O boleto pode ser chamado com razão de um dos presentes florestais mais populares entre os catadores de cogumelos. Sua tampa brilhante ajuda a encontrar instantaneamente o cogumelo entre o lixo da floresta, e o sabor rico e brilhante torna possível decorar praticamente qualquer prato. O artigo descreve em detalhes as características dessa variedade do fungo e também descreve seus benefícios e possíveis danos.
Descrição do cogumelo
Sob o nome "Boletus", é habitual compreender um extenso grupo de cogumelos representando o gênero Lekcinum, a família Boletovye. Os micologistas os classificam em várias dezenas de variedades, no entanto, na maioria dos casos, os catadores de cogumelos não distinguem entre eles morfogrupos individuais. Nesse caso, o corpo do fruto pode ser considerado como um boleto com um chapéu marrom-vermelho e um branco.
Como é isso?
Reconhecer este cogumelo entre outros habitantes da floresta é bastante simples. Esta é uma espécie razoavelmente grande, com um diâmetro médio do chapéu de 5 a 20 cm, em condições favoráveis de crescimento excessivo; essa seção do corpo de frutificação pode aumentar para 30 cm.
Confira
Formato do chapéu - redondo, hemisférico. Em um cogumelo jovem, ele se ajusta perfeitamente à perna, formando um formato alongado e cônico (na forma de um dedal). No entanto adquire uma aparência arredondada-oblata à medida que cresce.
A casca do chapéu é seca, principalmente lisa, mas algumas variedades podem ter uma estrutura de feltro ou aveludada. A pele se une firmemente, é difícil separar.
A tonalidade marrom-vermelha ou laranja-avermelhada é considerada tradicional, porém existem cogumelos com a cor marrom-amarela, vermelha e até branca da superfície da tampa.
Nos corpos de frutificação jovens, a tonalidade é mais saturada, à medida que cresce, desaparece e desaparece.. O himenóforo do tipo tubular é branco; no entanto, à medida que amadurece, pode adquirir tons marrons.
A perna do fungo é densa e atarracada, em forma de taco, com um espessamento característico se desenvolvendo na base. A superfície das pernas é coberta com pequenas escamas marrons, marrons ou pretas, a cor principal da camada superior são tons de branco ou cinza, e em algumas espécies - tons de amarelo ocre.
No entanto, no boleto, escamas brancas são pintadas no tom da tampa (bege claro ou cinza claro). O micélio (micélio) está localizado nas camadas superiores do substrato, a uma profundidade de 20 a 40 cm.
A polpa das pernas e dos chapéus é densa e moderadamente suculenta, carnuda, as fibras são arranjadas longitudinalmente. Em um corte de tecido, branco saturado, no entanto, a tonalidade muda instantaneamente para roxo, que é uma característica da espécie. O peso médio do boleto está na faixa de 0,1-0,15 kg.
Você sabe Os cogumelos estão entre os mais antigos seres vivos da Terra. Eles existiam 400 milhões de anos atrás e estão incluídos na lista dos primeiros organismos com uma estrutura celular complexa.
Onde está crescendo
Boletus é um dos cogumelos mais comuns do planeta., eles são encontrados em toda parte na zona geográfica temperada da Eurásia e da América do Norte. No entanto, algumas espécies crescem na zona do Ártico, bem como na tundra (boletos brancos e vermelhos).
Na maioria das vezes, esse cogumelo pode ser encontrado em florestas de coníferas ou mistas., cada corpo frutífero está em simbiose próxima com uma árvore parceira, na zona raiz da qual o micélio se desenvolve. Boletus boletus cresce em pequenos grupos, numerando várias dezenas de corpos frutíferos, cogumelos solitários são bastante raros.
Um local ideal para o crescimento de cogumelos é a planície úmida, com vegetação densa, como a árvore, cuja camada inferior é coberta por matas de grama, samambaia, mirtilo, musgo etc.
Comestível ou não
O boleto é um dos principais cogumelos comestíveis usados na culinária.. Com o uso, você pode cozinhar muitos pratos, incluindo os em conserva, e também é ótimo para preparar alimentos de conveniência.
No entanto, muitas duplas deste fungo (especialmente espécies com himenóforo lamelar) são intragáveis. Além disso, na maioria dos casos, eles são a principal causa de todos os tipos de intoxicação sazonal.
