O larício é considerado uma das coníferas mais comuns usadas na arte de paisagismo. Suas agulhas exclusivas podem complementar quase qualquer local, e todos os tipos de variedades permitem que você crie um projeto paisagístico verdadeiramente individual. O artigo fornece uma descrição detalhada de um dos tipos mais populares de madeira, o larício Pendula (Pendula), e também discute todas as sutilezas do plantio e cuidados com essa planta.
Descrição biológica do larício Pendula
Pendula refere-se a uma das variedades de larício europeu. Esta é uma árvore bastante grande, que em condições naturais (florestas das partes central e ocidental da Europa) pode atingir uma altura de até 8 m. No entanto, em condições culturais, a amostra média não excede 6 m, enquanto o diâmetro da copa não é superior a 1 m.
O choro da coroa cilíndrica é uma das características mais marcantes da árvore. As brotações são frequentemente formadas a partir de um pequeno ponto de crescimento apical e, à medida que se desenvolvem, crescem para galhos caídos alongados com vários pequenos galhos laterais. As agulhas da planta são macias e agradáveis ao toque, reunidas em cachos.
Na fase ativa da vegetação, a cobertura de coníferas possui uma rica tonalidade verde-azulada. No outono, a cor das agulhas muda para dourada, após o que no final da temporada a árvore a descarta. O tronco de Pendula tem todos os tipos de tons marrons, enquanto os brotos são caracterizados por uma tonalidade marrom-avermelhada.
À medida que a vegetação cresce, cones de formato ovóide-cônico aparecem na árvore, com até 4-6 cm de comprimento e não mais de 2,5 cm de diâmetro. Os homens são de cor dourada, as mulheres de vermelho. Após a polinização, os cones femininos formam sementes obovadas de até 4 mm de comprimento com uma asa semicircular fina. O larício floresce de abril a maio, produzindo frutos de 3-5 anos após o plantio.
Vídeo: Larch Pendula
Vantagens e desvantagens das espécies
Como qualquer planta ornamental, este representante do chamado tipo europeu de lariço tem vantagens e algumas desvantagens. Todo jardineiro é obrigado a se familiarizar com eles, pois somente neste caso é possível criar uma imagem completa da planta, além de fornecer a ele o lugar certo no jardim.
- As principais características desta espécie incluem os seguintes recursos:
- Pendula é caracterizada por uma taxa de crescimento relativamente alta em relação a outras coníferas; o crescimento médio anual da árvore é de cerca de 35 cm;
- com os devidos cuidados, a árvore pode crescer por pelo menos 100 anos;
- difere na despretensão e no aumento da resistência ao gelo;
- esse larício sempre parece não apenas elegante, mas também exótico, e também pode ser combinado com sucesso com a maioria das espécies decorativas;
- a árvore é capaz de absorver uma quantidade significativa de substâncias nocivas da atmosfera, além de adsorver poeira.
Não foram encontradas deficiências graves nesta espécie, com exceção do aumento da demanda por cuidados (incluindo proteção contra danos causados por pragas e infecções). Caso contrário, é quase impossível conseguir uma planta altamente decorativa. Além disso, ao plantar Pendula, deve-se levar em consideração o fato de que suas agulhas no final da estação de crescimento caem. E isso pode afetar negativamente a decoratividade do canteiro ao criar uma composição sempre-verde complexa.
Você sabe O larício é o principal material de construção usado na construção de Veneza. Numerosas pilhas foram criadas a partir de sua madeira, que tem sido a base da cidade desde a Idade Média.
Como crescer Larch Pendulu
Apesar do larício não ser comum no jardim, esta planta pode ser cultivada sem dificuldade em quase todas as áreas. Para fazer isso, você só precisa escolher um local adequado para a árvore, além de fornecer atenção diária.
Isso envolve a implementação de vários procedimentos agrícolas que garantem o microclima ideal no solo e o equilíbrio de nutrientes.
Seleção de assento
Pendula é plantada em áreas abertas e bem iluminadas, a menos de 5 metros de edifícios de jardins ou outra vegetação alta. No ambiente natural, esta planta se desenvolve em substratos férteis bem drenados com capacidade de umidade moderada.
Portanto, a árvore crescerá melhor em áreas com solo argiloso ou argiloso bem fertilizado, com um nível de água subterrânea de pelo menos 1,5 M. O pH do substrato também é importante, seu valor deve ser de 7 a 9 unidades.
