Para cultivar cogumelos ostra em casa, você precisa cuidar da qualidade da sala, substrato e micélio. Se tudo for feito corretamente e de acordo com as instruções, os agricultores experientes e os catadores de cogumelos iniciantes poderão se envolver nesse negócio.
Condições de crescimento de cogumelos ostra
As principais condições são as seguintes:
- temperatura. O efeito estufa é prejudicial para esses cogumelos. Não é aconselhável instalar equipamentos especiais ou isolar a sala com um filme, pois isso causará danos ao substrato. Será suficiente realizar o isolamento térmico na adega para manter o nível ideal de umidade e temperatura. O termômetro deve ser pelo menos + 13 ° C. Portanto, para sua regulamentação, é necessário colocar dispositivos de aquecimento. O regime ideal de temperatura para os cogumelos ostra é de + 20 ° C a + 25 ° C (apenas na fase de germinação do micélio). Após 2 semanas, não deve ser superior a + 16 ° C;
- cogumelo ostra precisa de muita umidade. Deve estar presente não apenas no solo, mas também no ar. Você pode instalar pulverizadores de água ou umidificadores elétricos no porão. O nível ideal de umidade é de 70 a 80%;
- ventilação. O cultivo de cogumelos deve ser realizado ao ar livre. Sua falta é preocupante com a morte de toda a colheita. Para criar condições ideais, instale ventilação especial ou regularmente na sala. A primeira opção não é adequada para quem cultiva cogumelos para uso pessoal e não para venda. Isso pode ser explicado por equipamentos caros, devido aos quais a compra não é lucrativa;
- iluminação. Cogumelos precisam de muita luz. Portanto, é recomendável instalar lâmpadas fluorescentes especiais para jardins. Literalmente 2 peças será suficiente em 10 m².
É necessário cultivar cogumelos ostra nas condições certas, para que os corpos frutíferos não apodreçam.
Seleção de micélio
Existem vários tipos de micélio: cereal e composto. Para cultivar cogumelos ostra, é melhor usar a primeira opção, porque isso não implica processamento adicional do material de plantio.
Importante! Se as paredes do porão estiverem cobertas de fungos, não devem ser cultivados cogumelos ostra. T. eles precisam de um alto nível de umidade, a doença pode se desenvolver e afetar a colheita futura.
Ao escolher o material de plantio, os seguintes recursos devem ser considerados:
- Cor. O micélio de qualidade é caracterizado por um tom amarelo-laranja. Se manchas escuras são visíveis na superfície, o material de plantio é afetado pelo mofo. É proibido usá-lo, pois afetará negativamente a colheita futura.
- Cheiro. Deve ser fresco e ter um aroma característico de cogumelo. Se você cheira a amônia, significa que o material de plantio estava nas condições incorretas e se deteriorou.
- Fabricante. Compre micélio apenas de fabricantes conhecidos, ou seja, eles valorizam sua reputação e não venderão um produto de baixa qualidade. É melhor comprar uma pequena quantidade de material de plantio e experimentá-lo. Se a germinação for boa, depois de um tempo você poderá comprar lotes grandes.
Preparação do quarto
Para proteger a colheita futura de doenças e parasitas, é necessário higienizar as instalações com antecedência. A primeira etapa da preparação é limpar todas as superfícies (paredes, pisos e tetos) da sujeira e do mofo. Depois disso, todas as superfícies são lavadas com sulfato (500 g por 7 litros de água). Branqueie o teto e as paredes com uma solução de cal e sulfato de cobre (200 g de substância por 5 litros de água).
Preparação e processamento do substrato
O substrato pode ser preparado usando os seguintes ingredientes:
- estrume de cavalo. No caso de sua ausência, você pode usar excrementos de pássaros;
- palha e uréia;
- fertilizantes que contêm amônio;
- gesso;
- giz.
Existem realmente vários métodos para obter o substrato - cozinhá-lo você mesmo ou comprá-lo já pronto em lojas especiais. Todos os procedimentos devem ser realizados um mês antes do pouso proposto.
