Flores espetaculares de hortênsia são uma solução decorativa barata, tanto para um jardim em casa quanto para locais públicos de descanso. Eles não requerem manutenção cuidadosa e florescem perfeitamente, sujeitos às regras mínimas. Leia mais sobre como plantar e cultivar uma variedade de Magic Starlight, leia mais no material.
Descrição da nota
O Hydrangea Magical Starlight em panícula é um arbusto altamente crescente e bem ramificado, com folhas verdes em forma de ovo em brotos avermelhados. Suas elegantes panículas em forma de cone de cor branca pura criam uma maravilhosa composição de jardim de julho a setembro. A planta cresce igualmente bem em terreno aberto e quando plantada em recipientes para decorar pátios e mandris.
Essa variedade pode ser modelada e cultivada como um arbusto ou uma árvore. A forma da coroa, independentemente de como a planta é formada, será arredondada. Ao contrário de outras variedades, seus galhos fortes não tendem ao solo sob o peso das inflorescências e, portanto, o mato sempre parece ótimo.
Descrição botânica da classe:
- nome: Hortênsia Paniculata Magical Starlight;
- tipo: arbusto ramificado, decíduo, com ponto de crescimento vertical;
- floração: 2 vezes por ano, no verão e outono;
- flores: brancas;
- altura: de 1 a 1,5 m;
- largura: entre 75 cm e 1 m;
- Iluminação: sol brilhante ou sombra parcial;
- resistência ao gelo: até -30 ° C;
- tipo de solo: ligeiramente ácido;
- Projetado para: pátios e jardins de tamanho reduzido.
Vídeo: Hortênsia de panículas Mejkal Starlight
Resistência do inverno
A divisão do mapa geográfico em zonas climáticas foi desenvolvida com o objetivo de fornecer ao jardineiro um guia para o clima em que certas culturas podem ser cultivadas. O indicador de temperatura indica qual será a temperatura mínima que a planta pode suportar.
A variedade Magic Starlight suporta temperaturas de até -30 ° C, respectivamente, pode ser cultivada na 4ª zona de resistência do inverno (de -34,4 a -28,9 ° C). Isso inclui os territórios da região de Leningrado, pedra-pomes, Kazan, Bascortostão, Ufa, Chelyabinsk, Carélia, região de Moscou, Saransk, Cheboksary, território de Primorsky, Tartaristão, região de Kamchatka, Volgogrado, Orsk.Você sabe Acredita-se que a hortênsia tenha se espalhado pelo mundo a partir das ilhas japonesas. Ainda existe a maior diversidade de espécies. Mas os restos mais antigos encontrados na América do Norte — lá a planta cresceu cerca de 40–65 milhões de anos atrás.
Características do plantio e cuidados
O plantio de hortênsias está planejado para a primavera, depois que a neve derreter e o ar se aquecer até + 10 ° C. Os brotos delicados da primavera não toleram a geada do solo; portanto, plante arbustos depois de terminados.
O plantio de outono pode ser realizado em regiões com invernos amenos e temperaturas do ar que não caem abaixo de -10 ° C por um longo tempo. Os arbustos criam raízes bem se não precisam manter a vegetação da copa, mas tudo isso acontece antes do início da geada.
Seleção e preparação do local
Para hortênsia, uma área ensolarada ou parcialmente sombreada é selecionada. É preferível que o sol brilhe lá antes do jantar e depois disso apareça uma sombra das árvores mais próximas. O solo deve ser rico em nutrientes. Misturas de areia arenosa serão mais adequadas. Eles mantêm bem as substâncias minerais, aquecem facilmente e permitem a passagem do ar e secam lentamente.
O solo da mais alta qualidade é considerado chernozem. Mas mesmo se esgotar se certas culturas crescerem constantemente no local, portanto, ao plantar o solo, é enriquecido pela adição de composto, húmus, turfa ou outra matéria orgânica.
Em áreas arenosas, as plantas não terão umidade e terão que ser regadas com mais frequência. Mas você pode fazer parte da argila ao plantar, a fim de reduzir a taxa de perda de umidade. O mesmo se aplica aos solos argilosos. Eles são muito densos e retêm água, contribuindo para o aparecimento de podridão, portanto esse solo é diluído com areia para dar folga.