Como preparar o solo
Como mencionado acima, o microclima ideal do solo é especialmente importante para o cultivo de larício. Sem isso, a planta não apenas se desenvolverá por um longo tempo, mas poderá eventualmente morrer. É por isso que o solo antes do pouso deve ser preparado. Comece este procedimento cerca de 2-3 semanas antes da data estimada do plantio.
Primeiro de tudo, você precisa limpar o local de ervas daninhas e outros contaminantes e criar a composição mecânica ideal do solo. Para isso, dependendo da densidade do solo, são aplicados de 1 a 3 baldes de areia / m². Junto com isso, é recomendável adicionar fertilizantes. Para esse fim, são usados aproximadamente 100 g / m² de nitroammophoski e cerca de 5 kg / m² de estrume, composto ou húmus apodrecido.Você sabe O larício é considerado a planta mais resistente à geada do mundo. Algumas variedades de madeira são capazes de suportar com segurança geadas a -65 ° C.
Depois disso, o solo precisa ser bem lavrado. Se o local estiver localizado em regiões pantanosas ou diferir por um pH ácido (abaixo de 7), é recomendável lixiviar o solo. Para fazer isso, juntamente com fertilizantes em 1 m² do local, você precisa adicionar 250-500 g de limão.
Tempo de pouso
Esta espécie pode ser plantada no início da primavera (meados de abril) e no outono (segunda quinzena de outubro). No entanto, o plantio precoce é considerado o mais aceitável: apenas permite que as mudas se enraízem com garantia em pouco tempo. Isso torna possível, no final da temporada, obter uma planta completa que possa suportar quase qualquer geada sazonal.
Importante! Apenas mudas jovens e saudáveis com mais de 2 anos de idade são adequadas para o plantio. Tais árvores geralmente não ultrapassam 40-50 cm.
Plantio e reprodução
Você pode obter uma instância bem-sucedida do Pendula em seu site de duas maneiras: por vacinação e os chamados cortes. Apesar de a árvore transferir ambos os procedimentos sem problemas, recomenda-se que eles sejam executados apenas por jardineiros experientes. Caso contrário, a taxa de sobrevivência de mudas jovens não será superior a 40-50%.
Vídeo: Plantio de larício
Estacas
As estacas são a maneira mais fácil de chegar ao local de qualquer planta subsidiária. No entanto, para isso, é necessário dominar alguns dos meandros do procedimento. As mudas são selecionadas a partir de brotos em crescimento ativo, com no máximo 3 anos; o final de maio é melhor para isso (depois que a árvore restaura a copa). O espaço em branco para a futura muda deve ser selecionado a partir da parte aérea do tronco, com no máximo 20 cm de comprimento.
Importante! Não é recomendado cortar estacas com uma faca; um fragmento da parte aérea deve ser separado da planta mãe. Ao mesmo tempo, um pequeno “calcanhar”, com cerca de 1-2 cm de comprimento, deve se formar no corte na zona de falha.
As estacas selecionadas são germinadas em solo especial para plantas de interior no parapeito mais iluminado, proporcionando uma rega moderada (o substrato sempre deve estar levemente úmido). Após 3 meses, as filmagens estão enraizadas, mas as estacas ficam prontas para mergulhar em campo aberto o mais tardar um ano depois. Caso contrário, o transplante pode danificar significativamente o sistema radicular.
Vacinado
A vacinação é considerada o melhor método para obter uma nova instância de Pendula no site. Somente este procedimento permite que você obtenha facilmente uma sede graciosa, tendo formado uma coroa de acordo com as preferências pessoais. Mudas jovens, com cerca de 3-5 anos de idade, tomam como porta-enxerto (a base do futuro caule), e as estacas recém-cortadas servem como copa.
Importante! Eles começam a vacinação no auge do verão, o meio ou a segunda quinzena de julho é o melhor para isso.
Realize o seguinte procedimento:
- Os brotos apicais, com cerca de 10 cm de comprimento, são cortados da planta mãe e o local do corte deve ser limpo da casca e depois afiado em um ângulo de cerca de 45 °.
- Apare o excesso de galhos no porta-enxerto e faça pequenos cortes com cerca de 1 cm de profundidade na parte superior do tronco.
