Entre as primeiras flores da primavera, o jacinto é mais perceptível. Ataca com uma abundância de cores e agrada aos olhos. Esta colheita versátil é adequada para o cultivo ao ar livre e a destilação. Detalhes sobre as características do cultivo - mais adiante neste artigo.
Quando plantar bulbos de jacinto
O plantio de jacintos, como a maioria das lâmpadas, é realizado na primavera ou no outono. A segunda opção é preferível.
Outono
Ao desembarcar no outono, aplicam-se as seguintes regras:
- coloque as lâmpadas no chão antes do início do resfriamento, para que tenham tempo de enraizar;
- as datas de plantio são importantes porque o plantio precoce é repleto de crescimento ativo, e as plantas podem morrer durante as primeiras geadas. Se os termos forem tarde demais, as lâmpadas não terão tempo para se enraizar e também poderão desaparecer com o gelo;
- em um clima temperado, o desembarque ocorre na segunda quinzena de setembro ou no início de outubro;
- na parte principal das regiões, o plantio é aceito até meados de outubro. Isso se deve ao fato de levar cerca de 3-5 semanas para ser enraizado e o congelamento do solo ocorre entre 5 e 10 de novembro;
- jardineiros praticam o plantio tardio (em novembro). Ao mesmo tempo, a área com jacintos deve ser isolada com folhas ou outro material de cobertura antes do plantio, para que o solo não congele. Após o desembarque, o território precisa ser coberto novamente;
- no inverno, os bulbos plantados devem ser cobertos com turfa, ramos de abeto, folhagem ou outro material adequado;
- material de plantio pode ser plantado em 3 etapas. Isso tornará possível um período de floração mais longo na primavera. Essa técnica também ajudará a economizar a maioria das lâmpadas, caso nem todas as datas de plantio sejam bem-sucedidas;
- as lâmpadas destinadas a forçar (cultivadas em ambientes fechados) devem ser colocadas no solo, com foco no período desejado de recebimento das flores. Para obter jacintos florescendo nos feriados de Ano Novo, é necessário plantar em meados de setembro e até 8 de março - no início de novembro.
Na primavera
Você pode plantar plantas na primavera.
Nesse caso, você precisa levar em consideração algumas sutilezas:
- depois que a neve derrete, quando o solo derrete e se aquece para + 5 ... + 8 ° C, você já pode plantar as lâmpadas;
- na parte principal das regiões, as datas ideais de desembarque são na 2ª a 3ª década de abril;
- o plantio de primavera envolve a colocação de bulbos em um travesseiro de areia. Cerca de 3 cm de areia do rio devem ser despejados no fundo do buraco e levemente pressionados no material das sementes, depois polvilhados com o solo;
- para florescer este ano, nos eventos de pré-plantio, é necessário adicionar a colocação de lâmpadas no freezer por 40 minutos.
Vídeo: Plantando jacintos
Como crescer jacinto de sementes
O principal método de cultivo é a cebola, mas às vezes os cultivadores de flores praticam a propagação de sementes. Na maioria das vezes, isso acontece se você deseja criar novas variedades, e na criação amadora isso é impraticável, pois a floração em tais amostras começa apenas no sexto ano.
O cultivo de sementes fornece as seguintes condições:
- a colheita de sementes é realizada a partir de caixas fechadas de cor amarela clara, que após a coleta devem ser secas e armazenadas em sacos de papel;
- A melhor época para semear é o final de setembro. Nesse caso, as mudas aparecerão na primavera do próximo ano;
- As mudas podem ser cultivadas em qualquer capacidade ou no jardim;
- um substrato adequado para o plantio pode ser uma mistura de volumes iguais de turfa, turfa e areia;
- a profundidade da semeadura não deve exceder 1,5 cm Se semeada mais fundo - a semente pode não chocar e não crescer;
- sementes plantadas em recipientes precisam de um período de vernalização. Para fazer isso, deixe os recipientes no inverno em local fresco;
- em áreas abertas da cama com culturas, polvilhe 20 cm de composto, cobertura morta, folhas ou outro material;
- as mudas germinadas após 4-5 meses precisam receber água e iluminação adequada;
- o primeiro ano jovens lâmpadas inverno no chão. Eles devem ser cobertos com uma camada de cobertura morta. No verão, eles já precisam ser desenterrados e armazenados até o plantio;
- as plantas cultivadas em recipientes devem ser transplantadas somente após 2 anos. O melhor lugar para o inverno para eles pode ser uma estufa fria.
Plantando Jacinto
O plantio adequado de jacintos fornece algumas nuances que você precisa conhecer para obter ótimos resultados no cultivo desta cultura. A seguir, descrevemos a preparação das lâmpadas, a capacidade de plantio e o solo adequado.
Como escolher a lâmpada certa
A primeira condição para obter uma planta com flores bonitas é a seleção correta do material de plantio.
Importante! As lâmpadas são consideradas as mais adequadas para o plantio, nas quais a proporção do diâmetro do fundo e da lâmpada é de 1: 1,5.
