Os gladíolos são flores brilhantes e majestosas que são imediatamente evidentes em qualquer área suburbana. As flores são capazes de se adaptar rapidamente a qualquer condição climática e não exigem cuidados. No entanto, para obter as melhores qualidades decorativas, é necessário saber o mais importante - como plantar adequadamente os gladíolos e quando fazê-lo.
Quando plantar gladíolos
O momento mais favorável para o plantio de gladíolos é o meio da primavera, ou melhor, de abril a início de maio. Isso se deve ao fato de que o solo já deve estar suficientemente aquecido após as geadas do inverno, ter uma temperatura de cerca de + 10 ° C. Na zona temperada, esse aquecimento ocorre exatamente no meio da primavera. Nas regiões sul, onde os invernos são mais quentes, você pode começar a plantar algumas semanas antes. Nas regiões do norte, como, por exemplo, nas regiões de Leningrado ou Vologda, o tempo de desembarque cai de 10 a 15 de maio.
Pode-se esperar um crescimento ativo de brotos a uma temperatura média do ar na faixa de + 20 ... + 25 ° C. É importante não atrasar o trabalho, pois o solo fica mais seco ao mesmo tempo que aquece, e isso inibirá o desenvolvimento de cormos e o florescimento dos gladíolos, que geralmente ocorre em julho, mas pode vir muito mais tarde.
Muitas vezes, os jardineiros estão interessados na questão de saber se é possível plantar flores no inverno. Esse interesse geralmente é causado pelos próximos feriados. Gladíolos bonitos e delgados podem ser um presente maravilhoso e inesperado para o Ano Novo, Dia dos Namorados ou 8 de março.
A resposta é: você pode plantar, mas somente se você puder fornecer às plantas condições de estufa com o nível necessário de iluminação, temperatura e umidade suficiente. Fazer isso em casa é bastante difícil. Normalmente, esse método de cultivo é usado em viveiros de flores especialmente equipados, envolvidos no cultivo e na venda de culturas.
Importante! Os gladíolos precisam ser transplantados para um novo local a cada 2 anos — Isso reduz o risco de parasitas e proporciona uma melhor floração.
Como plantar gladíolos
À primeira vista, parece que não há nada de especial no plantio de gladíolos - enterrei a lâmpada no chão, derramei-a e está tudo pronto. De fato, isso não é inteiramente verdade. Para que a planta se enraíze, se enraíze e, por fim, com flores variadas, algumas regras sobre a preparação do solo e do material de plantio devem ser observadas.
Armazenamento
Em setembro, um mês após os gladíolos terminarem o período de floração e serem cortados, chega a hora da escavação. Se após a floração em agosto as flores não foram cortadas, o tempo de escavação deve ser adiado em 15 a 20 dias.As plantas são cuidadosamente removidas do chão e dispostas em um local ensolarado e ventilado para secar. Então é necessário cortar completamente todas as hastes, separar os velhos e os novos e podar as raízes.
Os tubérculos resultantes precisam ser dispostos em uma peneira e lavados. Depois disso, é aconselhável processar o material para eliminar a possibilidade de derrota por doenças e pragas. Mais frequentemente, os jardineiros usam permanganato de potássio e Karbofos para esses fins. Primeiro, você deve fazer uma solução de permanganato de potássio diluindo 1 g do produto em um balde de água. As lâmpadas escavadas são colocadas aqui por 30 minutos. Em seguida, faça uma solução de “Karbofos” (30 g por balde de água) e coloque as lâmpadas por meia hora também.
Se diferentes variedades de gladíolos cresceram no canteiro, os rebentos devem ser distribuídos imediatamente após a escavação em diferentes recipientes, para não serem confundidos no futuro. O material processado é novamente seco duas primeiras semanas a uma temperatura de + 25 ... + 30 ° C e depois em uma sala bem ventilada por mais um mês. Se as lâmpadas não terminarem, existe o risco de serem afetadas por doenças fúngicas - podridão.
Depois disso, é necessário inspecionar novamente o material para revelar amostras dolorosas. Se a área afetada estiver presente nas hastes de uma variedade particularmente valiosa, você pode tentar salvá-la: você precisa cortar a área danificada e processá-la com um verde brilhante. As lâmpadas são armazenadas a uma temperatura de + 1 ... + 8 ° C. Um lugar ideal seria uma geladeira ou uma adega.Você sabe O bulbo de gladíolo serviu como amuleto de gladiadores na Roma antiga. Eles usavam no peito e acreditavam que isso traria vitória.
