Muitos no país têm uma varanda, usada para relaxar, e também pode ser usada como espaço adicional. Para esmaltar a estrutura, use policarbonato, que possui muitas vantagens. Este artigo discutirá os estágios da instalação, bem como os recursos da escolha do material.
Vantagens e desvantagens do policarbonato para envidraçar uma varanda
Tendo em conta o fato de que o projeto da varanda implica uma grande área de envidraçamento, a escolha dos materiais deve ser abordada com responsabilidade particular. Use não apenas opções de qualidade, mas também aquelas que se combinam bem.
- As vantagens do policarbonato para envidraçar uma varanda incluem:
- facilidade de instalação. As folhas são cortadas e perfuradas (2 x 6 m) usando ferramentas disponíveis em quase todas as casas. E as dimensões das placas ajudam a fechar as aberturas de uma grande área;
- longo prazo de operação. O plástico transparente mantém uma aparência apresentável por um quarto de século;
- facilidade de atendimento. Para limpeza de lençóis, produtos químicos domésticos são usados na forma líquida;
- alta translucidez. O material perde apenas para o vidro em termos de nitidez;
- apelo estético;
- variedade de cores e grau de transparência. Você pode escolher folhas foscas, brilhantes, translúcidas ou transparentes;
- flexibilidade. Durante a instalação, é fácil configurar o material (esférico, arredondado etc.);
- alta resistência ao impactoisolamento acústico, resistência ao desgaste, isolamento térmico;
- segurança contra incêndio. O policarbonato pode aquecer e derreter, mas não queima;
- Proteção UV. No entanto, ele transmite radiação infravermelha, necessária para as plantas. Portanto, é possível criar um jardim de inverno na varanda;
- segurança, uma vez que não bate em pequenos fragmentos;
- baixo custo.
- As desvantagens do policarbonato (no processo de envidraçamento da varanda) são as seguintes:
- a probabilidade de adquirir produtos de baixa qualidade fornecidos ao mercado russo;
- resistência à abrasão reduzida, para que facilmente ocorram arranhões na superfície do material;
- estanqueidade ao ar. Por esse motivo, o efeito de uma sauna pode aparecer na varanda se você não equipar a estrutura com ventilação.
Seleção de tipo de policarbonato
Quando você escolhe policarbonato para envidraçamento, preste atenção nas características técnicas do material, bem como em sua aparência. Se você decidir montar o teto, precisará comprar folhas com um filme colorido. A espessura das placas deve ser de 8 mm.
Importante! Ao escolher o policarbonato, dê preferência a materiais de qualidade. A mais famosa e comprovada no mercado russo é a empresa "Polygal" (Israel).
Cores ideais - leitoso ou marrom. Para isolar a vidraça vertical, recomenda-se o uso de chapas com uma espessura de 10 mm. Para a proteção de estruturas contra precipitação e fortes rajadas de vento, materiais com um parâmetro de 4 mm são adequados.
Cor ou transparente
Várias opções de policarbonato estão disponíveis no mercado: transparente, translúcido e fosco. A escolha depende apenas da sua imaginação e do estilo geral do site.Placas transparentes são ideais para os casos em que você deseja criar vidros panorâmicos.Isso permitirá que você aprecie a paisagem em qualquer época do ano. O material fosco é caracterizado pela visibilidade reduzida, mas não refrata os raios. Portanto, a varanda sempre será uniformemente iluminada pela luz solar. Para criar um design brilhante e exclusivo, as chapas coloridas servirão.
Você sabe O policarbonato monolítico foi inventado em 1955. Foi usado principalmente para a produção de equipamentos militares e naves espaciais.
Célula ou monolítico
Muitos moradores de verão optam pelo policarbonato monolítico, o que confere à varanda grande respeitabilidade. Você pode distingui-lo do vidro comum apenas com um exame detalhado. Com danos mecânicos, o material não quebra, mas apenas se deforma visualmente. Existem chapas de policarbonato monolítico com diferentes espessuras. Ao escolher, desenvolva a carga esperada, o clima prevalecente na região e as características estruturais.Não use estrutura monolítica de policarbonato, cuja espessura é de cerca de 8 mm. É considerado frágil. O material celular tem menos transparência. Mas esse recurso é bloqueado pelas vantagens do ruído e do isolamento térmico. Nessas folhas, existem câmaras de ar entre as células, que fornecem baixo peso do material. O policarbonato celular será uma opção ideal para decorar edifícios localizados perto de aeroportos, rodovias e outras instalações barulhentas.
