O cuidado adequado e a prevenção oportuna de doenças reduzem o risco de murchidão. Afetada por manchas, amarelecimento, teias de aranha, folhas e aparência não saudável da flor, indica que ela está contida em condições adversas e você está fazendo algo errado. Leia como prestar atenção aos sintomas e corrigir a situação a tempo.
Descrição da planta
A origem do monstera são as florestas tropicais do Brasil, América Central e do Sul. Hoje, é uma flor verde interior de aparência exótica, que requer cuidados mínimos e cresce até 4 metros em 5 ou 6 anos.
Causas da doença e aparecimento de pragas
A razão pela qual a flor começa a doer ou é afetada por pragas é o conteúdo em condições adversas. Erros nos cuidados enfraquecem a monstera, ela não recebe substâncias importantes, ou vice-versa, as toma em excesso.
Importante! Às vezes, os proprietários perdem de vista o fato de que no inverno (do final do outono ao início da primavera) a rega precisa ser significativamente reduzida e eles continuam a fornecer à planta uma quantidade de água no verão.
A falta de água, o local escolhido incorretamente, a falta ou excesso de sol, a temperatura ou a umidade inadequadas podem levar a doenças. As pragas podem se depositar na planta. Especialmente se o solo contaminado na rua foi usado para transplante.
Sintomas da doença de Monstera
Os sintomas óbvios das doenças das plantas são folhas amarelas ou escuras, aparência de manchas, secagem das bordas e torção. Preste atenção a esses sinais:
- cor pálida e orifícios redondos - a luz solar direta entra na planta e a queima, reorganiza a panela em sombra parcial;
- cor pálida - não há oligoelementos suficientes, a flor precisa ser fertilizada com cobertura especial;
- decadência - umidade excessiva ou temperatura do ar muito baixa, limite a rega e coloque o monstera em um local mais quente.
Você sabe Nos subtrópicos, o monstera é cultivado para fins alimentares. Quando os frutos ficam verdes claros com flocos abertos, eles colhem. Esta espécie é chamada deliciosa.
As folhas ficam amarelas
Tal fenômeno geralmente fala do alagamento do solo no qual a flor está contida. Monstera não deve ser regada durante esse período até que esteja totalmente restaurada e, em seguida, a quantidade de água ou a frequência da rega deve ser reduzida.
Se, além do amarelo, as folhas caírem em massa, a umidade da sala é muito baixa e a temperatura é alta. No verão, o monstro precisa ser periodicamente pulverizado com água e, em um calor quente, coloque um recipiente de água fria ao lado da panela. A causa pode ser doenças de Fusarium, clorose, bem como pragas.
Escurecer (escurecer) as folhas
Existem várias razões para isso:
- parasitas - destruída por meios especiais adquiridos em uma loja de flores, a flor é lavada com água;
- rega desequilibrada - se houver pouca água, as folhas são amarelas primeiro e depois escurecem; se houver muito, a escuridão no verde aparecerá imediatamente; apodrecer pode estar molhado ou seco;
- antracnose.
Secar nas bordas
Se as folhas do monstro secarem nas bordas, talvez a razão para isso:
- ar muito seco - você precisa pulverizar a planta;
- pote apertado - as raízes da flor devem ser colocadas livremente no chão;
- encharcamento do solo - enquanto as folhas ficam amarelas e as pontas das folhas começam a secar;
- calado e localização sob ar condicionado.
Torcido
Torcer significa que a planta está muito quente. Não se surpreenda se isso acontecer no inverno - nesse momento a flor está em estado de hibernação e deve estar em uma sala onde a temperatura do ar varia de +15 ° C a +20 ° C.
Manchas
Marcas marrons nas folhas indicam um calado e a planta está fria. Mova o pote com o monstro para outro lugar ou para uma sala mais quente. As manchas podem ser podres se a flor receber muita umidade. Nesse caso, a cor da lesão é mais escura.
Problemas comuns ao cultivar monstera
Uma planta despretensiosa raramente afeta doenças se receber cuidados adequados e seguir as regras de rega. O mesmo se aplica aos assentamentos de pragas - eles não chegam a locais onde não são criadas boas condições para eles.