O cultivo bem-sucedido de hortênsias requer um solo levemente ácido. Durante o processo de crescimento, as plantas extraem nutrientes do solo e isso o torna ácido. E se para outras culturas é necessário diminuir o nível de acidez, a hortênsia não é necessária. Ela vai se sentir bem em um site como esse.Você sabe É possível determinar se a acidez do solo está correta pelo aparecimento de flores de hortênsia. Quanto mais correto o nível de acidez, mais brilhantes são as tonalidades de suas cores.
Também preste atenção ao tamanho da trama. Para organizar a troca de ar correta, deve haver pelo menos 0,5 m de espaço livre entre a bucha e outro objeto. As hortênsias não toleram fortes rajadas de vento frio do inverno. Eles precisam ser plantados para que, entre os arbustos e a corrente de ar frio, haja um obstáculo, por exemplo, coníferas mais poderosas ou um edifício.
Regras de desembarque
Para plantar no local, uma muda é comprada em um viveiro. Como regra, arbustos com idades entre 2 e 4 anos estão à venda. Antes de plantar a planta no local, remova-a do recipiente e inspecione cuidadosamente as raízes. Remova os danificados. Alguns jardineiros recomendam encurtar o sistema radicular em 2 cm para estimular a formação radicular. Em seguida, as raízes são embebidas em “Kornevin” ou outro estimulador de crescimento pelo tempo recomendado nas instruções.
O desembarque é realizado da seguinte forma:
- Cavar um site, removendo ervas daninhas raízes e pedras.
- Se houver tempo, você pode cobrir o solo com um filme. O sol aquecerá o solo a uma temperatura de + 60 ° C. Nesse caso, as ervas daninhas e as pragas que poderiam passar o inverno morrerão.
- Eles cavam um buraco de plantio com tamanho de 0,5 x 0,5 x 0,5 m, que deve ser 2 vezes o diâmetro do sistema radicular da planta.
- No fundo, coloque uma camada de drenagem de seixos, cascalho, pequenas pedras. Espessura da camada - 20 cm.
- O solo removido do poço é misturado com composto (2 baldes por 1 poço) ou outros fertilizantes orgânicos - turfa, húmus, agulhas. Se necessário, adicione areia para folga.
- Coloque parte do substrato preparado na camada de drenagem.
- Uma muda é montada e o solo é polvilhado para que o colo da raiz fique no mesmo nível em que cresceu no recipiente.
- A terra pode ser derramada com água com um estimulador de crescimento, no qual as mudas foram embebidas. Em seguida, adicione outros 1-2 baldes de água.
Para evitar a compactação do solo e a rápida evaporação da umidade, a zona da raiz é coberta com uma camada de cobertura morta. Sua espessura é de até 6 cm e a composição pode incluir palha picada, casca picada, agulhas, cascas de sementes, espigas de milho e outros materiais orgânicos.
No futuro, o mato precisará de aplicação regular de fertilizantes, rega e prevenção de doenças. Também serão adicionados vários eventos sazonais: colheita de folhas no outono, remoção de galhos quebrados e secos no final do inverno, etc.
Você sabe Hydrangea macrophylla (Hydrangea macrophylla) pode alterar a tonalidade das flores, dependendo do nível de acidez do solo. Em solo ácido, são azuis e alcalinos. — rosa.
Rega e alimentação
Arbusto precisa de rega regular. Até o nome em latim - Hydrangea - significa "um vaso com água". Traga 1 balde de água sob cada muda a cada 3 dias e regue uma planta adulta com a base de que o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 30 cm.
Se a zona do tronco próximo não estiver coberta com cobertura morta, depois da irrigação, o solo será afrouxado para remover ervas daninhas e fornecer acesso de oxigênio às camadas inferiores do solo. Sem isso, as raízes vão "sufocar" e doer.
Quanto à alimentação, as hortênsias precisam de nitrogênio, potássio e fósforo, como outras plantas. Eles podem ser representados por um fertilizante separado ou fazer parte de compostos complexos. Por exemplo, a uréia e o nitrato de amônio são fontes de nitrogênio, o superfosfato é uma fonte de fósforo e o Agricola Aqua for Hydrangea é uma mistura complexa, além das principais, existem minerais quelatados adicionais (magnésio, ferro) e humatos.
