Recentemente, plantas exóticas de interior tornaram-se muito populares - elas dão ao interior um toque de originalidade. No entanto, muitos deles são bastante caprichosos ao sair. Estando em busca de exóticos despretensiosos, recomenda-se prestar atenção à Anita tillandsia. Nosso artigo contém todas as informações necessárias sobre esta planta e seus cuidados.
Descrição botânica da planta
Tillandsia Anita é um híbrido altamente decorativo de uma planta herbácea. Sua terra natal é o território do Equador e do Peru. Esta é uma planta baixa, com um grande número de folhas longas e estreitas que crescem na forma de uma roseta densa a partir das raízes.
Uma característica distintiva da espécie é a presença de uma inflorescência plana em forma de espigão, localizada em um pedúnculo baixo. O broto é formado por flores azuis brilhantes de 3 pétalas com brácteas de um tom rosa brilhante, que se sobrepõem.
Apesar do fato de as flores desabrocharem em um período bastante curto, o pico com brácteas floresce por um longo tempo. Após a conclusão da floração, os processos aparecem nas axilas das folhas, enquanto a roseta mãe morre.
Sistema raiz | Superfície |
Caule | Está faltando |
Forma de folha | Longo e estreito |
Cor da folha | Verde escuro |
Forma da flor | Trefoil |
Cor da flor | Azul com bráctea rosa |
Condições de cultivo da casa
Para um desenvolvimento completo, a flor precisa de iluminação adequada, temperatura e umidade aceitáveis.
Você sabe Tillandsia recebeu esse nome graças ao professor da Academia Médica Sueca Elias Tillands. Ele foi o primeiro desenhista do identificador da planta e o fundador do Jardim Botânico na Finlândia.
Iluminação
A luz para a tillandsia não deve ser muito brilhante, é especialmente importante proteger a planta, pois são os raios diretos do sol que podem prejudicar. A melhor opção no período quente é o lado norte.
No inverno, a luz natural com esse arranjo não é suficiente - nessa base, se não houver possibilidade de mover a panela, você precisará iluminar adicionalmente a flor.
Temperatura
Tillandsia é uma planta bastante termofílica. No verão, a temperatura deve estar na faixa de + 26 ... + 28 ° C. No verão, a panela pode ser levada para fora, o principal é garantir que não haja correntes de ar neste local. No inverno, a temperatura não deve cair abaixo de + 18 ° C.É importante não esquecer que a planta se refere negativamente a quedas acentuadas de temperatura - isso deve ser levado em consideração no outono e na primavera.
Humidade do ar
Para o crescimento total e o florescimento máximo, a planta precisa de um nível de umidade suficientemente alto, que deve estar na faixa de 70 a 80%. Se estiver mais baixa, é recomendável criá-la artificialmente, por exemplo, pulverize regularmente uma flor ou coloque uma bandeja adicional com água ao lado.
No inverno, é importante manter o vaso de plantas o mais longe possível dos radiadores.
Home Care
O cuidado das flores consiste em umedecer o solo, aplicar fertilizantes e transplantar adequadamente. Considere os recursos desses processos.
Rega
É recomendado hidratar o solo para prestar atenção especial. A água para irrigação deve ser usada bem mantida e macia, enquanto a temperatura ambiente. Você pode adicionar uma pequena quantidade de ácido acético (1 gota por 2 l).
O melhor regime de irrigação é considerado para que o solo não seque completamente e esteja sempre em um estado levemente úmido. No entanto, a rega não deve ser abundante, pois isso também não é adequado para uma flor. A água é derramada diretamente na saída: a única maneira de ser saturada com água.
Após 20 minutos, o excesso de umidade é removido. Na estação fria, a quantidade de rega é reduzida para 1 por semana e no inverno - até 2 vezes por mês.
Top vestir
Recomenda-se que a Tillandsia seja fertilizada não mais que 2 vezes por mês. Para fazer isso, use curativo líquido para orquídeas, que pode ser encontrado em uma loja de flores. É importante que a quantidade seja 2 vezes menor que a indicada na embalagem.
