Ficus Benjamin "Natasha" é uma das plantas mais despretensiosas do gênero. Ao crescer em casa, a ênfase principal deve estar na observação das condições de umidade e temperatura. A tecnologia agrícola correta e algumas das nuances de cuidados serão discutidas abaixo.
Descrição botânica da planta
O ficus de Benjamin "Natasha" é uma árvore anã sempre-verde, com 30 a 100 cm de altura.O sistema radicular da planta do tipo caule forma vários ramos secundários localizados nas camadas superiores do solo.
O barril é estreito, de forma cilíndrica, pintado em marrom claro. A coroa ramificada é coberta com um grande número de folhas verdes pequenas, de até 3 cm. Ramos do tipo caído, ramificados, de modo que a árvore requer uma poda sistemática. As folhas são arranjadas alternadamente. Placas de folhas lisas são semelhantes em aparência às folhas de louro. A veia central é pronunciada.
Em casa, essa espécie de ficus floresce muito raramente. Em habitats naturais, o ficus floresce em junho. As flores são sicônicas, parecem muito incomuns, externamente se parecem com frutas vermelhas com um buraco no centro.
Você sabe Sob condições naturais, a altura do ficus chega a 30 me a largura das folhas é de 1 M. Por esse motivo, a exuberante coroa cria uma sombra cobrindo uma superfície de 300 m².
Características de atendimento imediatamente após a compra
Após a compra do ficus, é necessário garantir o cuidado adequado, escolhendo a localização ideal e criando um microclima confortável. No início, as plantas devem ser instaladas separadamente de outros representantes da flora da casa. Essa abordagem evitará a disseminação de esporos e pragas de fungos que possam estar no solo.
2 semanas após a compra, é necessário realizar o tratamento preventivo da coroa contra doenças e pragas. Você pode usar o Fitoverm. A solução de trabalho é feita dissolvendo 5 ml da substância em 3 l de água. Se não houver sinais claros de danos à coroa por pragas e fungos, basta um spray.
As plantas compradas recentemente precisam de uma picareta. O transplante após a compra é realizado um mês depois, quando as plantas se adaptam e se fortalecem. A escolha é realizada com uma substituição completa do coma de terra. É necessário escolher um contêiner 5 cm mais profundo e mais largo que o antigo, com um grande número de orifícios de drenagem.
O solo pode ser usado como padrão para ficus, contendo areia. Primeiro você precisa fritá-lo no forno e adicionar cinzas - 20% do volume total. 2 horas antes do transplante, o solo em uma panela com uma planta é abundantemente umedecido.
Ficus, juntamente com um pedaço de terra, é removido da panela, as raízes são libertadas do chão e cuidadosamente examinadas quanto a danos. As raízes secas devem ser removidas com tesouras afiadas. Em seguida, o sistema radicular é imerso em um banho com uma solução fraca de manganês por 1 hora. Após o banho, as raízes são secas por 30 minutos, colocando a planta em uma toalha de algodão.
Uma camada grossa de argila expandida é colocada no fundo da panela, cerca de 3 cm, depois há uma almofada de areia de largura semelhante. A planta é colocada em uma panela e alinhada ao longo do colo da raiz - deve subir 5 cm acima da superfície do solo.
Polvilhe as raízes com a terra, hidrate a pistola e coloque a planta em um local permanente, criando um sombreamento. Após 3-7 dias, dependendo do microclima da sala, a primeira rega é realizada e o sombreamento é removido.
Condições de cultivo
Apesar de toda a sua despretensiosidade, os ficus não podem se desenvolver completamente a menos que forneçam um microclima confortável semelhante ao natural.
Colocação e iluminação
Ficus Benjamin "Natasha" precisa de uma luz difusa. A localização ideal para a planta são os peitoris das janelas leste e oeste.
Importante! Para que o tronco e a coroa do ficus se desenvolvam uniformemente, é necessário girar as plantas 180 ° em torno do eixo uma vez por mês.
Temperatura e umidade
Ficus refere-se a plantas higrófilas. Mas para eles, a umidade do ar é mais importante que o solo. O modo de umidade na sala deve ser mantido entre 60 e 70%.