Em diferentes períodos de desenvolvimento, o arbusto precisará de compostos diferentes. Assim, na primavera, sua tarefa será criar órgãos vegetativos - brotos e folhas. Isso requer nitrogênio. Então ele precisará formar botões e flores, para os quais fertilizantes complexos serão úteis.
Importante! Produtos orgânicos na forma de estrume apodrecido, húmus ou outras substâncias podem ser aplicados uma vez por ano: na primavera ou no outono. Se introduzido no período do outono, na primavera você pode se limitar à introdução de fósforo e potássio, excluindo o nitrogênio.
E no outono, você precisa dar aos arbustos a oportunidade de se preparar para o inverno e colocar os botões da próxima temporada. Portanto, a planta precisa ser alimentada pelo menos 3 vezes. Máximo - até 10 vezes por estação. Se você levar em conta as recomendações dos fabricantes de formulações complexas - precisará aplicar fertilizante a cada 2 semanas.
Calendário mínimo de alimentação:
Mês | Finalidade | Composição de cobertura |
Início de abril (abertura dos rins) | Obtendo os nutrientes necessários para iniciar a estação de crescimento | Solução a 5% de uréia ou nitrato de amônio. Você também pode produzir chorume podre de chorume à taxa de 500 g de substância por 2 litros de água e água 1 arbusto |
Maio | Manter a imunidade e a saúde do mato | Ácido bórico (0,01%) e sulfato de manganês (0,5%) |
Junho-julho (início da floração) | Garantir uma floração exuberante | Dissolver o sulfato de potássio e o superfosfato (50–70 g cada) em 10 l de água e regar o mato |
Agosto-setembro | Protegendo os marcadores de rim da próxima temporada | Repita a aplicação de sulfato de potássio e superfosfato. Pode ser substituído por cobertura com fertilizante complexo |
Preste atenção à qualidade do aplicativo. Portanto, os fabricantes de fertilizantes recomendam a fertilização com rega simultânea. Isso ajudará a distribuir uniformemente a substância no solo e a absorver as raízes mais rapidamente.
Vídeo: Quando e como fertilizar a hortênsia
Poda
A hortênsia de poda consiste em várias etapas. No outono, todos os pedúnculos desbotados são podados. Eles estão completamente secos neste momento. Não há regras especiais para o corte. Mas antes de trabalhar, limpe as arestas de corte da ferramenta com álcool para não transferir fitopatógenos de uma planta para outra.
Então, no final do inverno, você precisa inspecionar o mato e remover galhos secos ou que se partiram sob o peso da neve. Esta guarnição é chamada sanitária. Você pode remover brotos fracos ao mesmo tempo.
Além disso, os arbustos requerem rejuvenescimento. Após 5 anos, a força do rebento se esgota e as flores ficam menores. Para manter constantemente o arbusto florescendo abundantemente, é necessário remover galhos antigos a cada 3 anos, cortando-os na base. Eles podem ser distinguidos por casca esfoliante cinza.
Alguns jardineiros também cortam arbustos, tentando dar-lhes uma certa forma - hemisférios, ovos, etc. Isso permite delinear com precisão o que precisa ser aparado. Após o procedimento, não se esqueça de alimentar a planta com fertilizantes complexos para reduzir o estresse e passar uma boa rega no mato.Preparações de inverno
Além da baixa temperatura no inverno, outros fatores devem ser levados em consideração, por exemplo, a presença de cobertura de neve. Nas regiões em que a neve cai, ele atua como isolante e protege as raízes dos danos causados pelo gelo. Onde o inverno é sem neve, você precisa cobrir a zona das raízes com uma espessa camada de cobertura morta.
Importante! Folhas e flores de hortênsia são tóxicas para animais de estimação. Eles podem causar envenenamento e até morte.
Ela substituirá a cobertura de neve. Alguns jardineiros também instalam cercas em volta dos arbustos e as enchem de folhas caídas. Dessa forma, os botões de flores são protegidos contra danos causados pelo gelo se o degelo mudar drasticamente para geada.
1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar a hortênsia. Não se pode dizer que alguns deles sejam mais corretos ou eficazes. Cada jardineiro escolhe o que mais gosta.
A hortênsia pode ser propagada:
- por sementes;
- dividindo o mato;
- estratificação;
- estacas.