O estrume e a palha devem ser tratados termicamente com água fervente ou um forno para destruir as larvas do parasita. Depois disso, eles precisam ser embebidos em uma solução de nitrato de amônio (400 g por 10 litros de água morna). Após 2 dias (é necessário tanto tempo para imersão de alta qualidade), uma camada de palha é coberta com esterco e regada com água morna. Após 3 dias, as formulações são completamente misturadas. Com um intervalo de 3 dias, os componentes restantes são adicionados. Os compostos são bem misturados para ficarem saturados. Quando o composto atinge uma temperatura de + 22 ° C, pode ser usado para o plantio.
Preparação de madeira
Para uma colheita melhor, o gatinho precisa preparar adequadamente a madeira. É melhor usar árvores de madeira de lei: castanheiro, freixo, faia, bétula, álamo tremedor etc. O comprimento dos aparamentos deve ser de 30 a 40 cm e o diâmetro deve estar entre 15 e 25 cm. Antes de aplicar o micélio, despeje toras secas com água morna e deixe por 2-3 dias. Isso permitirá que você crie o nível de umidade necessário no interior, necessário para o cultivo de cogumelos.
Você sabe Na Nova Zelândia, é proibido não apenas cultivar cogumelos ostra, mas também importá-los para o país. As autoridades têm certeza de que protegem a flora dos efeitos nocivos dos fungos parasitas.
Como plantar
A tecnologia de pouso é a seguinte:
- Transfira o micélio para o porão, onde os cogumelos serão cultivados. Isso permitirá o processo de aclimatação.
- Realize o processo de desinfecção da madeira, tratando-a com sulfato de cobre (50 g por 10 litros de água).
- Faça ranhuras de 5 cm nas toras, que devem ser escalonadas. A distância entre eles deve ser de 20 cm.
- Despeje o substrato preparado dentro.
- A uma distância de 1 cm da borda do recesso, coloque o micélio e cubra-o com composto.
- Despeje com água morna. 100 ml são vertidos em cada orifício.
Você também pode realizar o cultivo de cogumelos em sacos. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Coloque o substrato preparado no fundo do saco.
- Em intervalos de 5 cm, coloque o micélio. Sua espessura deve ser de 5 mm.
- A camada superior, como a inferior, deve consistir em solo fértil.
- Amarre uma bolsa e faça pequenos orifícios. Eles devem estar separados por 10 cm.
1 - hidratação e mistura do substrato; 2 - mistura de substrato pasteurizado com micélio; 3 - desenhar cortes em uma bolsa cheia de substrato semeado; 4 - colocação de blocos para cultivo de cogumelos nas prateleiras com suspensão vertical
Cuidados com o crescimento
Quando as raízes (cordas) dos cogumelos se desenvolvem, a temperatura ambiente deve ser de + 22 ° C. Assim que aparecerem, é necessário reduzi-lo para + 15 ° C. Pela primeira vez, são mostrados 14 dias após o plantio. Neste momento, é necessário preencher a superfície das plantações com uma mistura de turfa, limão e folhas de árvores (na proporção de 4: 2: 1).
Os cogumelos ostra precisam de muita água. Portanto, com um intervalo de 3 dias, eles são pulverizados com água morna (1 toco de 3 litros de água). Depois de derramar o substrato e cobri-lo com um saco plástico. Após 7 a 10 dias, pare de irrigar as plantações para não provocar deformação (deterioração) do micélio.
Colheita
Os primeiros corpos de frutificação podem ser colhidos 4 meses após o plantio do micélio. A frutificação dura de 10 a 12 semanas. É proibido cortar os corpos de frutificação deste tipo de cogumelo, ou seja, novos não crescerão em seu lugar. Para preservar a colheita, os cogumelos ostra são arrancados do solo nutriente e suas áreas de crescimento são cobertas com uma nova camada de substrato. Após a colheita, regue o material de plantio com uma solução de superfosfato (300 g por 10 litros de água). Isso aumentará o crescimento de novos corpos de frutificação.
Cerca de 15 kg de cogumelos podem ser coletados de cada saco ou tronco. Em casa, é benéfico participar do cultivo de cogumelos, ou seja, o preço de cada quilograma é de 120 a 150 rublos. Então, agora você sabe que não é difícil cultivar cogumelos ostra em casa. Primeiro você precisa escolher o lugar certo (porão, adega, etc.). Depois disso, prepare o micélio e o substrato. Pré-trate a sala com propriedades desinfetantes para reduzir o risco de desenvolver doenças e parasitas. Monitore cuidadosamente as condições dos cogumelos e ofereça cuidados de qualidade.