- Um porta-enxerto deve ser inserido em cada corte e, em seguida, as juntas devem ser fixadas com um fio apertado.
- Em seguida, a junção do estoque e do descendente deve ser bem enrolada com atadura ou gaze.
- O crescimento do descendente dura cerca de 1-2 meses; após esse período, o curativo e o fio de fixação devem ser removidos.
Cuidados adicionais
Para obter uma árvore verdadeiramente saudável e completa, imediatamente após o plantio, as mudas devem ser cercadas por cuidados qualificados. Isso é fácil o suficiente. Para isso, é necessário apenas garantir a rega oportuna, cobertura e poda de lariço, bem como preparar oportuna a planta para o inverno.
Rega adequada
A rega de uma árvore na primavera e no outono é realizada aproximadamente uma vez a cada duas semanas, no verão sua multiplicidade é aumentada para dois procedimentos por semana. Para irrigação, use apenas água limpa e sedimentada na proporção de 10 a 20 l de líquido / planta.
A rega é realizada no início da manhã ou à noite, sob a raiz. A aspersão da coroa é feita conforme necessário para limpar as agulhas do pó, assim como de outros poluentes, e somente no final da noite.
Fertilizantes e adubação
Dois fertilizantes por estação são suficientes para o larício: primavera (abril) e outono (meados de outubro). Nos primeiros 3 anos após o plantio, o fertilizante mineral Kemira Universal é usado para isso (com base nas recomendações do fabricante). No futuro, a árvore é alimentada com qualquer fertilizante complexo à base de compostos de fósforo e potássio.
Poda
A poda periódica do larício é a principal condição para uma coroa regular com galhos elegantes de choro. Faça o procedimento na primavera e no outono, após a queda das agulhas. Todos os brotos secos que estragam a forma da coroa devem ser removidos. Durante esse período, também é realizado o encurtamento dos galhos. Ao mesmo tempo, é proibido cortar brotos em mais de um terço, caso contrário, o procedimento pode causar sua morte.
Preparações de inverno
Apesar de Pendula tolerar perfeitamente as geadas do inverno, é recomendável que a árvore esteja preparada para o inverno. Caso contrário, parte dos galhos, principalmente os jovens, pode congelar e morrer.
Alguns dias depois, você precisa atualizar a cobertura morta e também cobrir a coroa com uma estopa densa, um palmo ou qualquer outro material alternativo que permita a passagem do vapor. Outros meios de proteção incluem palha ou feno.Importante! Comece o procedimento depois de baixar a temperatura média diária para + 10 ° C. Neste momento, a árvore é podada, alimentada e bem regada.
O material coberto é coberto com brotos e, se possível, o tronco, que precisa ser bem fixado com um cordão forte.O abrigo é removido após um degelo completo da primavera e um aumento na temperatura média diária de pelo menos + 5 ° C.
Mulching e cultivo
O afrouxamento do solo é realizado após cada irrigação ou chuvas fortes, mas pelo menos 1 vez por semana, a uma profundidade de 10 a 15 cm. Negligenciar esta regra causará uma deficiência de oxigênio livre no solo, o que não afetará positivamente o crescimento das mudas.
Importante! Para alcançar o microclima ideal no solo, recomenda-se fazer a cobertura da árvore.
A cobertura começa imediatamente após o plantio e, periodicamente, cerca de 1 vez por mês, a camada de cobertura é atualizada. Para proteger o círculo do tronco, são usados palha triturada, feno, serragem, agulhas de coníferas etc.
Uso em paisagismo
O larício de Pendula no projeto da paisagem é de importância universal. A planta é ideal para composições de grupos de espécies coníferas e decíduas, além de gramíneas. Além disso, a árvore pode se tornar o objeto central do projeto paisagístico ou complementar com êxito a camada superior do canteiro com uma cor verde-azul contrastante das agulhas.
O larício de Pendula é um exemplo de uma planta incrivelmente decorativa e despretensiosa, que no jardim pode se tornar uma planta central e uma adição à composição. As agulhas azul-esverdeadas da árvore são um excelente contraste, que pode enfatizar quase qualquer projeto paisagístico.No entanto, a árvore é particularmente exigente no microclima do solo, portanto, antes do plantio, é necessário verificar cuidadosamente os parâmetros de fertilidade, pH e composição mecânica do substrato e, em seguida, levá-los aos requisitos necessários.