Você sabe O policarbonato celular foi lançado no mercado em Israel em 1976. Foi usado na produção de estufas, razão pela qual este país começou a ser chamado de "oásis no deserto".
Materiais e ferramentas necessários
Antes de vitrificar o anexo, faça um plano da estrutura e faça uma estimativa. Isso facilitará bastante o processo de instalação.
De ferramentas e materiais, você precisará de:
- Folhas de policarbonato.
- Guias de trilhos se você planeja fazer construções deslizantes.
- Dobradiças e armações para equipar caixilhos de janelas.
- Ripas finais.
- Perfis de fixação.
- Serra de vaivém elétrica.
- Búlgaro.
- Faca afiada.
- Chave de fenda.
- Selantes.
Instruções passo a passo para vidraças DIY
Vitrificar a varanda com policarbonato é uma tarefa simples. Se você levar em conta todas as regras básicas, o processo levará mais de dois dias.Tente seguir as instruções passo a passo e use apenas materiais e ferramentas de alta qualidade. Se tudo for feito corretamente, o design o servirá por muitos anos.
Moldura
A montagem da base deve começar colocando a viga da base na fundação. Pré-cubra a superfície do concreto com impermeabilização, que protegerá a árvore da deterioração sob a influência da precipitação. Ao escolher uma viga, dê preferência às opções coladas, caracterizadas por resistência e durabilidade. A seção transversal ideal é de 15 × 15 cm.
A tecnologia passo a passo é a seguinte:
- Para a viga selecionada, é necessário fixar os postes verticais, cuja seção transversal é de 12 × 12 cm ou 15 × 15 cm.
- Postes de canto (4 unid.) São interconectados usando vigas horizontais, levantando-os a 1 m do chão.
- Nas barras horizontais, são montados racks intermediários, observando uma distância de 0,5 m um do outro.
- A faixa horizontal superior é dividida pelas mesmas verticais. A frequência de instalação das barras transversais é selecionada dependendo da geometria dos painéis. Como as folhas de plástico são grandes o suficiente, divida-as em pequenos fragmentos por motivos de resistência.
Importante! Se houver lacunas entre as folhas na parte inferior, elas deverão ser preenchidas com selante. Caso contrário, a condensação e a umidade se acumularão, o que reduzirá a durabilidade do policarbonato.
Montagem da folha
A vidraça da varanda deve estar correta para que a estrutura seja forte e durável.
- As folhas são presas juntamente com parafusos.
- Os orifícios de montagem devem ser 2 mm maiores que o parafuso. Isso é necessário, pois os fixadores podem se deformar e enfraquecer sob a influência de mudanças de temperatura.
- Na parte superior, a fatia é fixada com um filme especial e, na parte inferior, é feito um orifício para permitir a drenagem da água.
- As folhas de policarbonato são fixadas à estrutura usando parafusos auto-atarraxantes. Também é recomendável usar juntas de arruelas que não permitam o aquecimento do material.
Como abrir janelas
Muitos moradores de verão preferem abrir janelas na varanda, o que não apenas melhora a aparência da estrutura. Eles não inibem o fluxo de ar, o que simplifica o processo de ventilação da varanda. Não é difícil construir essas janelas no país, se você conhece as regras básicas. Além disso, planeje os locais de instalação com antecedência e prepare as ferramentas necessárias.
Janelas de correr
Muitas vezes, janelas de correr são instaladas na varanda, que se move e se abre ao longo das guias. Isso economiza espaço, mas reduz a tensão da estrutura.
A tecnologia do trabalho é a seguinte:
- Monte o quadro em um perfil fixo no quadro.
- Deslize o policarbonato nos trilhos.
- Verifique a precisão da instalação com um nível.
- Anexe o quadro ao quadro usando âncoras.
- Monte o peitoril da janela.
- Elimine as lacunas com selante (espuma de poliuretano).
- Remova qualquer espuma restante.
- Defina as encostas.
Você pode criar janelas removíveis. Se necessário, eles podem ser substituídos no inverno para se aquecer em casa. Então, agora você sabe que o uso de policarbonato para envidraçar a varanda é a melhor opção. O material possui um grande número de vantagens, entre as quais baixo custo, durabilidade e facilidade de instalação. Se todo o trabalho for realizado de acordo com todas as regras e instruções, o design será visualmente atraente e durará muitos anos.