Variedades e duplas
Hoje, micologistas e ávidos catadores de cogumelos conhecem um grande número de todos os tipos de boletos.
No entanto, os seguintes tipos podem ser chamados de os mais comuns e populares entre eles:
- vermelho - cresce na zona basal de árvores de folha caduca e coníferas e não possui uma afiliação simbiótica específica. A principal característica da espécie é um chapéu extremamente brilhante, que assume todos os tipos de tons de vermelho, vermelho-vermelho ou marrom-vermelho;
- marrom amarelo - ocorre exclusivamente em áreas onde é possível simbiose com bétula, e os maiores focos de crescimento são encontrados nas florestas de bétula e álamo e pinus. A tampa do cogumelo é brilhante, é caracterizada por tons marrom-amarelos ou tons de cor amarelo-areia;
- branco - encontrado na tundra, zonas árticas e temperadas. As mais adequadas para o seu crescimento são as florestas de pinheiros e os bosques de álamos, onde entram ativamente em simbiose com árvores de folha caduca. A cor do boletim branco é branca ou acinzentada, cobre uniformemente toda a superfície do corpo de frutificação, bem como escamas;
- carvalho - desenvolve-se exclusivamente perto de carvalhos, podendo ser encontrado em florestas de carvalhos decíduos ou coníferas. A principal característica distintiva do cogumelo é um chapéu marrom claro com um leve tom de laranja;
- pinho - entra em micorriza com pinheiro e uva-ursina, cresce em florestas de coníferas e caducifólias. A cor da casca do boné é marrom ou marrom-avermelhada, geralmente é complementada por tons ricos de framboesa;
- abeto - tem um chapéu e escamas na perna de tons de marrom claro ou castanho. A espécie cresce apenas em florestas de coníferas, principalmente em áreas de abetos;
- de pernas vermelhas - um dos representantes mais marcantes do gênero Lekcinum, sua parte superior tem uma forma achatada não característica, enquanto difere em uma rica tonalidade rosa. A perna é coberta com escamas rosadas, que adquirem tons amarelos de ocre na base. Este boleto é encontrado nos territórios da América do Norte, bem como nos países do leste da Ásia e Costa Rica;
- blackscale - Sua principal característica distintiva é a combinação de um chapéu marrom-vermelho e flocos pretos ou de chocolate contrastantes. O cogumelo cresce em florestas mistas da zona temperada.
As variedades do fungo descritas acima são absolutamente seguras para os seres humanos e podem ser livremente incluídas na dieta. No entanto na natureza existe uma dupla perigosa - “False boletus”. É habitual distinguir entre o chamado cogumelo biliar (mostarda).
Apesar de sua relativa segurança, mesmo com uma pequena mordida, você pode ter intoxicação alimentar. Além disso, a polpa do corpo de frutificação contém um amargor forte, o que no caso da preparação de preparações tornará inutilizável todo o volume do produto.
Você sabe Boletus é um dos cogumelos mais precoces. Cresce não mais que 11 dias, enquanto ao mesmo tempo é capaz de «recrutar» cerca de 20 g
Com o devido cuidado, não é difícil distinguir um boletim falso. Cogumelos não comestíveis têm um tom uniforme de marrom claro ou marrom-bronze. Em vez de escamas, a superfície das pernas é coberta com uma malha contínua feita de pequenas linhas contínuas.
Isso cria um ornamento característico de “pele de cobra”. Além disso, no corte, a mostarda adquire um tom rosa acastanhado.
Crescendo
O Boletus é um cogumelo despretensioso e em crescimento ativo, que pode ser cultivado sem dificuldades, mesmo em casa. Para isso, são adequadas áreas sem vento e escurecidas, com solo moderadamente absorvente de água. O solo nos futuros leitos deve ser nutritivo, com alto teor de misturas orgânicas.
Ao cultivar cogumelos, deve-se lembrar que eles mantêm relações simbióticas com todos os tipos de plantas decíduas. Portanto, o local ideal para o cultivo de boletos deve estar próximo de carvalhos, bétulas, amieiros, chifres, álamos, plantas coníferas, etc. Para crescer boletos em casa começar na primeira quinzena de maio.
Execute o procedimento da seguinte maneira:
- Um aprofundamento de 30 cm é feito na área preparada se o leito for quebrado perto de vegetação semelhante a uma árvore com um arranjo raso de raízes. O solo é removido até a profundidade do sistema radicular.