Pré-plantio
Alguns jardineiros pensam erroneamente que quanto maior o bulbo de gladíolo, melhor a floração. De fato, apenas de um jovem material de plantio, pedúnculos fortes crescem com um número considerável de flores. Preste atenção às condições externas do material de plantio - ele não deve conter sinais de secagem, deterioração ou doenças.
Antes de plantar em campo aberto, os gladíolos precisam de alguma preparação. Cormos adultos são limpos de escamas 2 a 3 semanas antes do plantio. A manipulação deve ser realizada com muito cuidado, pois, por baixo dela, podem surgir mudas jovens que se quebram facilmente durante a limpeza.
Esse processo não pode ser negligenciado, pois a limpeza ajuda a identificar possíveis doenças dos bulbos, bem como a presença de assentamentos de microrganismos parasitas. As crianças limpam o máximo um dia antes do plantio para que não sequem. Se você notar que o material possui traços de deterioração, pontos pretos e outros defeitos, é melhor jogá-lo fora.
É permitido plantar crianças na concha sem limpeza preliminar, mas neste caso, a germinação diminuirá significativamente. O pré-tratamento ajudará a acelerar o processo - o material é colocado por um dia em uma solução a 0,2% de permanganato de potássio e, após o plantio no solo, a plantação é coberta com um filme e removida somente após a primeira emergência.
Se o rebento tiver dois rebentos, deve ser cortado ao longo de modo a preservar o fundo em ambos os fragmentos. O local do corte deve ser imediatamente polvilhado com carvão moído e depois colocado no chão.
Também acontece que, retirando o material antes do plantio, você percebe que o cortão está seco. É importante determinar o grau de secagem. Se o material estiver enrugado, ele ficará duro, o que significa que é afetado por alguma doença, pois os bulbos saudáveis de gladíolos não podem secar até esse estado. Se o rolha estiver apenas começando a secar levemente, você deverá armazená-lo a uma temperatura muito baixa. O material ainda pode ser salvo - antes do plantio, deixe de molho por várias horas em uma solução de refrigerante quente (1 colher de chá. Bicarbonato de sódio por 1 litro de água).
Como medida preventiva, não faz mal processar as lâmpadas de pragas e doenças. Para não usar produtos químicos, você pode fazer a infusão de alho em casa. Para fazer isso, moa (em um moedor de carne, ralador) 300 g de alho e misture com 10 l de água. O material de plantio é colocado na solução e incubado por 2 horas.Você sabe Na Idade Média, os bulbos de gladíolo eram um verdadeiro deleite — eles foram fritos, assados, marinados. Naqueles dias, as flores eram selvagens — para coletar os tubérculos, não era necessário cultivá-los especialmente.
Antes do plantio, recomenda-se que os tubérculos bulbosos sejam tratados com um estimulante do crescimento para provocar o rápido desenvolvimento do sistema radicular. Muitos medicamentos vendidos nas lojas também contêm um conjunto de oligoelementos úteis necessários para aumentar a imunidade das plantas.
Por exemplo, é possível tratar os bulbos de gladíolos com "Heteroauxin" - uma ferramenta que possui alta atividade fisiológica e afeta favoravelmente os processos de crescimento. Para fazer isso, dissolva 1 comprimido em um balde de água, coloque o material lá e deixe por 12-14 horas.
Plantação ao ar livre
Para gladíolos, é importante escolher o local certo. As plantas adoram áreas bem iluminadas. Como em pequenas áreas de jardim nem sempre é possível encontrar um local completamente aberto para um canteiro de flores, deve-se levar em conta pelo menos o fato de que o florescimento dos gladíolos se deteriorará significativamente se houver sombreamento no lado leste ou sul.
Também não é recomendado plantar a colheita em locais onde haja correntes de ar ou fortes rajadas de vento que possam prejudicar pedúnculos altos. A melhor opção é organizar um pouso emoldurado por arbustos baixos.A maioria das doenças dos gladíolos ocorre devido ao alagamento do solo, portanto você não pode plantá-las em áreas úmidas e onde há uma alta ocorrência de águas subterrâneas. Se não houver outras opções, levante artificialmente o canteiro, criando uma colina a partir do solo.