Então, se as cápsulas se formarem, elas são coletadas, secas e as sementes obtidas são semeadas no solo com areia e turfa. Regado, coberto com um filme. Depois de algum tempo, as sementes germinam. Você terá que cuidar das mudas por 2 anos, até que as plantas atinjam uma altura de 30 a 40 cm. Depois disso, elas poderão ser transplantadas para o local permanente.
Os arbustos grandes e cobertos de vegetação são divididos. Eles fazem isso na primavera, depois que a neve derrete e antes que os botões se abram. O sistema radicular fibroso e um grande número de brotações permitem dividir o sistema radicular em várias partes, deixando em cada uma delas um número igual de brotações. Mas, dessa maneira, não é aconselhável dividir hortênsias semelhantes a árvores e panículas.
Um leigo é chamado de fuga, que foi anexada ao chão com um suporte e coberta com solo por cima. Cada um dos seus entrenós pode produzir raízes. Em seguida, novos brotos aparecerão nos rins. Eles continuam a ser cultivados durante toda a estação e desconectados no ano seguinte, plantando em um local permanente de crescimento.As estacas são realizadas em junho. Para fazer isso, corte um broto jovem. É fácil distinguir do antigo por uma crosta mais verde. As estacas devem ser divididas em partes de até 15 cm e as folhas são removidas da parte inferior, deixando apenas o par superior.
As estacas preparadas são umedecidas em um promotor de crescimento e depois plantadas em um substrato preparado a partir de turfa e areia. Plantar mudas em um local permanente só é possível na próxima primavera.Importante! Mudas de algumas variedades de hortênsias podem ser colocadas na água e esperar que as raízes apareçam e depois plantadas no solo.
Uso em paisagismo
A combinação de várias plantas no paisagismo, em primeiro lugar, deve implicar uma idéia ou plano.
Funcionalmente, o papel da hortênsia implica a escolha de uma das várias opções:
- arbusto único (solo);
- composição (tipo um pouco diferente de arbustos);
- aterrissagem linear do grupo (hedge).
Um arbusto brilhante pode ser uma planta acentuada, depois colheitas de cobertura do solo, bolbos de primavera, samambaias são cultivadas nas proximidades. Também pode fazer parte de um grupo de arbustos. Por exemplo, com sua ajuda, forma uma cerca viva ou um complexo arranjo de flores. Um arbusto grande e com folhas grandes, localizado em um grande espaço livre ou em um recipiente no terraço, pode ser iluminado por LEDs e criar a sensação de uma clareira de fadas à noite.Importante! Ao selecionar plantas para a composição, lembre-se de que todas elas devem ter os mesmos requisitos para condições de solo, rega e iluminação. Um deles não deve ser um consumidor mais agressivo e deixar o resto com alimentos de acordo com o princípio residual. Então o canteiro de flores terá uma aparência abatida e arrumada.
A textura da cobertura da grama com a hortênsia no meio é considerada visualmente muito atraente. Também pode se tornar um pano de fundo para outras culturas, ou vice-versa. Assim, um grande número de coníferas é perfeitamente diluído com pontos brilhantes de arbustos floridos de hortênsia.
Doenças e Pragas
Doenças e pragas raramente incomodam a hortênsia. Mas alguns insetos e doenças podem causar sérios danos à aparência. Isso é ruim, especialmente quando se trata de arbustos cultivados para corte, portanto o jardineiro precisa observar a ocorrência de problemas com o tempo e eliminá-los antes que causem danos maciços.
As principais doenças:
- Podridão-cinzenta (botrite) É uma doença fúngica.Seu sintoma é pequeno, úmido, manchas cinza nas folhas que crescem rapidamente, o que torna a folha marrom e morre. A doença é perigosa para os botões das flores. Seu desenvolvimento é facilitado pelo clima frio e úmido, no qual os esporos são transportados pelo vento e pela água.
- Mancha de folhas - causada por diferentes fungos. Os pontos também podem diferir na cor e na taxa de crescimento. Portanto, o fungo mais comum é o Cercospora. Aparece como manchas vermelhas com bordas marrom-avermelhadas.
- Crescimento em pó - uma doença fúngica na qual um revestimento esbranquiçado em pó aparece nas folhas.
Importante! Os fungicidas recomendam a alternância. Por exemplo, durante o tratamento, a primeira pulverização é realizada com um medicamento e o segundo — para os outros. Isto é devido ao fato de que os fungos desenvolvem imunidade e se tornam imunes à pulverização.