- Um substrato nutritivo especial é colocado no poço. É preparado cerca de 5 dias antes do plantio, a partir de partes iguais de pó de madeira e lixo da floresta. Depois disso, o composto (9: 1) é adicionado à mistura de folhas e poeira e depois tudo é regado com água morna (cerca de 40 ° C).
- Os poços são preparados no substrato a uma distância de 25 a 30 cm, onde o material de plantio é colocado. Os buracos são bem preenchidos, após o que as camas são polvilhadas com lixo ou folhas da floresta (camada de 5 cm). No futuro, para fazer o cultivo correto, basta regar periodicamente os canteiros e alimentá-los uma vez por semana com uma solução de sacarose (10 g por 10 l de água por 1 m²).
Para plantar, use micélio de "armazenamento" ou material de plantio natural (florestal). Como último, é utilizado o solo da floresta a partir do local de crescimento do fungo ou chapéus finamente cortados dos corpos de frutos maduros.
O melhor cogumelo enorme da floresta mais próxima é o mais adequado para isso, mas não precisa ser vermes ou afetado por outras pragas.
Importante! No inverno, o local deve ser coberto com musgo, palha ou serapilheira, caso contrário, o micélio congelará.
Benefícios do cogumelo
Este produto é bastante valioso e importante para a dieta, pois contém todos os tipos de substâncias biologicamente ativas em quantidades equilibradas.
Na polpa, há um aumento da concentração de vitaminas A, E, C, PP, grupo B, além de oligoelementos como fósforo, ferro, magnésio e potássio.
Também a quantidade de proteínas e boletos nutricionais pode competir com segurança com os principais tipos de carne. Ao mesmo tempo, até 80% de todos os tipos de aminoácidos podem ser facilmente absorvidos pelo organismo, o que não é observado com o uso de outros produtos.
- Tudo isso permite que você:
- fortalecer a imunidade geral, bem como proteger contra todos os tipos de infecções;
- ativar os processos naturais de purificação do sangue;
- menor colesterol no sangue;
- eliminar todos os tipos de depósitos tóxicos de órgãos e tecidos;
- restaurar a regeneração saudável dos tecidos;
- reduzir a excitabilidade do sistema nervoso;
- normalizar o equilíbrio da microflora intestinal.
Aplicação de Culinária
Use boletos para cozinhar da mesma maneira que outros cogumelos comestíveis. Os corpos de frutificação jovens são submetidos a cozimento, fritura e fervura, e também podem ser preparados a partir deles, inclusive em combinação com vegetais.
Tal prato pode complementar perfeitamente quase qualquer prato de vegetais e carne. Os cogumelos maduros não representam um valor culinário significativo, mas são o melhor ingrediente para preparar todos os tipos de espaços em branco secos.
Muitas vezes, enquanto cozinha, a carne do cogumelo perde a ternura. Para evitar isso, é recomendável mergulhar o boleto em ácido cítrico a 0,5% por vários minutos.
Uso médico
Devido ao aumento da concentração de vitaminas e minerais, o cogumelo encontrou amplo uso na medicina como o principal componente de todos os tipos de decocções e infusões. É usado como parte de uma terapia complexa para combater muitas doenças.
- Isso permite impedir e derrotar manifestações:
- aterosclerose;
- formações oncológicas;
- disbiose;
- doenças do estômago e intestinos;
- todos os tipos de distúrbios nervosos.
Perigo de cogumelo
Boletus tem algumas contra-indicações. Todos os tipos de pratos à base e extratos são proibidos em caso de reações alérgicas a cogumelos. Não é recomendado usá-lo em quantidades excessivas para qualquer doença do trato gastrointestinal, bem como para mulheres grávidas e idosos.
O uso de um produto vegetal pode levar a todos os tipos de distúrbios digestivos, além de causar a ativação de doenças crônicas.
Vale lembrar que os cogumelos são contra-indicados em crianças menores de 3 anos, podem sobrecarregar o trabalho do trato gastrointestinal e também causar intoxicação.
O boleto pode ser chamado de um dos cogumelos mais comuns na zona temperada.. Esta espécie cresce no planeta em todos os lugares e é particularmente despretensiosa, o que permite que seja cultivada com sucesso em quase todas as condições, inclusive na casa de veraneio. No entanto, para isso, é imperativo que você maximize as condições na cama para aproximar o ambiente de crescimento natural do cogumelo.