é derramada no recipiente selecionado (com orifícios na parte inferior) e preenchida com a mistura de terra.
- A folha de aloe é mergulhada em “Cornevin” para estimular a formação de raízes.
- Uma pequena depressão é feita no solo e uma folha preparada é colocada verticalmente com uma fatia para baixo, para que ela mergulhe na cova pelo menos 5 cm.
- Eles enchem o buraco com o solo, batendo levemente para fixar o material de plantio.
- Umedeça a superfície do solo com água morna de um frasco de spray.
- Cubra o recipiente com um frasco transparente para criar um efeito estufa e um enraizamento rápido.
Estacas
Após a secagem das fatias nas estacas, elas podem ser plantadas:
- Areia pura e úmida do rio é despejada em um tanque longo.
- Pequenos recuos são feitos na areia (2 cm de profundidade), mantendo uma distância de 5 cm entre eles.
- As estacas são colocadas nas covas preparadas, mergulhadas na parte inferior do Kornevin e cobertas com areia, levemente compactadas para fixar o material de plantio na posição vertical.
- A areia é mantida úmida enquanto aguarda a planta se enraizar.
- Após o início do crescimento das primeiras raízes, após uma semana de espera, para que elas sejam levemente fortalecidas, cada enxerto é transplantado para um recipiente separado com substrato para suculentas. No fundo de 7 cm (de diâmetro) das panelas, é derramada argila expandida, solo e mudas com raízes são plantadas.
Vídeo: plantando mudas de aloe
Tops
Considere como plantar corretamente o topo:
- Areia molhada do rio é derramada em um pequeno recipiente.
- Um buraco é feito na areia, com 5 cm de profundidade.
- A parte inferior do material de plantio é mergulhada em “Kornevin” e instalada no buraco.
- Eles enchem o buraco com areia, batendo levemente para fixar o topo.
- Como a fluidez da areia pode violar a estabilidade da planta, é recomendável fixar a ponta com um pino, que fica enterrado o máximo possível na areia.
- Quando a planta se enraíza, é necessário transplantá-la para um substrato, como é o caso das estacas.
Sementes
Para cultivar aloe a partir de sementes, você deve:
- Prepare uma mistura de sementeira para sementeira: misture 1 parte de folha, 1 parte de terra e 0,5 parte de areia.
- Despeje o solo preparado em um recipiente retangular longo e faça sulcos rasos (1 cm).
- As sementes tratadas com permanganato de potássio devem ser semeadas a uma distância de 3-4 cm uma da outra.
- O solo é derramado sobre as sementes - para que todo o material da semente seja coberto com o solo.
- Recomenda-se cobrir o recipiente com um filme plástico para criar condições ideais para a germinação das sementes.
- Todos os dias, o filme deve ser removido por 1 hora e, quando as sementes germinarem - remova completamente.
- Quando as mudas crescerem o suficiente e terão 5 cm de altura - é hora de plantá-las em recipientes separados com um diâmetro de 6 cm, deixe a composição do solo igual.
- A argila expandida é colocada no fundo dos vasos, é derramada uma mistura do solo e cada planta é plantada no centro do vaso e depois regada.
Vídeo: plantando sementes de aloe
Cuidados posteriores para plantas de interior
No verão, a flor acumula ativamente a massa verde, portanto, precisa de rega regular. Para o crescimento normal do aloe, basta regá-lo uma vez por semana - ele acumulará umidade suficiente nas folhas, que serão gradualmente consumidas. No inverno, a planta para de crescer, portanto a rega é limitada adicionando água à panela uma vez a cada 2-3 semanas.
A água para irrigação usa uma temperatura ambiente regular. É melhor regar aloe não debaixo da raiz, mas mergulhar a panela em um banho com água por 10 minutos. Além disso, a flor precisa de fertilização, que é adicionada todos os meses, exceto no período de inverno. Fertilizantes minerais para suculentas, que são usados de acordo com as instruções da embalagem, são adequados como cobertura.
Você sabe No Japão, o aloe pertence aos alimentos do dia-a-dia, seu suco é adicionado às bebidas e as fatias de plantas são uma massa popular para iogurtes.