Para o desenvolvimento e prosperidade favoráveis dos gladíolos, são necessários solos de chernozem ou de areia arenosa. Areia e turfa são adicionadas ao solo argiloso, e turfa e solo de jardim em solo excessivamente arenoso. Idealmente, o solo para plantio deve consistir em terra, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1.
Observe também que os gladíolos preferem solos levemente ácidos. Você pode verificar isso com a ajuda de indicadores especiais vendidos em lojas de jardinagem. Ao medir, ele deve mostrar um valor na faixa de 5,5 a 6,5 pH. A alta acidez é eliminada com a introdução de farinha de dolomita ou cal rápida no solo a uma taxa de 150 g por 1 m².
Antes do plantio, o local dos gladíolos deve ser cavado a uma profundidade de meio metro, todas as ervas daninhas disponíveis devem ser removidas da raiz e o solo deve ser fertilizado com fertilizantes de fósforo-potássio. Você pode usar "Nitrofoska" - um fertilizante complexo na forma de grânulos, que quando ingeridos no solo são rapidamente absorvidos pelas plantas. O agente é administrado à taxa de 30 g por 1 m². Fertilizantes orgânicos também não machucam. Por exemplo, você pode usar a uréia, fertilizando o solo com um consumo de 15 g de fundos por 1 m².
Vídeo: alimentando gladíolos
Para plantar gladíolos formam canteiros diretos. É aconselhável que a distância entre eles seja de cerca de 1 metro - para que as plantas recebam mais sol e ar, e seja mais fácil para o jardineiro realizar os cuidados. Observe a distância entre os tubérculos: para crianças e pequenos cormos - 15-20 cm, para espécimes grandes - 25 cm. Existem duas maneiras de plantar - cavar uma vala contínua e plantar o material em relação à distância ou à formação de orifícios individuais.
Importante! Você não pode plantar lâmpadas adultas e infantis próximas, pois os tubérculos grandes suprimirão as crianças, impedindo-as de se desenvolver normalmente.
Há muito debate sobre a profundidade do poço de aterrissagem para gladíolos. Algumas pessoas pensam que quanto mais profundo melhor, e elas mergulham o material a uma profundidade de 25 cm, alguém realmente não atribui nenhuma importância a isso. É mais correto calcular a profundidade de plantio, dependendo do diâmetro da lâmpada.
O material deve ser colocado a uma profundidade igual a três diâmetros (se for difícil determinar isso a olho, use um centímetro convencional). Portanto, quanto menor a lâmpada, mais alta ela deve ser colocada na superfície da Terra. Se você aprofundar demais, terá que esperar muito tempo pelos primeiros tiros. O valor médio pode ser chamado 10-15 cm.
Para criar melhores condições de sobrevivência e proteger as delicadas raízes das plantas do contato com o solo, é aconselhável plantar bulbos na areia. Para fazer isso, adicione uma camada de areia com cerca de 1-2 cm de espessura no fundo da ranhura ou no poço de aterrissagem e regue-a. Em seguida, coloque a lâmpada com o fundo para baixo e polvilhe novamente com uma pequena camada de areia, e só então faça o resto do solo e regue o plantio novamente.
Como plantar gladíolos para que cresçam retos
Para que as flores não dobrem durante o processo de crescimento, tenham pedúnculos diretos, alguns jardineiros usam uma técnica especial ao plantar. Primeiro, o bulbo é plantado a uma profundidade de 10 a 15 cm, mas no processo de crescimento ao redor do pedúnculo, eles adicionam solo para formar uma colina peculiar, o que impede que o caule se incline.
Você sabe Há 300 anos, os bulbos de gladíolo eram usados exclusivamente para a preparação de agentes terapêuticos e bolos. Como planta ornamental, começou a ser cultivada apenas no século XIX.
Eles também recorrem ao plantio imediato de bulbos a uma profundidade de 20 a 25 cm, mas, como mencionado anteriormente, esse método atrasará o aparecimento das primeiras mudas várias vezes e também é perigoso porque na primavera a terra a essa profundidade não está quente o suficiente e o material plantado pode apenas congelar. Este método é aplicável apenas em condições de latitudes meridionais.
