O interesse no cultivo orgânico desta cultura é devido à sua maior lucratividade. O preço do lúpulo orgânico é uma vez e meia ou duas vezes superior ao preço do lúpulo cultivado de acordo com a tecnologia agrícola tradicional, e isso ocorre com quase o mesmo rendimento.
No entanto, o cultivo de lúpulo orgânico na Ucrânia é limitado por vários problemas legais, financeiros e econômicos.
Antes de tudo, é a falta de fazendas que estão integradas na produção de produtos orgânicos. Há também problemas de proteção biológica do lúpulo, deficiência de "húmus orgânico", nitrogênio, fósforo e potássio natural.
No entanto, o principal problema é a falta de tecnologia de cultivo que seria adaptada ao solo local e às condições climáticas.
Tendo estudado a situação atual em detalhes, especialistas do Instituto de Agricultura da Polônia da NAAS começaram a pesquisar as características do processo tecnológico do cultivo de lúpulo orgânico. Como colheita lateral, nas matrizes de lúpulo, foram plantadas rabanetes de óleo, tremoço e aveia. Os fertilizantes verdes são uma fonte acessível e constantemente renovável de matéria orgânica. Segundo pesquisas científicas, a introdução de 20 a 30 toneladas por hectare de massa verde de adubo verde proporciona um efeito equivalente à aplicação da mesma quantidade de húmus. Mas, ao mesmo tempo, o custo do cultivo de adubo verde é 2,5 vezes menor.