Importante! Monstera cresce bem em um lugar permanente. Ela é tolerante com ambientes sombrios, mas adora espaço e ar fresco.
Doenças e seu tratamento em casa
Doenças a que o monstera está sujeito:
- Fusarium - infecção fúngica no solo, como umidade. Com danos, as raízes da flor apodrecem, o caule fica mais fino, as folhas ficam amarelas. Não há cura, o monstera vai morrer.
- Praga tardia - um fungo que causa apodrecimento da raiz e do caule. A infecção ocorre através da água, solo e inventário. Um sinal da doença são marcas marrom-púrpura com uma área verde pálida ao redor, bem como um revestimento branco na parte inferior das folhas. Não existe tratamento eficaz.
- Clorose - as folhas ficam amarelas, gradualmente a placa da folha fica transparente, o que acontece com uma longa permanência do monstro à luz (tente movê-lo para uma sombra parcial e observar). O quelato de ferro é adequado para o tratamento na dosagem indicada nas instruções (o produto é vendido em lojas de flores).
- Antracnose - manchas amarelas brilhantes aparecem com anéis concentrados de preto ou marrom escuro ao seu redor. Para o tratamento, remova todas as folhas e caules afetados, trate a planta com sulfato de cobre ou Oxychom uma vez a cada quinze a três semanas. Repita três vezes. O tratamento é inútil se a flor inteira for afetada.
- Podridão cinzenta - o aparecimento de manchas cinzentas na planta e a morte de tecidos. A doença é contagiosa para outras flores; portanto, durante o tratamento, coloque em quarentena o monstro e use a opção de Alirina-B, Fitosporina, Tricodermina, Gamair P.
Controle de pragas
Entre as pragas comuns que causam danos a uma planta de casa:
- Escudo de hera - se instala em todos os lugares, o monstera fica oprimido, parece pouco atraente, os lençóis são amarelos e se esfarelam, um cogumelo fuligem aparece. Para combater, as folhas e os caules são limpos com uma solução com sabão, reduzem a temperatura do ar e aumentam a umidade. Aplique uma solução de 0,2% da buzina, pois as partes excessivamente afetadas são cortadas.
- Ácaro aranha - instala-se no fundo das folhas e tece uma teia sobre elas, bebe o suco da planta, da qual desbota, seca. Durante o tratamento, a sala é ventilada regularmente, a umidade do ar é aumentada, o Monster é tratado com Actellik (15 gotas por litro de água).
- Pulgões - como sinais de uma curvatura dos topos, uma substância pegajosa nas folhas, o aparecimento de cogumelos pretos. As pragas estão se espalhando rapidamente. Um remédio eficaz é o pó de mostarda, derramado com água fervente e infundido (20 g por litro), eles pulverizam todo o monstro com ele. Um caldo de cebola e casca de alho também é bom.
- Tripes - Aparece a temperaturas elevadas, se a umidade for reduzida repentinamente. Vive sob as folhas, pontos de luz e brilho prateado aparecem em cima deles. Inseticidas são usados para tratamento.
- Mealybugs - o local preferido deles é brotos jovens que são deformados, secos e caem devido a parasitas. A flor morre. Tratamento com Actellic (15 gotas por litro de água).
Prevenção e Cuidados
Para prevenir doenças e pragas, siga as regras:
- compre plantas em uma loja especializada - a probabilidade de adquirir um monstro doente é muito menor e você pode obter conselhos sobre como deixar um especialista;
- observe a quarentena de flores novas por pelo menos uma semana, só depois coloque os vasos ao lado de outros;
- lavar periodicamente as folhas com "Epin" ou "Zircon";
- ocasionalmente desinfetar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio e fertilizar o solo;
- fornecer bons cuidados à planta de acordo com os requisitos para ela.
Você sabe Se você mantiver o monstera em um quarto escuro e não alimentá-lo com fertilizantes, as novas folhas nele terão a forma de um prato sólido.
Inspecione a flor toda semana para detectar sintomas de problemas o mais cedo possível. Um monstro despretensioso tem forte imunidade se receber minerais, água e luz suficientes. Siga as regras simples para cuidar dela e não esqueça que elas diferem no verão e no inverno.