Um dos representantes mais incomuns e originais dos gladíolos é a Garota do Chocolate, que é bastante fácil de distinguir por sua rara cor marrom para flores, que lembra uma mistura de cacau com leite. Quais são as características do cultivo de plantas e como cuidar adequadamente dele - descubra no artigo.
História e descrição da variedade
O tipo de flor Shokoladnitsa (Gladiolus Scelerisque Factorem) é um importante representante da seleção russa, criada pelo geneticista Alexander Evdokimov em 1982. A planta pertence à categoria de plantas perenes, caracterizada por excelente resistência a doenças e um longo período de floração.
A descrição da cultura deve começar com sua aparência. Em altura, o gladíolo pode atingir 1,6-1,8 m. Em um pedúnculo forte e poderoso, são formadas flores muito bonitas e grandes, com até 12 cm de tamanho, cujo número é 22 unidades. Ao mesmo tempo, até 8 a 10 flores podem ser abertas ao mesmo tempo.
Graças à elegância e cores originais dos botões, a barra de gladíolo Chocolate é uma flor ideal para o corte. O período de sua floração ativa dura de julho a setembro.
Uma especialidade da Chocolate Girl é a cor não tradicional das pétalas - “cacau com leite” e um leve tom rosa. Em sua estrutura, as pétalas são de seda, delicadas, brilhantes, decoradas com inúmeras dobras que parecem ondulações. Na pétala mais baixa do halo laranja-avermelhada, há um ponto brilhante com pó marrom.
Uma das vantagens da cultura da variedade descrita é sua alta imunidade, resistência a doenças e boa adaptação às condições ambientais. Tais qualidades permitem cultivar uma flor em quase todas as regiões da Federação Russa.
Você sabe A primeira variedade de gladíolos, caracterizada por flores grandes e inflorescências delgadas, foi criada por Herman Beddinghausem no início do século XVII. A primeira variedade com flores de papelão ondulado apareceu em 1841.
Recursos de desembarque
Plantar uma menina de chocolate não causa dificuldades para os jardineiros, no entanto, exige o cumprimento de várias regras importantes:
- O lugar Para uma planta, é necessário selecionar uma área lisa, bem iluminada e ensolarada, sem correntes de ar, mas com boa ventilação. A estagnação do ar pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Conformidade com a rotação de culturas. Não é recomendável plantar um gladíolo em um local por mais de 2 anos consecutivos. Os melhores precursores para a planta são legumes e ervas perenes. Você não pode plantar flores após solanáceas ou raízes.
- O solo. O substrato ideal para a Chocolate Girl é a terra preta estrutural. Na ausência deste tipo de solo, o gladíolo pode ser plantado em barro ou arenito com a introdução simultânea de nutrientes - húmus ou composto. Para a cultura, o solo levemente ácido é ideal, cujo índice de hidrogênio varia de 6,5 a 6,8.A alta acidez do solo afeta negativamente a decoratividade do gladíolo. Suas flores e folhas começam a ficar amarelas e caem, Fusarium pode se desenvolver. Para neutralizar o solo, o giz é usado na proporção de 150 g por 1 m².
Um mês antes do suposto plantio de bulbos em campo aberto, eles devem ser cuidadosamente preparados. Para fazer isso, você precisa:
- Descasque a cebola dos flocos de superfície. Se houver uma crosta bacteriana, o material de plantio é cortado em locais saudáveis e os locais dos cortes são tratados com uma solução de verde brilhante. Em seguida, as lâmpadas são viradas de cabeça para baixo e colocadas em um local claro. Nesta posição, eles são mantidos até que os primeiros processos raiz apareçam.
- Tratamento de raiz. Antes de plantar os bulbos, suas raízes devem ser embebidas por 30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Esse tratamento irá proteger o sistema radicular de pragas e doenças fúngicas.
A preparação das crianças para o pouso começa em duas semanas. Para isso, são selecionados rins de pequeno diâmetro, cerca de 8 mm, com tubérculos radiculares perceptíveis. Depois, cada bebê é limpo da casca superior, disposto em uma camada no fundo de uma caixa de papelão e colocado em uma sala quente e iluminada. Imediatamente antes de se deitar no chão, eles são desinfetados por imersão em uma solução de permanganato de potássio a 0,1% por 9 horas.
O plantio de gladíolos começa quando as condições climáticas da região permitem. O principal é que a Terra se aquece bem, e a probabilidade de geadas noturnas é mínima. Como regra, o segundo período de dez dias de abril é considerado o melhor momento para o plantio. Primeiro de tudo, as crianças são plantadas, depois os adultos.A tecnologia de pouso é a seguinte:
- cavar buracos no solo em que o material de plantio é plantado: crianças de 3 a 5 cm de profundidade, cormos - a uma profundidade de três diâmetros do bulbo adulto;
- o plantio deve ser realizado com um intervalo entre plantas adultas de 15 cm, entre crianças - 5 cm, deixando entre as fileiras 20 e 15 cm, respectivamente;
- encha o canteiro do jardim com uma pequena camada de solo, cubra com um material não tecido, por exemplo, fiado, que proporcionará condições confortáveis para o enraizamento e desenvolvimento adicional do material de plantio.
Importante! As lâmpadas são consideradas o material de plantio ideal 2–3 anos de idade.
Cuidados com o crescimento
O Gladiolus Shokoladnitsa precisa de cuidados sistemáticos e de alta qualidade, que consistem em rega regular, cobertura, afrouxamento do solo e controle de pragas e doenças:
- Rega. Para uma planta da variedade descrita, é muito importante organizar a rega abundante, mas não frequente. Umedecimento superficial muito frequente compacta o solo, o que reduz significativamente a taxa de umidade e nutrientes que entram na planta. Principalmente a rega é realizada uma vez por semana, à noite, usando cerca de 10 l de água fria por planta. Se o verão estiver muito quente e a temperatura do ar estiver alta, medidas de irrigação são realizadas a cada 3 dias.
- Top vestir. A fertilização com gladíolo é recomendada várias vezes por temporada. Até que 4 folhas apareçam na flor a cada 10 dias, a Chocolate Girl é alimentada com fertilizantes minerais complexos, por exemplo, Kemira Combi, diluídos em água de acordo com as instruções. Quando mais de 4 folhas aparecem na cultura, preparações de potássio, por exemplo, salitre, são adicionadas aos curativos. A última vez que a planta é alimentada após a conclusão do estágio de floração, usando complexos minerais.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Esses dois procedimentos estão entre os mais importantes quando se trata de gladíolo. O afrouxamento do solo, que ajuda a saturar os processos radiculares com umidade e nutrientes, é realizado pelo menos três vezes por mês, aprofundando-se em 5 a 7 cm e as ervas daninhas são realizadas regularmente à medida que as ervas daninhas crescem.
- Mulching. A cobertura dos canteiros, realizada com materiais naturais, permite enriquecer o solo com componentes valiosos, preservando a umidade e criando condições favoráveis ao crescimento das culturas. O uso de orgânicos é permitido, mas o uso de produtos orgânicos frescos é indesejável.
- Liga A moça do chocolate tem um crescimento bastante alto e inflorescências grandes e pesadas; para que as flores não se soltem do vento, elas devem ser amarradas.
Gladiolus Shokoladnitsa - uma flor espetacular, bonita e original que servirá como decoração exclusiva do canteiro. Difere de outros membros da família por sua cor incomum “cacau com leite” e alta vitalidade. A cultura é ideal para cortar.