Modo de temperatura:
- no verão - +20 ... + 30 ° C;
- no inverno - +12 ... + 20 ° C.
Home Care
O cumprimento das práticas agrícolas no cultivo doméstico de ficus Benjamin "Natasha" é a base para a prevenção do desenvolvimento de doenças e pragas por fungos.
Rega
A umidade do solo deve ser mantida em 50%. Com o excesso de umidade no solo, o sistema radicular é danificado e as folhas do ficus "Natasha" ficam amarelas e caem. Para irrigação, utilize água fervida ou sem sedimentos, sem impurezas. Temperatura da água para irrigação - +18 ... + 20 ° C.
O caule radicular do ficus cresce profundamente no vaso, seu final está localizado quase no fundo e outras raízes estão nas camadas superiores do solo.
Diante disso, a rega pode ser feita de duas maneiras:
- derramamento de solo com uma distribuição uniforme sobre o círculo próximo ao tronco com uma fina corrente de água até que ela flua pelos orifícios de drenagem;
- imersão da panela em um recipiente com água por 15-20 minutos.
Além de regar, periodicamente você precisa borrifar as folhas e providenciar um banho quente para a planta. Em valores elevados de temperatura de +20 ° C, a rega é realizada 1-2 vezes por semana, enquanto diminui para +12 ° C - uma vez a cada 10 dias. A pulverização é realizada uma vez por semana, chuveiro - uma vez por mês. No inverno, em vez de pulverizar, basta limpar as chapas com uma esponja úmida.Você sabe O ficus "Natasha" pode eliminar completamente os compostos tóxicos (formaldeídos) que afetam adversamente a condição dos pulmões humanos. Eles entram em nossa casa juntamente com vários materiais modernos projetados para isolamento e decoração de paredes, por exemplo, espuma de poliestireno, compensado, ladrilhos.
Aplicação de fertilizantes
Durante o período de vegetação ativa, começando em março e terminando em agosto - setembro, os fertilizantes são aplicados uma vez a cada 2 semanas, no inverno - uma vez por mês. Você pode alimentar plantas com complexos minerais combinados para ficus e chorume, alternando-os todas as vezes. Os minerais podem ser aplicados pelo método da raiz e extra-raiz, orgânicos - pela raiz.
Gumisol, Kemira e Rainbow provaram ser bastante bons como fertilizantes minerais. Eles são criados estritamente de acordo com as instruções. Na primeira vez, adicionando minerais, a dosagem indicada nas instruções é reduzida pela metade. A lama de esterco é criada com água 1: 2.
A cobertura é combinada com a rega: à noite eles umedecem o solo, pela manhã fertilizam. Para evitar o excesso de umidade do solo, a quantidade de água introduzida é reduzida, levando em consideração a quantidade de umidade na adubação. Se a vazão de água por planta é de 2 l e o fertilizante é de 1,5 l, à noite, faça 0,5 l de água no solo e no fertilizante matinal.
Formação da coroa
Brotos de ficus Natasha têm uma alta taxa de crescimento, portanto a planta precisa de poda. Na maioria das vezes, essa espécie de ficus tem o formato de uma árvore. A formação da coroa é realizada durante os primeiros 3-4 anos de vida da planta.
Beliscar os brotos é realizado durante toda a estação de crescimento:
- na poda em forma de mola, sugerindo o encurtamento dos ramos esqueléticos, remoção dos brotos direcionados para dentro da coroa;
- no verão - poda sanitária, envolvendo a remoção de brotos jovens de até 5 cm de comprimento.
Você sabe Existem variedades de ficus chamados estranguladores. Eles começam sua vida como epífitas, ou seja, plantas que usam outros representantes da flora apenas como suporte, mas não comem às custas deles. Então eles se entrelaçam com as raízes aéreas da planta doadora e, enraizando-se profundamente no solo, causam sua morte.
Como transplantar
Plantas com menos de 5 anos são transplantadas anualmente, aumentando cada vez mais as dimensões do vaso em 5 a 10 cm de profundidade e largura. A partir dos 5 anos, a colheita é realizada a cada 3 anos. O procedimento é realizado pelo método de transbordo de fevereiro a junho.