Ele deve atender a certos requisitos:
- tenha uma aparência saudável;
- não deve haver danos, manchas ou presença de doenças;
- as lâmpadas devem estar maduras, ou seja, armazenadas por longos períodos;
- lâmpadas maiores são para destilação e material de plantio de tamanho médio (canteiro) é para plantar em canteiros;
- lâmpadas pesadas com um diâmetro de pelo menos 6 cm são ideais para forçar.
Para a destilação, são utilizadas variedades especiais. Os mais populares entre eles são os primeiros - Bismarck, General, Jan Bos e as variedades posteriores - Victoire, Madame Sophie, Cidade do Harlem, etc.
Você sabe Os primeiros jacintos apareceram na Europa devido aos destroços do navio que transportou este produto. As lâmpadas lançadas em terra foram identificadas pela população local e usadas para o plantio.
Preparação do pote
Recipientes grandes não são utilizados para destilação. O recipiente deve acomodar a lâmpada propriamente dita, de modo que cerca de 1–1,5 cm permaneça na borda do recipiente.Para as plantações em grupo, espaços entre 1–1,5 cm também devem ser deixados entre as lâmpadas e a borda da panela.Em relação à forma, os mais comuns são planos panelas.
Preparação do solo para desembarque para destilação
Não há requisitos especiais para a destilação do solo, uma vez que as reservas nutricionais necessárias já estão contidas no próprio bulbo. Misturas de nutrientes são necessárias para o cultivo de bulbos pequenos, mas não para destilação. Os jacintos podem ser expulsos em qualquer substrato - por exemplo, na areia, turfa, solo do jardim ou mesmo na água. Você também pode comprar um substrato pronto para o plantio ou fazer independentemente uma mistura de grama, húmus e areia grossa em proporções iguais.
Ações adicionais consistem em várias etapas:
- Despeje uma camada de drenagem de areia de 3 cm no tanque, despeje a mistura do solo por cima (cerca de 5 cm).
- Coloque as lâmpadas, apertando um pouco.
- Polvilhe primeiro com areia (até 1 cm) e depois com substrato do solo. Cerca de 1/2 ou 1/3 da lâmpada deve permanecer acima do solo.
- Plantando um pouco de água.
- Para o enraizamento, as flores precisam ser transferidas para uma sala úmida e fresca (temperatura não superior a + 7 ° C) e mantidas por cerca de 2-3 meses.
- O solo deve ser regado periodicamente, não permitindo a secagem completa.
- Após os brotos crescerem de 2 a 3 cm, os recipientes devem ser movidos para um local escuro, mas mais quente (até + 12 ° C) por vários dias.
- Mover para um lugar brilhante e quente.
A tecnologia de plantar em campo aberto não é muito diferente. Seu algoritmo é o seguinte:
- No outono, húmus (10 kg), cinzas de madeira (0,5 kg), superfosfato (50 g) e sulfato de potássio (20 g) devem ser adicionados à horta por 1 m².
- Despeje areia (cerca de 2-3 cm) nos poços preparados, proporcionando drenagem.
- Coloque as lâmpadas nos caroços, pressionando levemente. Polvilhe por cima com areia e depois com substrato do solo.
- Molhe o plantio e a cobertura morta.
Importante! A profundidade da incorporação depende do diâmetro do material de plantio. Se suas dimensões excederem 5 cm, é necessário plantar a uma profundidade de 18 cm e menores — 15 cm de espaçamento entre plantas — 10-15 cm.
Hyacinth Care
O cuidado adequado da flor após o plantio garantirá a floração rápida e a formação de um bulbo de pleno direito. Em geral, as necessidades do jacinto são as mesmas que as de outras plantas com flores, por isso não cria problemas especiais, mas ainda precisa ser prestada atenção.
Iluminação
Os jacintos precisam fornecer boa iluminação. Sujeito a esta condição, a floração de qualidade é garantida. Em áreas sombreadas devido à falta de luz solar, as flores serão menores. Ao destilar no parapeito da janela, eles devem ser protegidos da luz direta do sol na hora do almoço.
Rega
Por seu amor à umidade, o jacinto é chamado de flor da chuva, exigindo umidade suficiente. Na estação seca, deve ser regada nos canteiros para que o solo fique saturado a uma profundidade de 15 a 20 cm Para amostras em vasos, a rega deve ser mais frequente. É realizada à medida que a bola superior do solo seca, impedindo sua secagem completa.
Fertilizantes e fertilizantes
Para os jacintos que crescem em áreas abertas para a estação, são suficientes três curativos:
- O primeiro deve ser dado no início do crescimento. Para isso, são consumidos cerca de 20 g de nitrato de amônio e 15 a 20 g de superfosfato por 1 m².
- O segundo deve ser introduzido durante a formação dos botões. Deve consistir em 30 g de superfosfato e 20 sulfato de potássio.
- No final da floração, é necessário aplicar o último curativo na forma de 30 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio.