Para gladíolos plantados individualmente, use redes elásticas que forneçam estabilidade às hastes. Se as flores são plantadas em fileiras, você pode construir suportes na forma de cercas baixas de madeira nos dois lados das camas. Uma opção mais simples é acionar as apostas no início e no final do pouso de ambos os lados e puxar uma corda ou arame forte.
É importante prestar atenção à introdução de fertilizantes, que fortalecerão as plantas com sua composição nutricional. Após o aparecimento das duas primeiras folhas, o solo pode ser alimentado com uma solução de 1 colher de sopa. uréia e 1,5 colheres de sopa. colheres de sopa de sulfato de potássio diluído em 10 litros de água.
Esta dose é suficiente para 1 m² de plantio. Após a formação da 5ª-6ª folha, os gladíolos são alimentados com uma composição de 15 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio, diluídos em um balde de água (por 1 m²). Além disso, para gladíolos, compostos minerais complexos, como Nitroammofoska, Kalimagnesia, são excelentemente adequados.
Plantação de vários níveis de cormos
Uma verdadeira decoração da paisagem de uma casa particular será um pouso com vários níveis de gladíolo. Sua vantagem também é que esse método ajuda a economizar espaço em pequenas parcelas. Ao escolher adequadamente as variedades, é possível obter uma floração síncrona ou alternativa.
O design de um canteiro de várias camadas pode ser feito de forma independente, se você aplicar imaginação. Primeiro, você precisa decidir sobre a forma: geralmente os paisagistas projetam esses objetos na forma de uma pirâmide, mas você pode escolher qualquer outra forma - retangular, quadrada etc.
Como material para montagem em casa, você pode levar tábuas de madeira. Destas, é necessário derrubar gavetas sem fundo de tamanhos diferentes e instalar uma pirâmide: a primeira linha é a maior caixa de tamanho, a segunda é um pouco menor etc. Paralelamente à instalação, a mistura do solo é coberta. Quando o canteiro de flores estiver alinhado, você poderá começar a plantar.
É importante escolher as variedades certas. Se você deseja que um canteiro de várias camadas brilhe por um longo período, escolha gladíolos de diferentes períodos de floração.Você sabe O nome gladíolo foi dado pela palavra latina gladius, que significa "espada" na tradução. A flor ganhou esse nome por causa do formato das folhas, que parecem espadas.
Vale a pena prestar atenção em:
- Veludo - Possui grandes cores escuras bordô com toques de creme. Começa a florescer entre 72 e 74 dias após o plantio;
- Paul Rubens - ostenta-se com botões violeta-violeta durante o período de floração, que ocorre em média 90 a 95 dias após o plantio do bulbo;
- Focus - uma variedade precoce cuja cor amarela brilhante já pode ser contemplada no 52–55 ° dia;
- América - as flores de gladíolos desta variedade têm uma delicada cor rosa claro, complementada por salpicos roxos. A floração é bastante tarde - cai no 95 a 100 dias após o plantio.
É possível plantar gladíolos em julho, agosto
Os tipos de flor podem ser plantados no final de junho, depois a floração cairá em setembro - outubro. Mas com esse plantio, o jardineiro precisará ter um cuidado especial com a umidade do solo. Esse desembarque pode ser ainda mais preferível para as regiões do norte, onde há uma ameaça de geadas de retorno. O fato é que, a uma temperatura do ar de -1 ... -3 ° C, as folhas jovens de gladíolos congelam, permanecem verdes, mas a fotossíntese ativa não ocorre nelas. E no verão não existe esse perigo.
Para obter flores saudáveis e temperadas para a próxima temporada, alguns jardineiros tentam plantar gladíolos em agosto ou setembro. Mas você precisa considerar que fortes geadas podem arruinar as lâmpadas, portanto esse método é bom apenas para as regiões sul. Ao mesmo tempo, os cormos plantados precisarão ser cobertos para o inverno. No entanto, os especialistas não recomendam o plantio de gladíolos no inverno - há um risco muito grande de que o material de plantio morra.
Plantar gladíolos não é particularmente difícil. O mais importante é cumprir os termos e regras básicas estabelecidos no artigo. Acrescente a isso um pouco de amor, cuidado e o resultado não demorará a chegar - em breve você desfrutará da excelente floração desta planta verdadeiramente real.