Cactos podem ser encontrados na casa de quase todos os cultivadores. Essas plantas espinhosas despretensiosas atraem não apenas facilidade de tratamento e tamanho pequeno, mas também uma profusão de cores durante a floração. Hoje, em nosso material, falaremos sobre rebucia - um cacto em miniatura que pode ser cultivado em casa.
Descrição botânica da planta
Rebucia tem muitas espécies que têm características próprias na aparência. Mas existem características comuns. Todos eles estão unidos por uma haste esférica de cor verde escura, levemente achatada no ápice. Possui muitas arestas (cerca de 11), mas são fracamente expressas, geralmente dispostas em espiral. O caule é densamente pontilhado com espinhos fortes e retos de cor cinza ou marrom dourado.
Você sabe Rod Rebucius recebeu esse nome em homenagem ao enólogo e jardineiro francês Pierre Reboux, que no século XIX Ele também era um famoso especialista em cactos.
Eles são de tamanhos diferentes e, por causa disso, o cacto se torna como uma bola desgrenhada. Os rebotes geralmente crescem de 5 a 6 cm de altura, mas algumas espécies podem crescer até 10 cm, flores na forma suculenta na parte inferior do caule. Eles são em forma de funil e muito grandes em comparação com a própria planta. Pintado em cores brilhantes e saturadas. Tubos de flores nus.
Sistema raiz | Rod |
Caule | Esférico |
Forma da flor | Em forma de funil |
Cor da flor | Roxo, rosa, vermelho brilhante, laranja, amarelo, branco |
Forma de frutas | Berry |
Cor da fruta | Amarelo |
Tipos principais
O gênero Rebucius possui cerca de 38 espécies.
Vamos descrever alguns deles:
- Pequena rebucia - uma planta minúscula com um diâmetro não superior a 50 mm, o caule é esférico, ligeiramente achatado na copa, verde claro, as flores são grandes, vermelho vivo ou framboesa.
- Anão - o caule é cilíndrico ou oval, verde escuro, até 4 cm de altura, dá muitas "crianças" com raízes, flores em vermelho ou rosa.
- Senil - possui um caule densamente pontilhado, com espinhos finos e prateados, com um diâmetro de 6-7 cm, as flores são vermelhas ardentes com um núcleo branco.
- Heliosa, ou solar - a forma do caule é alongada, floresce com flores alaranjadas brilhantes, dá muitas "crianças", transformando-se assim em uma espécie de recife de coral.
- Albiflora, ou flor branca - de diâmetro não atinge mais de 20 mm, é pontilhada com pequenos espinhos semelhantes às vilosidades, as flores florescem pequenas, branco-rosa.
- Kaniguerali - O dono de espinhos muito longos, dando à planta uma aparência aterrorizante. Os botões são formados em círculo e, abertos, transformam-se em pequenas flores brancas ou azuladas.
- Marsonera - as hastes são estreitas, reunidas em um ramo denso, pontilhado de espinhos de dois tipos: duro e macio. As flores são amarelas brilhantes.
Condições de cultivo da casa
Todas as suculentas são despretensiosas nos cuidados, portanto, não há dificuldades especiais em seu cultivo. Embora os requisitos básicos para seu conteúdo ainda devam ser cumpridos. Eles não são complexos, mas ajudam a planta a existir confortavelmente em casa.
Importante! Durante o período de dormência, é impossível que a planta aqueça, pois isso pode provocar a aparência ativa dos processos, a deformação do caule. Posteriormente, a rebutia pode não florescer.
Iluminação
Rebucia adora a luz do sol, então eles precisam ser colocados nas janelas do sul. Mas a luz solar direta é fatal para eles. Sua pele fina rapidamente começa a rachar. Por isso, você deve cuidar da sombra clara até que a planta se acostume com o sol.
Airing
O ar fresco é essencial para a planta. O ar estagnado na sala diminui o crescimento e o desenvolvimento do cacto, priva-o da oportunidade de florescer, portanto as instalações onde a suculenta está localizada devem ser ventiladas regularmente.
Modo de temperatura
Para que a rebutia cresça bem e floresça, a sala deve ter uma temperatura na faixa de +25 ... + 35 ° C (primavera-verão). Na estação fria, a temperatura deve ser reduzida para + 7–10 ° C. Também é aconselhável organizar pequenas diferenças de temperatura durante o dia e a noite.
Humidade do ar
A umidade para um cacto é menos importante que as condições de temperatura adequadas. Mas se houver muita poeira no ar e ela se depositar na planta, a pulverização do spray não poderá ser dispensada.
