Os dracaena são despretensiosos ao sair, portanto, com eles praticamente não há problemas no cultivo em casa. As dificuldades começam quando chega a hora de propagar as plantas. Como fazê-lo corretamente e qual método é melhor usar serão discutidos mais adiante.
Descrição da planta
Dracaena estão incluídos na família Agave, incluindo formas de crescimento de árvores e arbustos. O tronco arborizado é pintado de verde cinza; folhas estreitas adornam a coroa, localizada em um chapéu exuberante e dando à planta a aparência de uma palmeira. As folhas são coloridas em vários tons de verde, dependendo da variedade.Em casa, a dracaena não floresce. Na natureza, pequenas flores brancas ou esverdeadas com um forte aroma doce são formadas na planta. Após a polinização, os ovários com três ovários são formados no lugar das flores, cada compartimento contendo um óvulo.
Condições ideais e termos de reprodução de dracaena
Antes de propagar a dracaena, você precisa escolher o momento ideal. Um procedimento realizado na primavera ou no verão geralmente produz resultados positivos. Isto é devido à presença de condições adequadas para o enraizamento de material biológico.
Condições microclimáticas ideais para a propagação de dracaena:
- temperatura do ar - a partir de + 20 ℃;
- umidade do ar - 60%;
- a presença de iluminação difusa.
Importante! As sementes de Dracaena perdem rapidamente sua capacidade de germinação, para que possam ser plantadas a qualquer momento do ano.
Processo preparatório
Primeiro você precisa escolher um pote adequado para a dracaena. O sistema radicular da palmeira consiste na raiz principal, localizada verticalmente, e em pequenos processos secundários - em conexão com isso, você precisará de um vaso estreito e profundo. Não há requisitos especiais em relação ao material. A capacidade pode ser de cerâmica ou plástico - o principal é que o material seja forte o suficiente.O solo deve estar solto e bem drenado. Para o enraizamento, é adequada uma mistura de turfa e areia (1: 1) ou solo universal para dracenos com a adição de vermiculita (1: 0,5).
A principal tarefa no estágio de propagação da dracaena é desinfetar qualitativamente o solo. Isso pode ser feito fritando a mistura de terra no forno a uma temperatura de + 50 ℃ ou impregnando-a com uma solução de cinza de madeira. Para preparar uma solução de trabalho, dissolva-se 400 g de cinza em 10 l de água e deixe ferver por 5 minutos. Despeje a solução no chão quente. Após a desinfecção, o monofosfato de potássio é adicionado ao solo. Para 10 kg de terra, serão necessários 10 g de substância.
Tecnologia de criação em casa
Em casa, é mais fácil cortar o topo da dracaena durante a poda formativa. Depois de encurtar o caule principal, as estacas podem ser mantidas em água até que as raízes apareçam e depois transplantadas ou plantadas imediatamente no solo. A reprodução por sementes é um processo mais longo e problemático, portanto é usada com muito menos frequência. Dependendo da variedade de dracaena, a opção de reprodução por camadas de ar é possível.
Você sabe O Dicionário Explicativo de Vladimir Dahl menciona o nome original deste plantas - "dragão".
Estacas apicais
As manipulações são realizadas em março, quando uma planta adulta sai do estágio adormecido. A fatia deve ser feita com tesouras afiadas desinfetadas com álcool, a uma distância de 15 a 18 cm da última folha perpendicular ao tronco. Em seguida, o caule é limpo da folhagem antiga e seco por 2-3 horas ao sol.Existem várias maneiras de fazer root em um talo:
- colocado em uma solução de "Kornevin" em combinação com carvão vegetal;
- caiu em uma mistura de turfa-areia ou vermiculita.
Você sabe Um extrato de dracaena é adicionado ao corante capilar. A rica composição química do suco melhora a estrutura do cabelo e evita seus danos durante a coloração.
O caule com raízes restantes após o corte não deve ser jogado fora. O local do corte pode ser tratado com solução de Kornevin e, coberto com polietileno, retirado em local escuro, onde a temperatura do ar é mantida em + 25 ℃. Após uma semana, o contêiner é reorganizado em uma sala bem iluminada (mas não sob luz solar direta) e oferece atendimento padrão. Após um mês, 2-3 brotos laterais aparecerão no local do corte.