Se necessário, você pode realizar curativos adicionais pulverizando as folhas com uma solução fraca dessa ferramenta.
Poda
O corte da tillandsia não é realizado, uma vez que a própria planta se livra das folhas velhas.
Transplante
Para o crescimento de raízes e flores, recomenda-se o transplante sistematicamente. O primeiro é realizado imediatamente após a compra, mas o faz se a flor não estiver em processo de floração. Para fazer isso, pegue um pote e um transbordo um pouco maiores sem perturbar o coma de terra ao redor das raízes.
No espaço livre, adicione novas terras. A rega é realizada somente após uma semana, antes que as folhas sejam pulverizadas apenas.
Importante! Para transplante, recomenda-se tomar não profundo, mas largo uma panela, à medida que as raízes crescem em largura devido à formação de cavidades filhas. Em recipientes profundos, a flor começará a apodrecer devido à estagnação da umidade.
O próximo transplante é realizado após 3 anos. Isso só pode ser feito após a conclusão da floração. Nesse caso, eles usam um substrato universal, projetado para orquídeas, com a presença obrigatória de turfa e casca. Além disso, a cada primavera, a camada superior do substrato é substituída.
Reprodução
Tillandsia é propagada de duas maneiras: usando brotos laterais e sementes. O primeiro é muito mais popular, pois com as sementes é preciso gastar mais tempo e esforço. Vamos considerar cada um com mais detalhes.
Crianças
No final da floração, a tillandsia forma um grande número de rosetas filhas. Propague a planta separando e replantando em vasos separados. Faça isso apenas com as crianças que atingiram um tamanho suficiente e têm raízes.
Um substrato especial é preparado para o depósito, que consiste em turfa e areia em quantidades iguais. Após a separação das crianças, as seções são tratadas com cinza de madeira. Os vasos são colocados em um local ligeiramente sombreado, onde a temperatura está na faixa de + 22 ... + 25 ° C.
Em média, não mais que três meses são suficientes para o enraizamento completo, após o qual uma planta jovem é transplantada para uma nova panela com substrato para orquídeas. Realize manipulações semelhantes na primavera e no verão. Na maioria das vezes, essas plantas começam a florescer após 2 anos.
Sementes
O material da semente pode ser comprado ou coletado pessoalmente. Para a germinação, é preparada uma mistura de turfa e areia, que é cuidadosamente regada antes da semeadura. As sementes são dispostas em uma fina camada na superfície e não são cobertas com terra. É importante umedecer a mistura novamente.
Você sabe Tillandsia pertence à grande família de bromélias, que inclui mais de 400 espécies de plantas, e seu nome desatualizado é Ananacomsobrealto.
O recipiente é coberto com filme ou vidro e colocado em um local claro. A temperatura deve estar dentro de + 25 ° C. Os brotos germinam após cerca de um mês. A floração de Tillandsia ocorre após 5 anos.
Possíveis dificuldades crescentes
Para apreciar a beleza das plantas o maior tempo possível, você precisa saber quais problemas são possíveis durante o cultivo, evitando-os, se possível:
- Apodrecimento da haste na base. Reduza a umidade e melhore a drenagem.
- A morte da mãe mãe. Dê tempo às crianças para se fortalecerem e plante-as em vasos novos.
- Falta de tomadas de criança. Gaste fertilização adicional com fertilizantes.
- As folhas ficaram macias. É recomendável aumentar a temperatura ambiente.
- Manchas cinza nas folhas (podridão cinza). Realize o tratamento com fungicidas.
As pragas na maioria das vezes não perturbam a tillandsia, mas, de tempos em tempos, podem ser atacadas por um inseto de cochonilha.
Importante! Durante a floração, a hidratação das folhas deve ser realizada com muito cuidado para que a água não caia na flor.
Sinais e superstições
Tillandsia é uma planta muito valiosa para os seguidores dos ensinamentos do Feng Shui.
Os especialistas neste campo estão confiantes de que a flor tem as seguintes qualidades positivas:
- efeito benéfico no bem-estar material da casa, concentrando o sucesso monetário;
- ajuda pessoas que buscam independência;
- ajuda a lidar com dificuldades financeiras.