Mas nem todas as doenças aparecem devido à ingestão acidental de fungos. Umidade excessiva é a principal causa de podridão.
Mais comum que outros:
- Podridão da raiz - manifesta-se como uma brotação murcha. Se você remover o arbusto, poderá descobrir que as raízes escureceram e ficaram macias. Eles devem ser removidos, o sistema radicular é tratado por imersão em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio e, em seguida, em um estimulador de crescimento. Durante esse período, eles estão preparando um novo local de plantio, eles definitivamente criarão uma boa drenagem e normalizarão a rega.
- Podridão branca - afeta as raízes da planta, elas começam a apodrecer e, em seguida, o fungo se eleva e aparece como um revestimento branco, semelhante ao algodão.
Quanto às pragas, sua aparência no jardim não pode ser evitada, mas a população pode ser reduzida sem criar condições adequadas para o crescimento e a nutrição. Os insetos que infectam a hortênsia pertencem ao grupo dos polifágicos, ou seja, infectam a maioria das culturas de jardins.
Importante! Os inseticidas são sempre eficazes, mas não podem ser usados durante a floração, como hortênsia — planta de mel atraindo abelhas. Como resultado da ação do inseticida, os insetos morrerão.
As principais pragas:
- Pulgões - pequenos insetos, em grande número se instalando no topo de brotos e folhas jovens. Alimentam-se da seiva da planta e danificam as células da planta no estágio de sua formação. Quando essa folha cresce, inevitavelmente se deforma, enrola, fica amarela e cai. Os pulgões também são perigosos, pois secretam uma placa de cobre na qual se depositam os fungos. Suas disputas estão constantemente no ar e são ativadas ao criar condições favoráveis ao desenvolvimento. O fungo não infecta diretamente a planta, mas seus esporos impedem o processo de fotossíntese, razão pela qual as folhas também podem morrer.
- Gorgulho da uva preta - fere as raízes. Então, quando suas larvas crescem, elas comem latidos e brotos. Para combater o gorgulho, pulverize arbustos com a droga "Fufanon-Nova" imediatamente antes da floração.
- Folheto - também é uma praga ativa de hortaliças. Pequenas mariposas marrons e esbranquiçadas põem ovos nas pontas dos galhos. Deles aparecem lagartas que se alimentam da parte superior das folhas. Quando chega a hora da pupação, eles dobram um prato de folhas em um tubo, dentro do qual você pode encontrar uma lagarta em um casulo de teias de aranha. O controle de pragas é realizado de várias maneiras: as lagartas são coletadas manualmente, cintos de captura e armadilhas de feromônios são instalados para evitar que as borboletas botem ovos, e os pássaros também são atraídos para o jardim para comer lagartas com prazer.
- Besouro japonês - também se torna um problema sério para o jardineiro. Este é um inseto grande com elytra verde-cobre. A largura do besouro é de 6 mm, o comprimento é de 12 mm. Eles deixam seus abrigos de manhã cedo e se alimentam de folhas, deixando grandes buracos neles. Os agricultores agitam os insetos em um balde de água com sabão ou tratam arbustos com Metabrom-RFO (gás).
- Ácaro aranha - uma praga que se alimenta de folhas. É mais ativo em clima quente e seco. Como os pulgões, suga o suco, deixando muitas pequenas perfurações nas folhas que descolorem nas bordas. Para o tratamento de arbustos, a maioria dos inseticidas de amplo espectro é adequada (Actelik, Aktara, etc.).
- Cockchafer (Khrushchev) - come folhas e suas larvas danificam as raízes de mudas jovens. Um inseto adulto é um besouro oval de até 29 mm de comprimento e até 14 mm de largura. Sua cor depende das espécies, mas a principal é marrom, brilhante. Para controlar o inseto, é utilizado o tratamento das folhas com compostos organofosforados. São venenos envenenadores de nervos que causam paralisia e morte do inseto.
É fácil cultivar hortênsias. Eles crescem bem na maioria dos tipos de solo em climas temperados, incluindo a variedade Magic Starlight que estamos considerando. Para obter arbustos com flores luxuriantes, basta seguir as regras mais simples para plantar e cuidar do arbusto. E então você pode apreciar a hortênsia de flores brancas como a neve quase todo o verão.