Temperatura e umidade
Depois de comprar a destilação do jacinto e colocá-lo no parapeito da janela, seu período de floração é de curta duração. Muitas vezes, os caules das flores também se esticam e quebram com seu próprio peso. Para evitar isso, é melhor mover os vasos para um local mais fresco. Uma opção adequada pode ser uma varanda envidraçada ou varanda envidraçada. Para que a planta não se esgote antes de plantar no solo, o transplante para um tanque mais espaçoso ajudará.
Você sabe Existem muitas lendas sobre o jacinto. Um deles diz que a flor apareceu do sangue derramado do príncipe espartano Jacinto, que foi acidentalmente morto pelo deus Apolo.
Quando Cavar Jacintos
Para que os jacintos continuem a florescer anualmente, eles precisam ser desenterrados. Se isso não for feito, no próximo ano a floração será muito pior. Portanto, após a floração, quando as folhas ficam amarelas, os bulbos devem ser removidos do solo. O período mais adequado é o final de junho ou o início de julho. Os bulbos cavados devem ser lavados em uma solução fraca de manganês, secos e armazenados.
Doenças, pragas e como lidar com eles
As plantas afetadas ficam para trás no crescimento, não florescem bem ou não florescem, então você precisa eliminar imediatamente esses problemas. Para fazer isso, primeiro de tudo, você precisa ser capaz de distinguir entre os sintomas de várias doenças.
Doença
As doenças mais comuns são as seguintes:
- Podridão bacteriana amarela caracterizado pelo aparecimento de áreas mucosas com odor desagradável. Durante a estação de crescimento, os sintomas podem incluir aparência de estrias e manchas nas folhas e pedúnculos, além de retardo de crescimento. É melhor destruir essas lâmpadas e tratar os buracos com formalina a 5%.
- Vírus mosaico causa manchas e pinceladas de verde claro na folhagem. Mais tarde, essas áreas ficam amarelas e morrem. Há também uma mancha esbranquiçada no pedúnculo. O fundo das inflorescências é frequentemente subdesenvolvido e as plantas ficam para trás em crescimento. A luta contra esta doença é inútil. As plantas devem ser destruídas.
- At podridão da penicilina todas as partes aéreas da planta são cobertas com uma camada verde de esporulação de fungos. Para evitar a doença, é necessário manter a temperatura ambiente em torno de + 9 ° C e em estufas - + 23 ... + 25 ° C, e pulverizar com preparações contendo cobre de acordo com as instruções.
Insetos nocivos
Os jacintos podem sofrer muito com vários insetos:
- Larvas de mosca de flor frequentemente escamas de flocos e o fundo das lâmpadas. Em tais amostras, o desenvolvimento diminui e as folhas murcham. O processamento de medicamentos como Aktara, Medvetoks ou Tabazol ajudará a evitar esses problemas, de acordo com a anotação.
- Pulgões e tripes chupar o suco das plantas. No futuro, isso causa amarelecimento das folhas e queda de flores e brotos. A luta consiste em pulverizar “Fitoverm”, “Akarin”, “Accord” ou outra droga similar.
- Jacinto pode danificar e os ursinhos. Se os movimentos desses indivíduos forem detectados, uma das preparações deve ser processada: Boverin, Medvetoks ou Medvetsid.
Como transplantar jacinto
Como a maioria das plantas, os jacintos precisam de um transplante. Imediatamente após a compra de um jacinto de destilação, é recomendável movê-lo para um recipiente grande. Antes disso, ele deve se adaptar um pouco às condições domésticas por cerca de uma semana e meia.
Depois de selecionar a panela e preparar a mistura (como fazer isso, como indicado anteriormente no artigo), você pode prosseguir com o transplante:
- Depois de remover a lâmpada, você precisa inspecioná-la. Se danificados, devem ser polvilhados com carvão ativado.
- Você pode remover a casca superior e realizar o tratamento com um estimulador de crescimento.
- Aprofundar a lâmpada no pescoço da raiz.
- Coloque a planta em uma sala fria e regue-a periodicamente.
Jacintos comprados não podem ser movidos para vasos, mas para canteiros de flores. O outono é considerado o melhor momento, mas você pode transplantar na primavera. O algoritmo de plantio foi apresentado anteriormente no texto e o artigo já mencionou a escavação e transplante anual de bulbos de jacinto.
Quanto tempo as flores florescem
Os jacintos podem florescer apenas por um curto período de tempo (de uma semana a duas). Mas alguns jardineiros estendem esse período para 3 e às vezes 4 semanas. Isso pode ser alcançado se as plantas forem mantidas em um local fresco (com temperatura não superior a + 10 ... + 12 ° C).
Como jacintos inverno
Antes do início do resfriamento persistente, a área com jacintos deve ser coberta com uma camada de folhagem seca, serragem, turfa ou húmus. Isso é necessário para evitar o congelamento do solo e a morte de bulbos. Na primavera, você precisa remover o abrigo a tempo (assim que o solo começar a derreter), pois os jacintos germinam cedo.
Agora você sabe como cultivar jacintos. Se você plantar o jacinto corretamente e cuidar dele, ele ficará encantado por muitos anos com a floração precoce e abundante. Esta planta é capaz de florescer em qualquer lugar, seja um jardim de flores, peitoril da janela ou varanda.