Estacas de caule
Se, depois de encurtar a haste principal, ela ainda estiver muito alta ou se o sistema radicular estiver podre, a parte superior começar a apodrecer, será usada a tecnologia de propagação por estacas. Para fazer isso, a haste deve ser encurtada até a altura necessária e o fragmento resultante cortado em estacas de 10 a 15 cm de comprimento.O processo de enraizamento é realizado de maneira semelhante à anterior. São necessários 1 a 1,5 meses para a raiz e 2 a 2,5 meses para o aparecimento de brotos apicais.
Camadas de ar
Na ausência da possibilidade de enxerto - por exemplo, quando as plantas ainda estão baixas para poda - elas praticam o método de propagação por camadas de ar. Para fazer isso, você pode executar as seguintes manipulações:
- A uma distância de 2 cm da primeira folha, faça uma incisão perpendicular ao meio do tronco.
- Coloque um palito nele.
- Enrole uma fatia com musgo-esfagno e envolva-a com polietileno.
- Periodicamente, o musgo deve ser umedecido com uma pistola.
- Quando as raízes romperem o musgo, retire o polietileno e corte o broto.
- Camadas de raízes no solo para plantas adultas, incluindo mistura de folhas de grama, turfa e areia em quantidades iguais.
Sementes
Em casa, a dracaena florida com frutos subsequentes é uma raridade. Porém, se o material de plantio foi obtido, não hesite em plantá-lo no solo:
- As sementes devem ser descascadas e colocadas na solução Kornevin por 20 minutos.
- Em seguida, o material de plantio é seco e colocado na superfície da mistura de areia e turfa a uma distância de 5-7 cm.
- Polvilhando sementes com areia seca, os recipientes são cobertos com polietileno e colocados em uma sala bem iluminada, onde a temperatura do ar não cai abaixo de + 27 ℃.
- Durante o período de germinação, as plantações são transmitidas diariamente.
- Quando os brotos atingem uma altura de 5 a 7 cm, são recolhidos em recipientes separados.
Cuidados posteriores para Dracaena
Depois de enraizar as plantas, elas são colocadas em salas com luz difusa.
No período de verão, realize rega abundante e pulverização regular. A temperatura ideal da água para umidificação é +18 ... + 20 ℃. Para cada planta jovem deixa 300-400 ml de água. A intensidade da irrigação, dependendo da temperatura do ar, é de 2 a 4 vezes por semana. Após cada rega, o solo deve ser afrouxado a uma profundidade de 1-2 cm.
No período de vegetação ativa, os fertilizantes são aplicados uma vez por mês, contendo em sua composição potássio, fósforo e nitrogênio na proporção de 1: 1: 0,5. Eles podem ser alternados com a introdução de verbasco líquido. Com o tempo, os fertilizantes minerais são aplicados de maneira não-radicular - isso aumenta a capacidade do sistema radicular de absorver minerais do solo.Importante! Se a água entrar nos seios decíduos, pode aparecer apodrecimento das folhas; portanto, após a pulverização, o banho e o molho foliar, você precisa secar os seios nas folhas com uma toalha de papel.
Em setembro, a rega é reduzida para 1-2 vezes por semana. No inverno, a temperatura do ar é reduzida para + 15 ℃ e interrompe completamente a fertilização. Na primavera, as plantas jovens mergulham em vasos maiores.A partir dos 4-5 anos de idade, eles começam a realizar a poda, que envolve a remoção do ápice para obter uma planta de folha dupla.
Que problemas podem surgir
Existem vários fatores que podem levar a complicações na propagação da dracaena:
- rega excessiva - retarda o crescimento, provoca o aparecimento de mofo no solo;
- o uso de contêineres que já estavam em operação para enraizamento sem tratamento adequado - provoca a disseminação de infecções e pragas;
- violação das regras de manutenção sob a estufa - leva à podridão do material de plantio.
Recomendações crescentes
Ao cultivar dracaena em casa, siga estas diretrizes:
- Evite mudanças repentinas na temperatura ambiente.
- Água após a secagem do solo a uma profundidade de 1-2 cm, evitando transbordamentos.
- Ao secar as extremidades das folhas, você precisa aumentar a umidade do ar por pulverização.
- Transplante plantas adultas após as raízes trançarem todo o nódulo de terra.
- Limpe cada folha com um cotonete úmido uma vez por mês.
- Corte a poda em plantas que atingiram uma altura de pelo menos 30 cm.
- À medida que as folhas inferiores morrem, remova-as regularmente.
Portanto, a dracaena é uma planta despretensiosa e fácil de propagar em casa por estacas. De uma maneira semeada, as palmeiras são propagadas com menos frequência devido à falta de capacidade de obter sementes.