Importante! Em um vaso de cacto 40% do volume total deve pegar a drenagem.
Como cuidar em casa
O cuidado adequado do cacto envolve rega, fertilização e transplante em tempo hábil.
Rega
O cacto é irrigado quando o substrato na panela seca. A rega mais ativa deve ser durante a estação de crescimento, a partir do momento em que os primeiros brotos aparecem. Para irrigação, use água à temperatura ambiente. No início do outono, a intensidade da irrigação é reduzida e, no inverno, é completamente interrompida. Durante esse período, apenas as flores com mais de dois anos de idade precisam ser umedecidas. Eles os irrigam 1-2 vezes por mês com água limpa.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados da primavera a julho. Durante esse período, você precisará realizar 3-4 refeições. Use fertilizantes especiais para cactos.
Transplante
Somente plantas jovens precisam de transplante frequente. Eles são transplantados assim que a planta enche o vaso. As amostras adultas são transplantadas para um novo local a cada 3 anos. O procedimento é realizado com o advento da primavera. Escolha um recipiente largo e raso com orifícios de drenagem e encha-o com um substrato "respiratório": terra do gramado, areia, carvão vegetal em proporções iguais. Você pode usar um substrato comprado para cactos misturados com areia na proporção de 3: 1. Na nova panela, o substrato não é umedecido, nem o solo na panela com a planta umedecida durante o transplante. A planta transplantada colocou em sombra parcial.
Reprodução
Como a maioria dos cactos, a rebutia se propaga por brotos laterais, "filhos", mas você pode cultivar uma nova flor a partir da semente. Como fazer isso, vamos contar mais.
Tiros laterais
Esta é uma maneira muito simples e comum. Em qualquer tipo de rebeldia, sempre existem muitas "crianças" que se separam sem muita dificuldade. A parte aérea é seca durante o dia e plantada em um substrato umedecido. Dessa maneira, o cacto é melhor propagado durante o período de crescimento ativo (da primavera ao outono).
Sementes
O processo de propagação por sementes é bastante trabalhoso. Primeiro você precisa esperar até as sementes amadurecerem. Em seguida, eles devem ser coletados rapidamente e enviados para armazenamento em local fresco e seco. O plantio deve ser feito apenas com o advento da primavera. Para isso, um recipiente raso é preparado e preenchido com um substrato umedecido (uma mistura de terra, areia e carvão vegetal na proporção de 1: 1: 0,5). Certifique-se de derramar a drenagem no fundo do tanque. Antes do plantio, as sementes devem passar por um procedimento de desinfecção.
Você sabe As vacas mexicanas gostam muito de comer cactos. Os agricultores removem espinhos e alimentam suas vacas com cactos. Nesse país, até as pessoas comem cactos como um presente no açúcar.
As sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio. O substrato também precisa ser desinfetado. Deve ser cozido no vapor para destruir as larvas de insetos. As sementes acabadas são dispostas na superfície do solo com um intervalo de 20 mm. Polvilhe por cima com o solo e cubra com um filme. O tanque é colocado em um local quente (+ 17-21 ° C). As culturas são regadas e arejadas regularmente todos os dias. As mudas germinadas mergulham em vasos individuais, protegem dos raios diretos do sol, mudanças repentinas de temperatura e endurecimento do solo.
Vídeo: Propagação de sementes de Rebucia
Dificuldades crescentes
Um cacto despretensioso pode causar muitos problemas se você não seguir as regras para cuidar dele.
Entre os problemas comuns associados ao cuidado inadequado da planta estão:
- O talo apodrece. Isso geralmente acontece na estação fria. A razão para isso é a rega abundante. Durante a dormência, a planta não precisa ser regada.
- Apodrecimento das raízes. Causada pelo excesso de nitrogênio no solo. É necessário revisar o regime de alimentação.
- Crescimentos de cortiça. Surgem devido a danos no caule, baixas temperaturas ou rega insuficiente no verão.
- O cacto está murchando. Muito provavelmente, as condições de temperatura não foram observadas durante o período de descanso. Você deve ajustá-los.
Rebucia e pragas também atacam:
- Ácaro. A flor é coberta com manchas marrons brilhantes. Medicamentos como Actellik, Fitoverm ajudarão a lidar com isso.
- Shield. Manchas vermelhas grudentas aparecem na planta suculenta. Você pode removê-los com um velo embebido em querosene e depois tratar a planta com as preparações listadas acima.