O Ministério da Economia da Grécia respondeu a relatos de um aumento de 10 a 15% no preço de varejo do souvlaki, um popular produto instantâneo grego.
Consiste em pequenos espetinhos em espetos de madeira, bem como carne de porco grelhada embrulhada em pão pita, afirmando que, no momento, o aumento dos preços da carne suína não excedeu 1 a 2%, mas ainda assim o preço de varejo pode aumentar devido à falta de carne. China.
Na semana passada, profissionais do mercado disseram que a oferta tradicional de carne de porco para churrasco ou kebab de doner em pão pita subiria para 3 euros, mas o Ministério da Economia disse que era muito cedo “para tirar conclusões finais sobre se existe uma tendência crescente internacionalmente. Os preços da carne de porco afetarão os preços ao consumidor, mas as estatísticas de preços no varejo ainda não mostram um alto grau de correlação. ”De acordo com um relatório do Rabobank International, empresa holandesa de bancos e finanças, a febre suína na China este ano pode reduzir a produção de carne suína em 30% no país mais populoso do mundo.
“Os produtores de carne de todo o mundo vendem mais carne suína para a China para cobrir as perdas da peste suína. Consequentemente, os preços nos EUA e na Europa estão subindo, e é provável que essa tendência continue, já que a doença se espalha rapidamente por toda a China, o maior produtor e consumidor de carne suína do mundo ”, reconheceu o Ministério da Economia da Grécia.