Dzhunkus (chitnik) é uma planta incomum que se assemelha a fios trançados. Algumas de suas variedades são perenes e são usadas ativamente no projeto da paisagem. Outros são cultivados em floricultura de interior. No artigo, você encontrará algumas dicas para cuidar desta planta original.
Descrição botânica da planta
As folhas dos junkus se enrolam à medida que crescem, fazendo com que pareçam esculturas vivas de longas molas retorcidas. Dentro de casa é usado para decorar a sala de estar, cozinha, armário. Suas folhas verde-acinzentadas estão em perfeita harmonia com praticamente qualquer esquema de cores e qualquer forma do vaso. O jardim é usado para criar canteiros de flores molhados.
O castelo foi descrito pela primeira vez por James Ebenezer Bicheno em 1819. Scourge achou a planta pouco atraente e não digna de atenção. Junkus cresce na maioria das regiões temperadas, incluindo América do Norte, Europa e Ásia. Também pode crescer em áreas montanhosas e tropicais.
Sistema raiz | Espessa, composta por fibras bem ramificadas |
Caule | Múltiplas hastes curvando-se em espiral (15–20 peças) com cerca de 20 cm de comprimento e caules de algumas espécies atingindo um comprimento de 1,5 m |
Forma de folha | Fino e estreito, gramado |
Forma da flor | Pequenas flores paniculadas de 3 sépalas. Cerca de 40 pedúnculos florescem simultaneamente em um arbusto |
Cor da folha | Verde cinza |
Cor da flor | Marrom pálido, bege claro |
Forma de frutas | Contentor elíptico |
Cor da fruta | Marrom amarelo |
Condições confortáveis para cultivar uma casa
Junkus cresce bem sob qualquer luz, inclusive sob o sol brilhante e à sombra. Como a planta é água, ela precisa de solo úmido e manutenção regular da umidade. Quase não precisa de fertilizantes, para que possa ser alimentado 1-2 vezes por ano.
Você sabe Junkus é usado para tecer tapetes leves e baratos no Irã e no Afeganistão. E no Japão é usado na fabricação de tatami de alta qualidade.
Iluminação
Dê à planta o máximo de sol possível. Um vaso de flores se sentirá igualmente bem nas janelas leste, oeste e sul. Juncus pode viver na sombra, mas neste caso ele para de crescer.
Airing
Dzhunkus é uma planta selvagem, portanto, no verão, ela precisa ser levada para fora. Este procedimento é endurecedor e endurecedor.
Temperatura e umidade
A temperatura média interna deve ser + 18–27 ° C. Se você levar a panela para fora no verão, precisará trazê-la para a sala assim que a temperatura da noite começar a cair abaixo de + 15 ° C. Frost pode destruir a planta.
Importante! O Junkus não se destina ao consumo humano ou animal.
Home Care
O solo úmido garante um bom desenvolvimento da planta. Algumas variedades de junkus toleram bem o tempo seco e podem crescer em solos áridos. Mas não há necessidade de criar especificamente essas condições. A planta precisa de solo rico em matéria orgânica. Uma luz do dia comum e uma janela ensolarada para o desenvolvimento de uma flor serão suficientes.
Rega
Junkus precisa de muita umidade. O solo na panela deve sempre estar úmido. Para aumentar a umidade, coloque a panela em uma panela com água e seixos. Evaporando, a água fornecerá ao junkus o microclima certo. No inverno, 1-2 regas por semana são suficientes, no verão - 3. É desejável que água quente com uma temperatura de + 30–35 ° C seja usada para irrigação.
Top vestir
Dzhunkus cresce bem em solos ácidos e argilosos, com pouca drenagem. Precisa ser alimentado periodicamente. A composição do fertilizante clássico inclui nitrogênio, fósforo e potássio em proporções iguais para melhorar o desenvolvimento das folhas. Isso é suficiente para os junkus. A cobertura pode ser feita 1 vez por estação ou 1 vez por mês, de março a outubro.
Você sabe Juncus effusus provou-se em paisagismo. Essa planta perene pode crescer tanto na vertical quanto na horizontal.
Poda
A maioria das variedades junkus formam cápsulas no final do verão. Para evitar que as sementes desmoronem, as caixas são cortadas antes de as sementes caírem no solo. As folhas que morrem das amostras de jardim são removidas depois que começam a ficar amarelas.
Antes de cortar, limpe a tesoura com um pano umedecido em álcool para evitar a propagação de patógenos. Folhas doentes ou danificadas são removidas imediatamente. As espécies de junkus indoor não precisam de poda de folhas.
Transplante
Uma planta saudável aumenta o tempo todo o sistema radicular e cresce; portanto, a cada ano em abril é dividida em arbustos separados e transplantada. Para transplante, use qualquer mistura para flores de interior. Na parte inferior da panela, coloque a terra, instale um arbusto e regue-o.
Importante! A profundidade do pouso dos junkus deve permanecer a mesma do pote antigo.
Reprodução
Na primavera, ao transplantar, o junkus bush pode ser dividido por divisores ou cultivar novas plantas a partir de sementes. Para a floricultura interna, o primeiro método é usado com mais frequência.
Estacas
Plante as sementes em um recipiente separado, como qualquer outra semente. Despeje e cubra o recipiente com um filme para criar um efeito estufa. Isso contribuirá para uma germinação mais rápida das sementes. Os arbustos formados crescerão nessa capacidade até o próximo ano, quando precisarão ser transplantados.
Divisão
Ao dividir um coma de terra, é necessário que cada parte do arbusto tenha várias divisões. O local de corte é polvilhado com carvão ativado. Delenki plantado em vasos separados.
Você sabe Um dos junkus menores e mais exclusivos — Juncus pygmaeus. No início do verão, suas folhas adquirem uma tonalidade rosa-púrpura muito bonita.
Possíveis dificuldades crescentes
Junkus não é danificado por pragas, mas é propenso a certas doenças.
Os principais são:
- seca (condições de rega inadequadas);
- podridão das raízes (drenagem inadequada).
A seca causa a morte imediata das folhas e, se durar algum tempo, as raízes começam a morrer. A causa da morte também pode ser podridão radicular. Plantas que amam a umidade, como solo úmido, mas isso não significa que elas devam estar constantemente na água.Para eliminar esse problema, a drenagem é necessária em uma panela de junkus.
Junkus é uma planta bastante despretensiosa que pode ser mantida em casa. Organize a planta com rega adequada, e ela irá deliciar-se com sua aparência magnífica.