Em casa, samambaias da família davallium são frequentemente cultivadas. As plantas requerem uma abordagem não complicada, no entanto, especial, cujos princípios básicos são descritos abaixo.
Descrição botânica da planta
Planta perene de até 50 cm de altura, nativa das partes tropicais da Ásia. Uma característica das samambaias são as raízes desgrenhadas que pendem do recipiente.
Importante! O nome botânico é dado em homenagem ao botânico do século XVIII E. Davall e, devido ao tipo de raízes, a samambaia é conhecida popularmente como "pernas de esquilo", "pernas de lebre" ou "perna de veado".
As principais características do davallia são apresentadas na tabela:
Sistema raiz | superficial, com raízes pubescentes grossas |
Caule | curto ou médio |
Forma de folha | finamente triturado, muitas vezes triangular |
Cor da folha | do claro ao verde escuro |
O diâmetro das raízes pode chegar a 15 mm, e algumas amostras atingem um comprimento de até 90 cm. Davallia cresce rapidamente e geralmente é cultivado como uma planta de ampola em casa. É assim que suas raízes exóticas são mais visíveis.
Visualizações populares
A família inclui cerca de 40 espécies; no entanto, na floricultura de interior, muitas vezes você pode encontrar essas plantas:
Condições confortáveis e cuidados adequados
Sendo uma planta tropical, a davallia exige o cumprimento de várias condições e, quando cumprida, praticamente não requer cuidados adicionais.
Iluminação
Uma samambaia precisa de um local claro, protegido da luz solar direta. O contato com o sol pode causar amarelecimento das folhas. O peitoril da janela de frente para o lado leste pode ser o melhor lugar.
Em caso de leve sombreamento, é possível retardo no crescimento e perda de qualidades decorativas. A planta responde positivamente à iluminação adicional com uma lâmpada fluorescente.
Temperatura
As temperaturas adequadas no verão variam de + 18 ° C a + 22 ° C. Para a variedade das Canárias no inverno, é necessário fornecer no máximo + 18 ° C. A temperatura de + 13 ° C é considerada crítica para todas as samambaias quando elas começam a deixar cair as folhas.
Davallia não gosta de ar frio e deve ficar longe do calado.
Você sabe A “folha” de samambaias é na verdade um sistema de galhos que estão localizados no mesmo plano e é chamado de “galho de avião”, “waya” ou “pre-run”.
Humidade do ar
É necessária alta umidade ambiente, à qual as samambaias são usadas em seu ambiente natural. É desejável um teor de umidade de 55-60%, que é suportado por pulverização frequente e adição de argila expandida ou turfa úmida ao palete. Para pulverizar, use o bico menor e apenas água morna e regularizada.Você também pode instalar uma instalação "nebulosa" na sala ou outro umidificador.
Rega
Davallia precisa ser umedecido frequentemente, ao primeiro sinal de secagem do solo superficial. A água para irrigação deve ser depositada e não fria. A panela é regada com um regador de bico estreito ou as raízes são colocadas na panela por 15 a 20 minutos.
Top vestir
A planta é alimentada no período de maio a agosto, com um intervalo de 2 semanas. Para a cobertura, a dosagem da mistura para culturas decorativas e decíduas especificadas pelo fabricante é reduzida em 2 vezes. No período outono-inverno, a introdução de substâncias adicionais não é usada.
Transplante
A planta não requer poda. Davallia é transplantada se ficar apertada em seu recipiente, aproximadamente a cada 2 anos, no início da primavera. Cestos pendurados ou panelas largas são recomendados.
A drenagem é colocada no fundo e parte das raízes das plantas é polvilhada com um substrato para orquídeas ou bromélias. A mistura do solo deve conter esfagno, turfa, pedaços de casca de pinheiro e carvão.
Reprodução
Em seu habitat natural, as samambaias se reproduzem por esporos que germinam em solo tropical úmido. Este método não é eficaz para uma estufa ou coleta domiciliar. É fácil obter uma nova planta dividindo a raiz em partes.
Divisão
A divisão é realizada em abril. Para isso, o rizoma deve ser dividido em partes para que 2 folhas sejam deixadas em cada uma delas. Uma muda dessas é colocada na superfície do substrato e esmagada com argila expandida.
É necessário manter um alto nível de umidade, para o qual é recomendado que o recipiente seja ligeiramente coberto com um saco após a pulverização. Após 2 meses, a planta deve se enraizar.
Litígios
Os esporos amadurecidos são removidos e secos e, em maio, são despejados na superfície molhada de turfa ou musgo.
Importante! Os esporos podem causar uma reação alérgica!
Para desinfecção, o esfagno deve ser desinfetado por vapor ou calcinação. O recipiente da sementeira é fechado com uma tampa ou apertado com um filme. Os esporos germinam a temperaturas de + 20 ° C a + 25 ° C. Os brotos são transplantados quando atingem uma altura de 5 cm.
Dificuldades crescentes
Sujeita às condições básicas de cultivo, a davallia não causa muitos problemas. As possíveis dificuldades estão frequentemente associadas à violação das regras de atendimento.
Doença
Fern pode afetar essas doenças:
- podridão cinzenta e outros fungos são o resultado do enchimento excessivo e da redução da temperatura;
- mancha bacteriana - é tratada cortando a parte doente com o pó do corte com cinza.
Importante! Não é recomendável transplantar davallia em vasos de plástico comuns.
Pragas
Pragas podem atacar a planta:
- cochonilha;
- mosca branca;
- insetos escamados;
- ácaro.
Davallia é uma planta interna original que decora qualquer interior. Apresentando certos requisitos ambientais, a samambaia é bastante fácil de cuidar e adequada, mesmo para produtores iniciantes.