Doenças de plantas e pragas
O Aloe não difere no aumento da resistência a doenças e pragas; portanto, muitas vezes morre se você não responder a tempo aos primeiros sinais de dano.
As doenças comuns do aloe incluem:
- podridão da raiz que ocorre com o alagamento regular do solo, a ausência de drenagem ou furos na panela. Nas flores afetadas pela podridão radicular, as raízes apodrecem primeiro e o sistema radicular morre completamente, depois a parte do solo também morre. Portanto, assim que você sentir o cheiro característico do odor putrefativo da panela, você precisará transplantar aloe com a remoção de raízes podres - essa manipulação salvará a planta;
- podridão seca - é uma doença incurável, a planta começa a secar gradualmente e nenhum método de tratamento ajuda. A causa do desenvolvimento da podridão seca são fungos parasitas que afetam toda a planta. A fim de prevenir a infecção do aloe, o tratamento preventivo é realizado com qualquer meio fungicida para plantas suculentas contra a podridão seca, de acordo com as instruções anexadas a elas.
Muitas vezes, as pragas das flores se instalam, como:
- escudo de escala - Afeta a parte decídua da flor, manifesta-se na forma de pequenos inchaços de cor marrom; com o tempo, as folhas ficam amarelas, cobertas por uma camada pegajosa brilhante. Você pode derrotar a praga pulverizando aloe com Aktara de acordo com as instruções;
- ácaro - o inseto que se deposita na parte de trás das folhas parece pequenas bolinhas acastanhadas constantemente em movimento. No processo de reprodução do carrapato e da população em massa da flor, uma teia fina aparece abundantemente nas folhas. É possível destruir o ácaro graças à droga "Actellik", usada de acordo com as instruções;
- nemátodos - bater as raízes; você pode detectar a praga durante o transplante, ela se manifesta na forma de grandes inchaços não naturais. Quando todo o sistema radicular é completamente afetado, o crescimento da planta para completamente e morre. Para salvar a flor, é necessário remover todas as raízes afetadas, e as demais devem ser lavadas com água quente (50 ° C), após o que a flor deve ser transplantada para um novo solo.
E se a planta não enraizar
Existem várias razões pelas quais uma planta plantada para enraizamento pode não se enraizar:
- o uso de material de plantio de baixa qualidade - o material é cortado de uma planta doente ou enfraquecida. Nesse caso, a flor terá que ser jogada fora, e somente partes saudáveis, fortes e carnudas devem ser selecionadas para o enraizamento;
- uso de misturas de solo de baixa qualidade - se você não tiver certeza da qualidade do substrato auto-preparado, é melhor comprar um especial (para plantas suculentas) e transplantar aloe, tal manipulação deve ajudar a enraizar rapidamente;
- organização de assistência inadequada - o não cumprimento das recomendações para o cuidado de uma planta não enraizada geralmente leva à morte do material de plantio. Se a planta morreu, você deve selecionar novamente uma folha jovem de alta qualidade e plantá-la, observando a regularidade da irrigação e mantendo a temperatura necessária na sala durante o processo de cultivo.
Dicas úteis sobre cuidados
Considere algumas dicas úteis para ajudar a cultivar uma planta forte e saudável:
- No inverno, a flor precisa de iluminação adicional, pois o horário de verão é bastante curto. Para fazer isso, use lâmpadas fluorescentes instaladas perto da panela e acenda quando escurecer do lado de fora.
- Como o aloe é uma planta suculenta, ele gosta de mudar a temperatura da sala durante o dia e a noite, então à noite ventilação é recomendada abaixar ligeiramente a temperatura do ar.
- As folhas podem acumular umidade em si mesmas; portanto, nada acontecerá com a flor se você esquecer de regá-la por um tempo, mas não deve regá-la abundantemente e regularmente - ela pode começar a apodrecer.
- A planta adora uma boa circulação de ar, portanto, se possível, ventile a sala com mais frequência.
- No verão, a flor se sentirá melhor ao ar livre, portanto Recomenda-se levar a panela para fora ou para a varanda aberta.