O pote é pré-tratado com solução a 1% de sulfato de cobre e seco.
O solo é usado comprado para ficus ou misturado de forma independente, aplicando:
- 50% do solo encharcado de folhas;
- 30% de areia;
- Turfa a 10%;
- 10% carvão.
Instruções passo a passo sobre transplante:
- À noite, regue a planta.
- De manhã, coloque uma camada de argila expandida no fundo da panela e depois uma camada de areia.
- Retire a flor com um pedaço de barro.
- Apare as pontas das raízes que cresceram demais e remova 1 cm do solo superficial.
- Coloque a planta em uma nova panela, alinhe com o pescoço da raiz.
- Preencha os espaços vazios com um substrato nutritivo.
- Compacte o solo ao redor do tronco e umedeça com uma pistola.
Vídeo: Como transplantar ficus Benjamin "Natasha"
Reprodução
Em casa, o ficus de Benjamin "Natasha" se propaga de duas maneiras:
- estacas;
- sementes.
Estacas
As estacas são realizadas na primavera durante a poda planejada. Para propagação, são adequadas estacas lenhosas com 10 a 15 cm de comprimento, 3 folhas superiores são deixadas nas estacas e o restante é removido. Durante 2 horas, o broto é colocado na solução Kornevin e depois transferido para um copo de água. Criação de cavalos leva 3-4 semanas. Durante esse período, a água é trocada diariamente.
Sementes
A semeadura das sementes é realizada em fevereiro-março. As sementes compradas não requerem processamento adicional. Eles são semeados a seco em uma mistura de turfa-areia umedecida. As sementes são dispostas em fila a uma distância de 7 cm uma da outra, cobertas com uma camada de três centímetros de solo.
O recipiente é embrulhado em polietileno e deixado em uma sala escura, onde a temperatura do ar é mantida dentro de +25 ° C. A cada 2 dias, o abrigo é removido por 30 minutos, a umidade do solo é verificada e, se necessário, regada pela pistola.
A germinação das sementes leva 4-8 semanas. Com o advento dos primeiros rebentos, o abrigo é removido e gradualmente acostumado à luz. A retirada em recipientes separados é realizada após o aparecimento de 3 folhas cheias.
Dificuldades crescentes
Deficiências no cuidado podem resultar nos seguintes problemas, nos quais o ficus "Natasha" descarta as folhas:
- Antracnose - causada por excesso de umidade no solo. Para corrigir o problema, remova as partes afetadas da planta, realize um tratamento quádruplo com um intervalo de 20 dias. Para preparar a solução, adicione 3 colheres de sopa a 3 litros de água. eu substâncias.
- Cercosporose - causada pelo aumento da umidade do solo. A solução para o problema é a remoção das partes afetadas da planta, tratamento triplo com Alirin, com um intervalo de 5-7 dias. Para aplicação no solo, é preparado um concentrado dissolvendo 2 comprimidos em 10 litros de água, para pulverização - 2 comprimidos por 1 litro de água.
- Botrite - Você pode resolver problemas usando um dos métodos acima.
Se uma das doenças for detectada, antes de iniciar o tratamento, é melhor realizar um transplante de emergência com uma substituição completa de um coma de terra, independentemente da época do ano ou da idade das plantas.
Importante! Uma mudança de habitat, por exemplo, mudar para um apartamento de uma loja, pode causar queda de folhagem. Assim que a planta se adaptar ao novo microclima, a queda das folhas será interrompida, portanto, não se preocupe.
Pragas perigosas para o ficus "Natasha" são:
Valor da casa
Existem várias crenças associadas ao ficus de Benjamin "Natasha" e aceitarão:
- receber esta planta como presente significa ganhar longevidade e prosperidade;
- ver um ficus em um sonho para uma mulher que não pode engravidar por um longo tempo, o que significa que seu sonho logo se tornará realidade;
- ficus ajuda o proprietário a liberar seu potencial e compensar o desperdício de energia;
- o ficus parado no corredor protege contra danos.
Entre os representantes do gênero ficus Benjamin, "Natasha" é um dos espécimes de folhagem decorativa mais despretensiosos. O principal é cuidar da criação de um microclima confortável e observar o regime de rega.